sábado, março 03, 2007

Crónica 20ª Jornada - Dá para "abater" estas "Aves Raras" de Apito?!

É ponto assente que a prestação do Benfica na Vila das Aves foi próximo de miserável, e que esse facto ainda se torna mais grave quando sabemos que a equipa local se encontra em último e apenas possui uma equipa muito fraquinha – mesmo com 2 ou 3 grandes reforços, como o são Nuno e Jorge Ribeiro. Confesso que esperava bastante mais deste jogo, esperava uma boa exibição e alguns golos, mas parece-me óbvio que o Aves já não é aquela equipa que foi goleada na Luz.
O que é certo é que é muito importante vencer o jogo quando se joga mal e quando o árbitro em causa faz tudo para vilipendiar o esforço dos atletas… sim, roubando à descarada mesmo sendo arguido de um processo por corrupção.
Como curiosidade há ainda a acrescentar que foi a primeira vitória do Benfica no Norte e, também, o primeiro triunfo envergando esta horrorosa camisola creme… que até parece branca nas fotos mas não é, o que é pena!

Com a suspensão de Luisão – e, nós adeptos, já nos apercebemos que as coisas podem complicar-se caso haja impedimentos do núcleo duro – havia grande curiosidade em saber qual a solução adoptada no centro da defesa. Aí estou de acordo com Fernando Santos, acho natural que seja Katsouranis, que é um jogador soberbo e ainda por cima polivalente, a ocupar a vaga. Até ao momento não vimos jogar o jovem David Luiz e penso que seria má aposta lançar às feras um miúdo que nunca jogou em Portugal, ainda por cima num jogo crucial!
O que é incrível é o facto de toda a estrutura do meio-campo ser alterada, portanto modificações em 2 dos 3 sectores, apenas porque sai um jogador do 11. Colocar Derlei como interior esquerdo, ainda por cima com limitações físicas e excessiva dureza, é de bradar aos céus e destruiu 45 minutos de futebol. Já é positivo que na 2ª parte o erro tenha sido corrigido… talvez o amarelo do brasileiro, próximo do intervalo, tenha acelerado a correcção!

Obrigado Bent… Quim, bem-vindo Nuno “Golos”

No meio da mediocridade que foi a prestação colectiva da equipa, há que destacar a segurança de Quim, a classe de Petit, obviamente, e Nuno Gomes, que regressou em força desde que foi remetido para o banco.
Apesar do golo, o sangue-frio do guarda-redes do Benfica foi, mesmo, o ponto alto do jogo. Acredito, francamente, que o Benfica não iria vencer caso Quim não têm sustido o remate de Hernâni, aquando da marcação do penalty. Esteve seguríssimo, como é normal, e mais uma vez está em grande quando é chamado a intervir. Para mim é o melhor em campo, não pelo que teve para fazer – que foi pouco – mas pela sua importância quando teve de mostrar serviço. A escolha é difícil mas opto pelo #12, em vez do #21.

Destaque, também, para a categoria de Katsouranis como central e para o centro de Nélson – que até nem é grande coisa, como têm sido a esmagadora maioria – que dá origem ao golo.
Hoje as estrelas, Miccoli e Simão, estiveram longe daquilo que já vimos nesta época, e a equipa também se ressentiu um pouco disso. Anderson e Karagounis fizeram um jogo próximo do sofrível! O excesso de patetices, e de entradas faltosas, do primeiro poderiam ter complicado as coisas.

Mais um da AF Porto

Não digo que Jorge Sousa não tenha beneficiado o Benfica aqui ou ali – parece-me que há algumas entradas duras de Petit e de Karagounis que mereciam cartão – mas permitiu tudo ao Aves, principalmente nos últimos 20 minutos, onde errou tudo o que era possível sempre em prejuízo do Benfica… estavas à espera do empate, era?
Nesses inacreditáveis minutos finais faltou o amarelo em entradas duras de Anilton Júnior sobre Karagounis, e de Octávo e Pedro Geraldo sobre Simão, em lances onde nem falta foi assinalada. Karagounis e Simão foram, mesmo, os jogadores que sofreram mais faltas não assinaladas. Petit foi, sempre, o jogador mais castigado pelos adversários e, claro, viu um amarelo num lance onde nem há qualquer irregularidade!

