sábado, junho 17, 2006

Ronda 1 do Mundial 2006

Grupo A
Alemanha 4-2 Costa Rica: O Mundial não podia começar da melhor maneira, em termo de golos. Com um golo fantástico de Lahm a abrir o marcador e de Frinks a fechar, como pontos altos da partida inaugural. Por incrível que pareça, não foi um jogo brilhante e a Alemanha não se mostrou como grande cantidata ao titulo, faltando-lhe a sua característica primordial…a defesa.

Equador 2-0 Polónia: A primeira surpresa da prova. Tanto por parte do Equador pela positiva, como por parte da polónia pela negativa. Equador marcou por Tenório (24’) e Delgado (80’). A Polónia fez o seu primeiro remate à baliza, já tinha decorrido o minuto 85 e perdiam por 2-0.

Grupo B
Inglaterra 1-0 Paraguai: Não vi o jogo, mas ao saber que o golo da Inglaterra foi marcado pelo grande Gamarra deu-me a noção de que não perdi nada. Os ingleses somam 3 pontos com alguma sorte à mistura.

Suécia 0-0 Trinidade&Tobago: Segundo dia, segunda surpresa. A principiante Tobago consegue empatar com a experiente Suécia e a jogar com 10 a 2ª parte quase toda.

Grupo C
Argentina 2-1 Costa do Marfim: Para mim, será a equipa mais forte desta fase final a par com a sua arqui-rival Brasil. Com uma 1ª parte fantástica marcando 2 golos (Crespo e Saviola), fez lembrar o Villareal no 2º tempo ao fazer um jogo passivo que dava para desejar um golo Marfinense que chegou demasiado tarde pelo inevitável Drogba. Se esta Argentina jogar a full-time será fantástico.

Holanda 1-0 Servia e Montenegro: Outro jogo que não vi. Golo marcado por Robben e pelo que vi do resumo, a vitória foi merecida pela Laranja de Van Basten (melhor avançado de sempre, para mim).

Grupo D
México 3-1 Irão: Também falhei este jogo mas deu para ver que as duas equipas tiveram falhas defensivas grosseiras. México que é 4º no ranking da FIFA soube ser superior ao Irão e agarrar os 3pts na segunda parte com golos de Omar Bravo (76’) e Zinha (79’). Na primeira parte marcou Omar Bravo pelo México (28’) e Golmohammadi pelo Irão (36’).

Portugal 1-0 Angola: Já teve as honras de um post aqui no MV, por parte do nosso grande cronista Pedro Neto em que concordo com a grande maioria. Apenas apelo à unidade nacional e relembro uma bola ao poste e uma mão cheia de oportunidades de golo frente a uma boa selecção dos nossos irmãos angolanos. Acho que foi o resultado mais bonito que poderia acontecer, ficamos com os preciosos 3pts e Angola com o orgulho intacto. (Boa sorte a Angola para o resto do Mundial). O “queijo” de Pauleta foi marcado aos 4’.

Grupo E
Rep.Checa 3-0 EUA: Outro jogo com honras de post, desta vez do Urra Apre. Bela partida de Rosicki com dois golos a somar ao golo bastante madrugador de Koller.

Itália 2-0 Gana: A Itália surpreendeu-me na postura, ao ser uma equipa que ser multiplicava para o ataque com uma velocidade estonteante. Pirlo abriu o marcador com um estouro feliz a passar por uma área bastante povoada. Iaquinta marcou o golo matador num atraso infeliz de Kuffour para o seu guarda-redes.

Grupo F
Japão 1-3 Austrália: Golpe de face no Mundial. O Japão esteve a ganhar com um golo de Nakamura até ao minuto 83 e viu os australianos virarem o jogo para 1-3 com dois golos de Cahill (83’ e 87’) e Aloisi aos 91’. Esta Austrália de Gus Hidink promete voos altos.

Brasil 1-0 Croácia: Os campeões começaram como lhes era pedido. Com um golão de Kaká aos 44’ e uma defesa sólida, bateram a excelente apoiada Croácia. Os croatas tiveram num grande nível, ficando a duvida se o Brasil não encanta ou a Croácia é uma equipa temível.

Grupo G
França 0-0 Suíça: Comecei por ver o jogo mas aos 30’ perdi a paciência e fui fazer outra cena. Que jogo de solteiros&casados. Como não podem perder os dois, empataram!

Coreia do Sul 2-1 Togo: O Togo avançou para o 1º golo por parte de Kader, mas viu a Coreia a dar a volta por Lee Chun Soo (livre) e Ahn Jung Hwan aos 54’ e 72’. Esta Coreia continua com o ambiente e querer do ultimo Mundial e poderá fazer outra “gracinha”, desta vez na Alemanha.

Grupo H
Espanha 4-0 Ucrânia: Os nossos irmãos ibéricos infligiram a 1ª goleada do Mundial à estreante Ucrânia de Shev. Golos de Xabi Alonso aos 13’, David Villa aos 17’ e 48’(pen) e Fernando Torres 81’. Bela entrada da “fúria” espanhola.

Túnisia 2-2 Arábia Saudita: A Túnisia iaugurou o marcador com Jaziri na 1ª parte, mas a segunda parte trouxe uma Arábia Saudita com vontade de voltar o jogo do avesso. Al Kahtani aos 57’ e Al Jaber aos 84’ fizeram sonhar os Sauditas com a melhor entrada no mundial possível, mas Jaidi ao cair do pano (92’) empatou o confronto e dividiu os pontos.