sexta-feira, junho 25, 2004

EURO - Fase de grupos

Grupo A

Portugal 1-2 Grécia
Que nervos, Portugal coube-lhe abrir o europeu enfrentando a Grécia e não fez da melhor maneira. Que nervos, aquele passe. Que calma naquele Rui Jorge. Que nervos!!! Que nervos, um golão do C. Ronaldo no fim do jogo.

Espanha 1-0 Rússia
Tanto segredo russo para vermos que o tiro lhe saiu pela culatra. A Espanha praticou um futebol organizado na defesa e sem regalar a vista, mas aproveitou as fragilidades da defesa de Ovchinikov e avançou para a vitória.

Grécia 1-1 Espanha
O mundo ficou espantado com os 3 pts. ganhos pela Grécia frente a Portugal, mais ficou com o empate arrancado a “nuestros hermanos” em puro veneno. A confirmação da equipe revelação.

Rússia 0-2 Portugal
A velha Catedral não morreu. Está viva, tão viva que continua a ser a alegria de milhares de portugueses. Um jogo normalmente bem jogado, a fazer-mos tudo aquilo que devíamos, a nova geração num novo estádio. Linhas nada afastadas, geométrico, e um futebol lusitano em apoio e Portugal começa a abrir o livro.

Rússia 2-1 Grécia
O orgulho das estepes russas era algo que toda a península ibérica esperava e os próprios aclamavam. Logo aos 2 min. passaram das palavras aos actos e não abrandaram até aos 30 da 1ª parte. Num lance atípico e capital, a Grécia reduz à beira do intervalo (mais veneno) e volta a ficar apurada para os 1/4 de final.
Na 2ª algum pau, sorte grega, e os russos perdem oportunidades de fazer o 3-1.

Espanha 0-1 Portugal
A “Fiesta” do bigode!
O começo foi um prelúdio da guerra de imprensa castelhana, chapas sem acerto e algumas gralhas de conteúdo. Quando o jogo acentou foi Portugal que tratou melhor a bola com puto Ronaldo a ser brilhante. R.Carvalho, Deco, Costinha, Maniche, N. Valente e Miguel aspas idem. Nuno Gomes decisivo a mandar os espanhóis para o apuramento do Mundial da China.


Grupo B

Suíça 0-0 Croácia
A Suíça até que esperneou mas o futebol é mais que isso. Depois da Croácia ter-lhes aplicado o sonorífero, só mexeram os olhinhos. Da minha parte nem isso. Hãm, já acabou?

França 2-1 Inglaterra
God shave the queen!! Num ritmo impróprio para cardíacos, os “bifes” até começaram bem e marcaram, mas a sorte acompanhou os “Le Bleu” na Luz (não é a cidade) e a acabar, Zidane abre o livro e provoca o caos e a seca de barris.

Inglaterra 3-0 Suíça
A malta do queijo até que foi perigosa mas contrariada pelo meio-campo de ferro ??? God shave the queen, with a “MAC3” machine!!! Depois do penalty arrancado por Rooney aos “françois” confirma ser um nome a ter em conta para o futuro, marcando 2 golos.

Croácia 2-2 França
Tudor 2, resto da Croácia 2. O 1º foi de Tudor numa jogada azarada do defesa croata num livre (um centro) de Zidane e nessa jogada a Croácia desperta marcando 2 golos. Como Tudor não estava contente, faz um passe à P.Ferreira (aprendido com o Secretário) a Trezeguet, que ele agradeceu.

Croácia 2-4 Inglaterra
Que jogo! A Croácia que até mostrou porque está(va) no euro, marcou rápido mas entrou na circulação de bola básica. Os “Bifes” foram agressivos com uma pressão imediata, devido ao golo sofrido, que aturdua com 3 panquecas os Croatas. Mesmo assim a Croácia reduz para 3-2 mas logo é de novo ampliado para a diferença de 2 a superioridade Inglesa.

Suíça 1-3 França
Tanto remate falhado da França, em especial do Henry. Zidane mostra o caminho para a vitória de careca, não, de cabeça num canto. Em jogada de contra-ataque a Suíça empata. Henry leva a vantagem do 2-1 e aquece os motores, já com o turbo ligado arranca e pára...no 3-1.


Grupo C

Dinamarca 0-0 Itália
Ataque massivo às balizas.Os guarda redes brilharam, a Dinamarca massacra e a Itália fica e lida com os restos do jogo. Atenção a estes nórdicos, eles “serem” grandes mas nada toscos e atacam que se fartam!

Suécia 5-0 Bulgária
Bang! Bang! Bang! Bang! Bang! Que massacre Sueco com sabor a espetáculo. Larson tem muito para dar ao futebol e esta foi mais uma obra. Bendito abaixo-assinado. Em Bulgaro, abaixo-assassinado.

Bulgária 0-2 Dinamarca
Sentido único. Só os dinamarqueses procuraram o golo, e conseguiram-no por duas ocasiões. Os búlgaros, esses, ainda não conseguiram provar o porquê de estar no Euro. Em contrapartida, as búlgaras já cá deviam estar há mais tempo...há alguma hipótese de troca?

Itália 1-1 Suécia
“Cattannagio à la Trapattoni” mesmo depois de estarem a ganhar, só tiveram o final que mereceram. Com aquele golão do Ibraimovich, a Suécia fez história... e a Itália também.

Itália 2-1 Bulgária
Olá Itália, ainda bem que vieram. Como é estranho o futebol moderno, não? Uma epuipa de pôr em sentido qualquer um, de tantos jogadores de 1ª água e mesmo não perdendo....Arriverderci Itália.

Dinamarca 2-2 Suécia
Marca tu.
Não, não, marca tu.
Oh faça favor, por quem é?
Pela Suécia, e tu?
Dinamarca, vizinho. Vai uma cerveja?
O médico prescreveu-me duas. Não se importa, não?
Oh amigo, por quem é?
Dejavú?


Grupo D

Rep. Checa 2-1 Letónia
Foi uma agradável surpresa ver a Letónia começar a partida ao ataque, e marcar um golo. Mas o melhor estava na reviravolta checa.

Alemanha 1-1 Holanda
Previa-se uma equipa fria, letal e disciplinada da Alemanha até começou a corresponder abrindo o marcador. Mas a laranja pouco afinada mas mesmo assim mecanica repoz a igualdade que justificou até ao fim do encontro.

Letónia 0-0 Alemanha
Poderiamos dizer que não foi um grande jogo e não estavamos a errar por muito, mas quem errou mais neste jogo foi o arbitro ao não apontar para a marca de penalidade a favor da Letónia.

Holanda 2-3 Rep. Checa
Melhor jogo? Sem dúvida! A fazer lembrar o Inglaterra-Portugal da edíção passada. Os checos devem estar com uma enorme alegria.

Holanda 3-0 Letónia
Um, dois, três e só não foi mais porque o balizas Kolinko foi o melhor em campo. A Letónia mais uma vez conseguiu fazer réplica ao jogo holandês.

Alemanha 1-2 Rep. Checa
Um jogão! Jogo aberto, espectáculo, e uma viragem de resultado (de 1-0 para 1-2),só ao alcance dos melhores. Mais um dos hinos deste europeu ao estilo do Inglaterra-Portugal em 2000. Atenção a esta República checa, joga «pra caramba»!
Se todos os jogos fossem assim...