domingo, novembro 04, 2007

Crónica 9ª Jornada - Em Paços de Ferreira, só dá Camacho!


A justiça da vitória não pode ser colocada em causa, e o que é certo é que Camacho é o único treinador do Benfica, nos últimos 6 anos, que regista vitórias em Paços de Ferreira. Poderemos falar na subjectividade das estatísticas, como é óbvio, mas o que referi é um facto. O Benfica, na Mata Real, foi sempre superior e, mesmo com exibição algo apagada, conquistou os 3 pontos que o colocam a apenas 6 do 1º lugar. A esperança renasce um pouco mas atenção que o plantel é fraco e pouco competitivo! Importante será não deixar a diferença avolumar-se, e continuar a tentar reduzi-la, para que em Janeiro possa haver reforços de qualidade para lutar, definitiva e decisivamente, pelo título. Penso que só por aí haverá alguma hipótese para o 32º Campeonato, isto se, claro, não subsistirem decisões “douradas”.

José Antonio Camacho fez regressar as estrelas da equipa e isso acabou por ser fundamental para a vitória. Continuo a pensar que o melhor estilo de jogo passa por incluir dois avançados de raiz, mas há que ter em consideração o gritante abaixamento de forma, sucessivo, de Rui Costa. Talvez esteja aí o problema de um possível 4-4-2 que, ao invés, é convertido num 4-3-3 algo limitativo. Nuno Assis, incluído no 11 de forma surpreendente, acabou por passar ao lado do jogo, excepto quando disparou um míssil à baliza de Peçanha... e quando teve influência negativa no golo do adversário. É sempre difícil vencer em Paços de Ferreira e desta vez até foi através de algo que vinha a ser criticado à equipa de Camacho: as bolas paradas. Dois golos muito parecidos, com marcação exemplar de Rui Costa e preponderante acção de Cristián Rodríguez. Parece, de facto, um lance trabalhado nos treinos e se o primeiro sai de forma perfeita, o segundo tem emenda decisiva do regularíssimo Katsouranis.

Parece-me que Quim é mais indiscutível que nunca, não só pela sua imensa categoria e evolução mas também pela evidente tranquilidade que dá a esta defesa. Não foi um jogo complicado para o melhor guarda-redes português mas, aqui ou ali, a sua importância sai sempre vincada. Luís Filipe e Maxi Pereira são, para mim, duas peças a mais neste 11 titular. Em Paços de Ferreira não acrescentaram nada de positivo à equipa, não se entenderam entre si e cometeram falhas defensivas em catadupa. O uruguaio ainda não mostrou porque veio para o Benfica, o português não precisa de confirmar aquilo que todos já sabíamos. Binya, por outro lado, vem-se afirmando e já consegue suprimir algumas das lacunas criadas pela ausência de Petit. Preocupante a excessiva imaturidade de Di María, que mais uma vez foi pouco mais que zero. Cardozo não fez muito mais que o seu colega, pecando, mais uma vez, pela lentidão e atabalhoamento.

Gostei imenso da dupla de centrais, apesar de preferir Katsouranis no meio-campo. Actualmente, enquanto David Luiz não regressa, penso que deve ser esta a aposta do treinador, visto que Edcarlos não convence e Miguel Vítor ainda não tem estaleca. Luisão tem subido de forma de jogo para jogo e até foi um dos pilares do sucesso de ontem. Menos faltoso, e absolutamente imperial no jogo aéreo. E já tínhamos saudades dos golos do grego! Volto a escolher Léo e Cristián Rodríguez como os homens do jogo. São os dois atletas em melhor forma e, por isso mesmo, foi por eles que passou todo o jogo ofensivo do Benfica. É uma delícia ver o futebol que sai dos seus pés. Talento não lhes falta! Ah, não me esqueci da fundamental entrada em jogo de Nuno Gomes, que terá feito um dos melhores jogos da temporada. Impressionante na velocidade, e no discernimento dentro de campo. Que seja este o verdadeiro Nuno Gomes de 2007/08!

