domingo, janeiro 21, 2007

Crónica Taça Portugal - "Paixões Proibidas" de Angola!

A limitação no ataque do Benfica causou-me alguma apreensão e, em virtude de acompanhar fielmente a equipa da União de Leiria em todas as jornadas, era claro para mim que este jogo iria ser de elevado grau de dificuldade… talvez o mais difícil de todos os já disputados na Luz, em competições internas! Apesar de limitada nas laterais da defesa – mas até que o meu primo, em 5º ou 6º grau, Laranjeiro, fez um grande jogo –, há dois centrais de boa categoria, dois alas estupendos – Sougou é genial, e apesar de gostar mais de Touré, Ivanildo jogou bastante bem –, e um dos melhores médios da Liga que joga com o #11… Harison, de quem sou grande fã, e que fez uma exibição portentosa.
Domingos tem feito um bom trabalho em Leiria, apesar de ser algo preso quando há que alterar qualquer coisa durante a partida. Penso que ainda lhe falta maturidade na forma como aborda o jogo e, principalmente nas Conferências de Imprensa, revela uma lamentável Ulisses Moraisite de grau tão agudo como o espécimen de onde a doença é originária. É pena, porque não gosto que a União esteja associada a estas “vassalagens a padrinhos”!

O Benfica fez uma partida sofrível onde deu para ver que este 4-3-3, que sempre foi mais 4-5-1, não resulta de forma aceitável. Não gosto, particularmente, do losango que estava em vigor mas a táctica de hoje confirma um Nuno Gomes muito sozinho, que não consegue criar oportunidades de golo. Das duas uma, ou se adquire um avançado mais virtuoso e possante que consiga aguentar com 2 centrais, ou então há que manter dois avançados como no tempo de Camacho – um trinco, um box-to-box e dois alas no meio campo. É verdade que há mérito na União de Leiria nessa inconsistência – também há responsabilidades na desastrosa prestação de Manú – mas um ataque tão improdutivo, em mais de 60 minutos, não ganha jogos. Parece-me que há um grave problema para Fernando Santos resolver… e rapidamente!

Nestes confrontos não costumo estar dividido porque o meu benfiquismo vem sempre ao de cima, e confesso que tremi bastante quando a União se adiantou no marcador. Tal como no ano do título, Mantorras voltou a ser o herói quando lhe são dadas oportunidades – lembram-se do Benfica 1-1 União Leiria de 2004/05?
Já digo há muito tempo, para deixarem jogar o Mantorras! Para além de espevitar o ataque, o angolano ainda se consegue mostrar decisivo e marca os golos que aqueles que vão passando pelo clube, e saem pela porta pequena, não conseguem. Grande Pedro, que fiques no Benfica até ao fim da carreira!

Para além de Mantorras, que pelo golo da vitória é claramente o homem do jogo, destaco Simão… que nunca joga mal! O capitão está nos dois golos e em mais 3 ou 4 lances de golo eminente, ajudou muito a defender – tem alguns cortes brilhantes –, e foi sempre o maior responsável por adiantar o Benfica no campo. Neste momento é insubstituível e seria um desastre lesionar-se ou ser transferido!
Petit, Luisão e Léo mantiveram a bitola e assumiram, como sempre, o núcleo duro da equipa, sendo fundamentais na vitória. O #6 talvez tenha sido o melhor dos 3, com espectacular preponderância nas dobras a Nélson e Anderson, e na iniciação do ataque.
Gostei bastante de Nuno Gomes hoje, fez uma bela partida apesar de muito sozinho. Achei muito importante a forma como foi rápido a soltar a bola, das poucas vezes em que lhe tocou. Fica na dúvida se foi ele a marcar o 1º golo, nas imagens televisivas dá a sensação que ainda dá um toque de cabeça mas como o golo foi creditado a Simão…

Quanto aos piores, continuam as prestações defensivas cataclísmicas de Nélson – a abébia no golo leiriense é anedótica, porque Harison tem mais ou menos a mesma altura e conseguiu cabecear primeiro e à vontade – valendo que no ataque deixa sempre notas positivas, e Manú confirma que só joga bem fora de casa, em virtude de ainda não saber actuar em ataque continuado e disparatar posses de bola quando tem de partir para cima de uma defesa compacta. Vi, hoje, o pior jogo de Rui Costa desde que sigo futebol. Não sei se continua limitado fisicamente – dizia Nandinho que ele não podia, nunca, jogar 90 minutos e hoje saiu aos 88… devem ser aqueles 2 minutos que faltaram que fazem a diferença – mas hoje saiu quase tudo mal, principalmente no capítulo do passe. Tem uma jogada espectacular colado à linha final mas Fernando defendeu em grande. Fiquei bastante desiludido com o maestro, espero que melhore porque a imensa classe que possui tem de ser mostrada!