Começa a enojar esta ladroagem, esta sem-vergonhice! A impunidade desta gente é inacreditável! Será que, neste Campeonato, só os jogadores do Benfica levam cartão amarelo por protestos, ou insultar o juiz nas suas barbas é aceitável? Paulo Sérgio foi um dos que mais puxou pelo vernáculo. Será que o penalty, discutível mas na minha opinião bem assinalado, seria marcado do outro lado?
E obviamente que Sérgio Nunes é bem expulso, era só o que faltava uma mão na bola daquelas não ser amarelada. Era o segundo, para a rua... obviamente!

É preciso um Milagre

Há que dizer, ainda, que o meu Benfica não é o mesmo de um atarantado Fernando Santos – já nem vale a pena dizer nada sobre as substituições nem sobre a gestão do plantel ou dos cartões dos amarelados, então o sistema táctico inicial de hoje é de rir às gargalhadas. O meu Benfica também não é o mesmo de um Derlei, que parece que vai agredir tudo e todos em cada lance que disputa. Já todos sabem o que penso do #27 mas podem acreditar que é um grande desgosto vê-lo com o manto sagrado.

Pelo que vimos na Jornada 20 será preciso um milagre para que surja uma possibilidade do Benfica conseguir subir para o 1º lugar. É imperativo que se mantenha a equipa forte e coesa, para poder lutar contra todos aqueles que não querem que o Benfica seja o novo Campeão Nacional. Tenho alguma esperança, como é óbvio, mas quando vejo Jorge Sousa, Olegário Benquerença e Paulo Costa nomeados para os jogos mas importantes, é impossível estar tranquilo e acreditar que a arbitragem irá tentar fazer prevalecer a Verdade Desportiva. Até quando vamos ter de levar com estas "aves raras" de apito? Demora muito Dr.ª Maria José Morgado? É que já se faz tarde!

NDR: É-me impossível quantificar e qualificar o nojo que me metem os vermes asquerosos que insultaram a memória do grande Manuel Bento – e que o fazem ao Benfica numa base diária –, na amena cavaqueira entre amigos que foi o FC Porto-Braga. Ao utilizarem aquela versão ordinária do popular cântico benfiquista, aquando do minuto de silêncio, os Super Dragões, e não só, demonstraram mais uma vez que não são, sequer, dignos dos escarros que os cães atiram para o chão. Num país decente, que não temos, animais do género não seriam permitidos em estádios de futebol!
Como é a claque do Porto ninguém da Imprensa passa cartão, se fosse uma do Benfica teria capas de jornais a si dedicadas. Uma vergonha que ninguém responsável tome uma atitude!

Podem ver o resumo do jogo aqui. Como sempre, o vídeo é a bS7.

Ficha de Jogo:

20ª Jornada da Liga BWin

Estádio do Clube Desportivo das Aves, na Vila das Aves

Árbitro: Jorge Sousa (Porto)

DESPORTIVO AVES – Nuno; Anilton Juníor, William, Sérgio Nunes e Pedro Geraldo; Filipe Anunciação e Mércio; Paulo Sérgio, Hernâni (Diego Gama, 71 m) e Jorge Ribeiro; Octávio (Sérgio Carvalho, 67 m).

SL BENFICA – Quim; Nélson, Anderson, Katsouranis e Léo; Petit, Karagounis, Simão e Derlei (Paulo Jorge, 81 m); Nuno Gomes e Fabrizio Miccoli (João Coimbra, 90+2 m).

Disciplina: Amarelos a Mércio (13 m), Derlei (37 m), Sérgio Nunes (37 m e 65 m), Octávio (58 m), Jorge Ribeiro (60 m), Petit (83 m), Nuno Gomes (84 m), Paulo Sérgio (89 m), Paulo Jorge (90+2 m) e Quim (90+3 m). Vermelho por acumulação de amarelos a Sérgio Nunes (65 m).

Golos: 0-1, Nuno Gomes (60 m).

#Fotos: AFP-Getty Images

#adicionado a Crónicas 06/07

#publicado em simultâneo com o Encarnados