domingo, outubro 21, 2007

Crónica Taça Liga - "Com Ferros Matas, com Ferros Morres..."

A primeira nota que quero focar é o facto do Vitória de Setúbal ter uma excelente equipa, a mesma que empatou em Alvalade, quando merecia a vitória, e que goleou o Sporting Braga. Mas, mesmo assim, o comportamento de muitos jogadores do Benfica, neste jogo, foi absolutamente lamentável. E pronto, lá começam as desculpas: jogam poucas vezes, não têm ritmo, estão pouco adaptados ao clube e ao país, a competição é pouco apetecível, alguns vêm de lesão, jogam em posições diferentes, etc… Tudo isto é válido, obviamente, mas não chega para justificar a pobreza da exibição colectiva e individual, pelo menos da maioria. Já sabemos que o plantel do Benfica é bastante fraco - e se o 11 titular é fraco, quanto mais o será o suplente -, mas exigia-se mais velocidade e mais discernimento. Aos 10 minutos de jogo já estava tudo estático, à espera não sei de quê!

A sina do Benfica, nos últimos anos, é ter grandes treinadores com plantéis patéticos e treinadores incompetentes com excelentes plantéis. Para mim, um plantel de qualidade será aquele que contém jogadores que possibilitem, pelo menos, a elaboração de um 11 inicial de grande categoria. Um plantel atulhado de jogadores medianos, mas sem essas estrelas apetecíveis, nunca poderá ter melhor qualidade. Será equilibrado, na mediocridade, mas com pouca qualidade. O plantel do Arrentela, cheio de jogadores ao mesmo nível, é melhor que o plantel do Milan, com grandes estrelas a titular e mediocridade no banco? Um plantel sem os jogadores que saíram a época passada, e contando com os que entraram, nunca poderá ser superior. Já nem falo "dos últimos 10 anos”! É o tal "planeamento"...

Já não contando com as patetices que Luís Filipe vai exibindo cada vez que joga, o que me assustou verdadeiramente foram as exibições catastróficas de Fábio Coentrão e Gonzalo Bergessio, principalmente do último. O miúdo é muito jovem, mas fez o pior jogo pelo Benfica. Só tem a melhorar, e vai melhorar, porque pior será difícil. Tem muito potencial mas, tal como pensa Camacho, acho que lhe faria bem ser emprestado a um clube da 1ª Liga que precise de extremos. Agora, quanto ao argentino, que vem de lesão e que custou quase 3 milhões de euros por metade do passe, nada de positivo há a dizer. Até ao momento parece-me uma versão 2.0 do Mauro Airez! Lá vem a história que trabalha muito, mas se um avançado não consegue acertar na baliza, daquela forma, não está lá a fazer nada. Técnica de remate medonha! Se é para ter um a “trabalhar muito” e que tal meter Binya na frente? Claro que temos de dar tempo ao tempo, com o já falado 1º ano de adaptação. É um caso a seguir com atenção.

Quim e Katsouranis continuam a um nível magnífico, enquanto que Di Maria e Miguelito vão desiludindo cada vez mais, à medida que vão sendo apostas. Já tinha dito que, na minha opinião, o jovem argentino ainda só poderá ser uma aposta de 2ª parte e, portanto, não vale a pena dizer muito mais. Miguelito, depois de ter sido apontado como o futuro lateral-esquerdo da Selecção A, parece que perdeu o seu “mojo”. Desaprendeu, por assim dizer. Marca mal, passa mal, centra mal e cobre mal os espaços. Enfim, depois de grande expectativa, será daquele tipo de jogador a quem a camisola pesa demasiado? Binya caminha, a passos largos, para se confirmar como uma aposta consistente. Mesmo com aquelas entradas escusadas!

Não gostei do comportamento dos centrais. Luisão está a anos-luz daquilo que vale e Zoro ainda não reencontrou a melhor forma, após aquela lesão arreliadora. Os dois tiveram lapsos incríveis, sendo o último homem. Não pode ser! Nuno Assis e Freddy Adu acabam por ser os homens do jogo. O primeiro porque fez uma exibição de encher o olho, para mim foi muito surpreendente, e o 2º porque voltou a ser decisivo no resultado. Ainda não percebi, muito bem, o que vale o americano – ainda me parece um pouco desenquadrado com a realidade da equipa e do nosso futebol – mas, como reforço, é dos que mais tem mostrado. Mantorras já não coxeia e Dabao tem de ser emprestado.

O título da crónica, como devem conseguir descobrir, está relacionado com o triste jogo da Amadora. O que é certo é que o Benfica já nem devia estar nesta competição mas, na realidade, ontem existiu novo erro grosseiro que desvirtuou o resultado do jogo e, desta vez, já não há escândalo nacional! É a tal hipocrisia, e desonestidade, latentes em muita gentinha! Vejam lá que a RTP nem consegue encontrar comentadores que saibam as Regras do Futebol. É mais que óbvio que o “Dourado” Jorge Sousa, da AF Porto – “conhecido” por uma eliminação do Benfica, ao cotovelo –, cometeu um erro grosseiro ao validar o golo do Vitória, em fora-de-jogo de 2 metros. Estádio da Luz, Taça, Jorge Sousa, AF Porto, árbitro arguido do Apito Dourado e golos ilegais. Surpreendente? Claro que não! Siga a banda…

NDR: Outra situação patética, e não só da RTP, tem a ver com a deficiente realização televisiva, no momento da comemoração de golos. O que os telespectadores querem é ver a festa dos jogadores e a forma como interagem entre si. Queremos lá saber da reacção do público, dos suplentes, do guarda-redes que sofreu o golo, dos treinadores ou… dos apanha-bolas. Metam as câmaras nos jogadores, caramba…

Muito se reza em Fátima! Já há quem tenha companhia para visitar a nova Igreja...


Ficha do Jogo:

1ª Mão da 4ª Eliminatória da Carlsberg Cup

Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto)

SL BENFICA: Quim; Luís Filipe, Luisão, Marc Zoro e Miguelito; Katsouranis e Gilles Binya; Nuno Assis, Di Maria (Freddy Adu, 71 m) e Fábio Coentrão (Yu Dabao, ao int.); Gonzalo Bergessio (Mantorras, 71 m)

VITÓRIA SETÚBAL: Eduardo; Janício, Robson, Auri (Hugo, ao int.) e Adalto; Sandro, Elias e Ricardo Chaves; Leandro Branco, Paulo Roberto (Edinho, 72 m) e Matheus (Bruno Gama, 57 m)

Disciplina: Amarelos a Miguelito (41 m), Janício (63 m), Luís Filipe (66 m), Elias (70 m), Zoro (84 m) e Katsouranis (90 m).

Golos: 0-1, Matheus (11 m); 1-1, Adu (90+3 m).


#Fotos: SerBenfiquista

#Video: TVTuga

#adicionado a Crónicas 07/08

#publicado em simultâneo com o
Encarnados