Confirmando a sequência dos últimos jogos, mais um árbitro arguido do Apito Dourado a apitar um jogo do Benfica – aguardem novidades no processo na próxima semana. E logo um daqueles que gosta de dar nas vistas… e que consegue quase sempre! Aqueles que já vêm com “acusações azuladas” esquecem-se disto, da vergonha que foi isto ou do 2º golo deste jogo.
Ao contrário do que diz Domingos Paciência, devo dizer que Lucílio Baptista não teve influência decisiva no resultado, mesmo se o Benfica perdesse ou empatasse. Mesmo assim, mostra dois amarelos ridículos a Luisão e a Sougou quando o mesmo Sougou e Anderson, respectivamente, tropeçam em si próprios. Parece que o senegalês queria ver se o “critério” apalhaçado era o mesmo.

A expulsão de Harison é patética e, sendo que o jogo estava resolvido e quase a terminar, ficamos a pensar qual o próximo adversário da União de Leiria… e o brasileiro é fundamental na manobra da equipa! Relembro que o duplo amarelo, o mais justificável, permite um recurso enquanto que o vermelho directo não. Ainda há dúvidas? Relembro que os cartões da Taça contam para a Liga mas o contrário já não acontece…
Inacreditável a prestação do fiscal de linha que acompanhou o ataque do Benfica no segundo tempo. Houve vários foras-de-jogo bem assinalados – o golo de Mantorras é bem anulado – mas aquele que foi assinalado a Petit, quando este ficou isolado frente a Fernando, é incrível!

Explico ainda, porque parece que alguns não entenderam, o amarelo a Ivanildo. Avisado pelo fiscal de linha que não podia estar em campo com fiozinhos “à Floribella”, ao reagir, com desafio e sem acatar a ordem, deve ser amarelado. Básico não é? Há que ter em atenção as regras, e o fiscal também lá está para as fazer cumprir. Já sabemos que o referido jogador está habituado a fazer “outras coisas” noutros clubes mas agora joga na União e tem de se sujeitar às leis.
Nos dois lances na área, onde Simão se envolve com Harison e Léo com Marcos António – um encosto de ombro e uma possível mão na bola –, não me parece haver motivo para ser assinalado penalty.

Apesar de pouco público na Luz, o apoio para a vitória foi espectacular e talvez decisivo. Até vimos uma senhora a chorar com o golo da vitória. É isto o Benfica!
Aguardo pelo importante confronto do Benfica no Restelo, no próximo jogo da Liga, e espero ver a União com a mesma força de hoje. “Ah e tal… o Porto é de outro Campeonato” não deve servir, novamente, de justificação para uma possível derrota em Leiria.

NDR: Porquê jogos na RTP – Radiotelevisão do Porto? Ao menos tenham a decência de colocar como narrador alguém que não seja um assumido fanático do FC Porto, ou não há mais ninguém sem ser o Rui Loura? Até deu para falar na vitória do Gil Vicente na Luz e na liderança do seu clube… no Campeonato Nacional! Tenham vergonha de não mostrar imparcialidade quando são pagos com o dinheiro dos contribuintes!

Parece que vou ter de explicar as regras a alguns palermas pois quem já jogou futebol federado, ou está atento às leis de jogo, não arma estes banzés. Até ao início da partida é permitido alterar a constituição da equipa que vai jogar e da que fica no banco. A azia não pode ser tão grande que subverta um princípio básico do Futebol! A lista oficial é que conta, meus amigos, e não a que é dada aos nossos queridos jornalistas desportivos.

Podem ver o resumo do jogo aqui. O autor da captura do vídeo é a bS7.

Ficha de Jogo:

5ª Eliminatória da Taça de Portugal

Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: Lucílio Baptista (Setúbal)

SL BENFICA – Quim; Nélson, Anderson, Luisão e Léo; Petit, Katsouranis e Rui Costa (Karagounis, 88 m); Manu (Mantorras, 61 m), Nuno Gomes e Simão.

UNIÃO LEIRIA – Fernando; Laranjeiro, Renato, Marcos António e Tixier; Paulo Gomes, Paulo Machado (Alhandra, 74 m), Hugo Faria (Paulo César, 87 m) e Harison; Ivanildo (Touré, 66 m) e Sougou.

Disciplina: Amarelos a Ivanildo (5 m), Petit (18 m), Fernando (33 m), Sougou (41 m), Marcos António (65 m), Luisão (70 m), Hugo Faria (77 m), Harison (79 m) e Katsouranis (89 m). Vermelho directo a Harison (87 m).

Golos: 0-1, Harison (58 m); 1-1, Simão (80 m); 2-1, Mantorras (85 m).

#Fotos: Reuters e SerBenfiquista

#adicionado a
Crónicas 06/07

#publicado em simultâneo com o Encarnados