quinta-feira, fevereiro 01, 2007

"Janeiro Quente, Diabo no Ventre!"

Findo o Mercado de Janeiro, podemos fazer a tal análise tão esperada. Poderão existir opiniões díspares da minha mas penso que há unanimidade na ideia de que este ano as movimentações foram em número muito inferior a épocas anteriores, principalmente o desastroso Janeiro de 2006! O objectivo será não comprometer, e sim aumentar, as hipóteses de conquista de títulos. Algo que correu mal em 2005/06 mas que foi bem sucedido noutros períodos.

É complicado prever o futuro dos dois reforços adquiridos recentemente. De Derlei já se disse muita coisa, algumas boas e outras menos boas. Já o conhecemos de outras paragens, o que também lhe facilitará a adaptação ao clube, mas confesso que é um sapo que vou ter de engolir. Para além da péssima folha disciplinar que se lhe conhece, o seu estado físico causa-me alguma apreensão… resta, no entanto, confiar nos vários testemunhos vindos a público que garantem que este é o mesmo jogador que se revelou fundamental, em Portugal, há 2 anos atrás. Vem para reforçar o carenciado ataque e dele espera-se que mostre mais do que aquilo que Kikin Fonseca, Marcel e Azar Karadas fizeram anteriormente. Apesar de discordar da saída do mexicano – logo agora que mostrava melhor adaptação ao país e entrosamento com os colegas –, também não será preciso Derlei mostrar muito para ser mais útil que os seus antecessores…

Agora, a entrada do desconhecido e inexperiente David Luiz é algo que ainda estou para perceber, principalmente quando foram veiculadas referências a jogadores de grande categoria como são Marco Zoro e Gladstone. As saídas de duas importantes mais-valias como o eram Alcides e, principalmente, Ricardo Rocha, causam graves problemas na equipa. Mesmo considerando inevitável a venda do #33 – pela idade, pela vontade do jogador e pelos números apresentados –, temos de ver que era um dos jogadores em melhor forma, que apontou alguns golos e que se mostrava uma das peças-chave do Benfica. Portanto, se o seu substituto Anderson não regressa à eficácia do ano passado, vai haver um deficit brutal no centro da defesa.
Não conheço este internacional sub-20 do Brasil, mas espero que consiga ser um 3º central válido, quando for chamado pelo treinador. Mas mesmo que o seja, com 3 competições em disputa, ter só três centrais para dois lugares parecem-me poucas opções… mesmo contando com o recurso de Katsouranis, em última instância.

A saída de Diego é perfeitamente irrelevante sendo que, de forma inexplicável, ainda ficaram no plantel alguns jogadores claramente excedentários. As permanências de Marco Ferreira, Beto e Moretto não acrescentam nada de positivo ao Benfica nem serão, em nenhuma circunstância, apostas de futuro… o português, então, está num autêntico período de férias!
Já ouvi muitos comentários a favor da saída de Paulo Jorge, o que discordo totalmente. É um jogador relativamente jovem, já mostrou ser importante noutra táctica e, talvez, se aquela lesão inoportuna não tem aparecido, poderia ser um dos jogadores mais utilizados.
Na minha opinião, o plantel fica deficitário na posição de lateral-direito, porque ainda não sabemos se Pedro Correia pode ser uma alternativa válida, e na posição de trinco, porque Beto nunca poderá ser uma 3ª opção consistente e João Coimbra, apesar de já ter visto alguns bons pormenores, ainda é uma dúvida.

Confesso que fiquei bastante desiludido com as movimentações do Benfica neste último mês. Para além de pouco expeditos, o investimento foi praticamente nulo – depois de entrarem nos cofres, sensivelmente, 10 milhões de euros – e as saídas, à primeira vista, não terão sido colmatadas devidamente. Uma nova onda de lesões, que esperemos não aconteça, poderá comprometer vários, se não mesmo todos, os objectivos do clube.
É esperar para ver, mas também como o treinador não faz questão de rodar a equipa…

Deixo, ainda, uma pequena homenagem a Ricardo Rocha da autoria da bS7. Um excelente profissional e um dos capitães de equipa, que teve 5 excelentes anos de águia ao peito. Da minha parte desejo-lhe muita sorte na sua aventura por Inglaterra.



NDR: Por curiosidade poderão ver as movimentações em Janeiro, de anos anteriores, com destaque para o desastre de 2006 – onde nenhuma novidade se conseguiu impor de forma indiscutível, e mesmo a saída de João Pereira se revelou um erro – e para as entradas de Fyssas e Nuno Assis, que se mostraram fundamentais nas conquistas de títulos. A “limpeza" de 2004/05 talvez tenha sido fundamental na conquista do 31º Campeonato.

Janeiro 2004 (Época 2003/04, com Camacho)
Entradas: Fyssas, Zach Thornton, Manuel Fernandes (Ascensão à Equipa Principal)
Saídas: Roger, Carlitos, André

Janeiro 2005 (Época 2004/05, com Trapattoni)
Entradas: Delibasic, Nuno Assis, André Luiz
Saídas: Argel, Amoreirinha, Yannick, Zahovic, Sokota (Relegado à Equipa B)

Janeiro 2006 (Época 2005/06, com Koeman)
Entradas: José Fonte, Laurent Robert, Moretto, Manduca, Marco Ferreira, Marcel
Saídas: Carlitos, João Pereira, João Vilela, Dos Santos, Hélio Roque

Janeiro 2007 (Época 2006/07, com Fernando Santos)
Entradas: Derlei, David Luiz
Saídas: Ricardo Rocha, Kikín Fonseca, Diego, Alcides

#Fotos: AFP-Getty Images e SerBenfiquista

#adicionado a O Céu é Encarnado

#publicado em simultâneo com o
Encarnados