quinta-feira, janeiro 06, 2005

Melhores de 2004


Guarda redes – Vitor Baía
Baía, embora não goste muito da postura na baliza que lhe vale de tempos a tempo um golo de “chapéu”, é o jogador com mais titúlos no mundo. Incontornavel.



Lateral Direito – Miguel
Um puro-sangue na entrega ao jogo. Poucos são capazes de dizer que não deu tudo o que tinha dentro de campo. Rápido, duro e com uma melhor adaptação a um lugar que não é o de origem.



Central – Racardo Carvalho
Dá gosto ver este “puto” de 24 anos a jogar sempre limpo, muito bem colocado e com uma excelente complexão fisica. Um luxo de jogador.



Lateral Esquerdo – Paíto
O Sporting não o tem usado muito mas é um jogador que devia jogar sempre. Defensivamente tem que trabalhar mais, no ataque é excelente a centrar e apoiar o ala.



Médio Defensivo – Maniche
Palavras para quê. Um motor elástico em que o termo Box-to-Box serve na perfeição. Assinou o melhor golo do Euro e tem lugar em qualquer equipa no mundo. Mais um luxo.



Ala Direito – Cristiano Ronaldo
Com ele o futuro sem Figo nem parece mal. Desconcertante ou até diabólico na finta, tem amadurecido muito a jogar na liga inglesa. Cada vez mais directo, objectivo e com uma maneira de cruzar bolas para a aréa que são 1/2 golo. A revelação do Euro2004.



Ala Esquerdo – Simão
Goleador, rei das assistências ou líder da equipa, rotulos que tem tido o nosso pequeno grande jogador. Pouco se tem afirmado na selecção, mas também quem não se lembra da assistência para o Postiga no Portugal – Inglaterra que empatou o jogo mesmo ao cair do pano. Grandes momentos em 2004 e o seu primeiro titulo como profissional.



Médio Ofensivo – Deco
Os adeptos do Porto chamam-lhe mágico, embora não esteja longe da verdade a sua principal caracteristica é ser o uníco 10 que defende com uma garra enorme. É um dos nomes que atirou para a ribalta a tactica de pressão-alta. Luxo.



Avançado – Benni McCarthy
É impressionante a sua capacidade de remate e fisica. Foi o goleador da época 03/04 e teve momentos fantásticos como o bisar frente ao Manchester para a Champions League. Um atacante objectivo, como eu gosto.



Treinador – José Mourinho
A arrogância choca deste senhor choca quase todos e os seus metodos para a sua gestão profissional deixam a desejar na cordealidade. Mas Mourinho fez uma coisa que apaga tudo o que tem de mau, fez evoluir o futebol mundial.



Jogador Revelação – Manuel Fernandes
Raça enorme, sentido tactico, transpositor da defesa para o ataque rápido e apenas 18 anos faz dele a maior promessa do campeonato nacional. Todos já fizeram elogios e se continuar a jogar como tem jogado, muitos mais irá receber. Eu não me farto de escrever bem.



Equipa – FC Porto
Por ter sido um grémio de talentos em todos os sectores, ter ganho 4 em 6 titulos disputados (Super Taça de Portugal, Campeonato Nacional, Liga dos campeões e taça Intercontinental) e tendo apresentado uma boa saúde financeira, o FCP é a equipa do ano de 2004.