Poderia deixar um destaque para uma boa arbitragem, mas Bruno Paixão cometeu alguns erros que mancham a sua folha de serviço. De forma incrível, Renato Queirós viu poupada a sua expulsão, por acumulação de amarelos, por duas vezes. Já com um amarelo na sua conta, o ex-jogador da União de Leiria simula um ridículo penalty e mete a mão à bola de forma grosseira. Uma expulsão que, vendo pelo desenrolar da partida, talvez tivesse preponderância no resultado. Nos últimos minutos, o árbitro de Setúbal assinalada dois livres que deixam muitas dúvidas. O primeiro é muito perigoso e surge em frente à área do Benfica, numa falta duvidosa de Binya que até lhe dá um injusto amarelo, mas o Paços desperdiça a vitória com um remate disparatado. No minuto imediatamente a seguir é Léo que choca com Rovérsio e é deste livre que sai o golo da vitória. Lances com a mesma génese... e no aproveitar é que está o ganho, ó Mota do Boné!

Esta vitória terá, também, importância para o redobrar de forças na fundamental jornada da Champions League que se realizará, em Glasgow, na Terça-Feira. Tal como em Paços, só a vitória interessa, porque há, também, que correr atrás do prejuízo. Sinceramente, a confiança não é muita, principalmente porque ainda me lembro da "chapa 3" da temporada passada. E aí tinhamos outros argumentos dentro do campo. É esperar que surja algum golpe de génio, de um dos craques, porque tenho a sensação que será um jogo ao estilo de Copenhaga: muita luta, muita garra, muito suor! Veremos se também vamos ter a mesma alegria.

NDR: Quem não viu, que procure ver o golo que Simão marcou hoje pelo Atlético de Madrid. É mesmo daqueles à Simão, igual a tantos outros que fez ao serviço do Benfica. Os resultados desse clube não me interessam para nada, porque não lhes tenho nenhuma simpatia, mas gostava que o nosso ex-capitão tivesse a sorte que procura. Talvez hoje tenha sido o princípio de uma história feliz!

Li, algures, que 6 dos 16 golos do FC Porto são irregulares, ou tem origem em irregularidades. Isso dá quase 40% do total. Mas depois fazem capas destas, é só rir com as encomendas!

Podem ver o resumo do jogo aqui. O vídeo é da bS7.

Ficha do Jogo:

9ª Jornada da Liga BWin

Estádio da Mata Real, em Paços de Ferreira

Árbitro: Bruno Paixão (AF Setúbal)

PAÇOS FERREIRA: Peçanha; Mangualde (Ferreira, 65 m), Tiago Valente, Rovérsio e Chico Silva; Dedé, Pedrinha e Filipe Anunciação (Wesley, 88 m); Ricardinho, Renato Queirós (Furtado, 73 m) e Cristiano.

SL BENFICA: Quim; Luís Filipe, Luisão, Katsouranis e Léo; Rui Costa, Binya e Nuno Assis (Di María, 72 m); Maxi Pereira (Nuno Gomes, 59 m), Óscar Cardozo (Freddy Adu, 83 m) e Cristián Rodríguez;

Disciplina: Amarelos a Renato Queirós (27 m), Rovérsio (31 m e 90+1 m), Luisão (31 m), Maxi Pereira (33 m), Filipe Anunciação (81 m), Nuno Gomes (81 m), Dedé (82 m). Cartão vermelho, por acumulação de amarelos, a Rovérsio (90+1 m).

Golos: 0-1, Rodriguez (21 m); 1-1, Tiago Valente (29 m); 1-2, Katsouranis (86 m).


#Fotos: Reuters e AFP-Getty Images

#adicionado a
Crónicas 07/08

#publicado em simultâneo com o
Encarnados