terça-feira, março 20, 2007

Crónica 22ª Jornada - "Tantas vezes o Cântaro vai à Fonte..."

Há que dizer que a primeira hora de jogo foi uma absoluta vergonha, com um Benfica sem ideias – sem Simão a 100%, obviamente devido ao possível cartão amarelo impeditivo –, e um Estrela aterrorizado não se sabe bem com o quê. Talvez se a equipa da casa tivesse saído da área, e tirado o autocarro, o jogo poderia ter sido melhor! Mas é inconcebível que Fernando Santos tenha alterado o consolidado 4x4x2 losango num jogo crucial e que, como consequência, essa mudança táctica destrua toda a capacidade de meio-campo do Benfica. Já não é preciso falar das substituições acima dos 80 minutos, pois não? E Katsouranis faz tanta falta…

Estava à espera de um bom jogo de futebol mas confesso que tinha ideia que existiria algum receio de falhar, quando tanta coisa se poderia decidir... ou não!
Penso que terá sido também por isso, e não só devido a uma inexplicável mudança táctica que nunca resulta, que subsistiram tantas dificuldades para assumir o jogo. Sabendo que na baliza estaria Moretto, quase tudo desabou quando se viu o esgar de dor de Petit nos exercícios de aquecimento. Foram muitos condicionantes, portanto!

Espero que haja mais estofo de Campeão no futuro e que a vontade de resolver a partida apareça logo no 1º segundo. Só peço que, até ao fim da Liga, não seja preciso sofrer tanto. Não sei se aguento! Engraçado que o Benfica foi o único, dos 3 primeiros classificados, a jogar no difícil campo da Reboleira. Nesta situação não apareceu o banzé que já se fez noutras conjunturas. Há mudanças de estádio e mudanças de estádio, pelos vistos!

Big Armando

Mais uma vez apareceu uma bomba de Petit a resolver – novo frango de Paulo Lopes, um dos piores guarda-redes da Liga, que já tinha aberto a capoeira em Alvalade na jornada anterior –, em mais uma enorme exibição pessoal. O #6 fez aquilo que os avançados não conseguiram fazer e deu os 3 pontos ao Benfica... ainda há dúvidas que seja o melhor trinco dos últimos 15 anos de Benfica?
Parece que está muito na moda elogiar Petit, e são vários os louvores na Imprensa a si dirigidos. Felizmente que, para quem percebe de futebol, não são apenas os seus soberbos golos que fazem com que saibamos o que vale este fantástico jogador. A raça, a vontade, a classe, os passes teleguiados, a exemplar colocação em campo, o poderoso remate, a determinação e o espírito de grupo estão todos lá. Depois de Simão, Armando Teixeira é o jogador mais importante do Benfica! Um jogador à Benfica, perseguido pelos detractores que o acusam de violento mas que se “esquecem” que são as suas estrelas que usam os cotovelos para, de propósito, magoar colegas de profissão. Petit é duro? Claro que é! Mas alguma vez o viram a agredir alguém a murro ou a cotovelo?
Fico muito contente que outros também já tenham visto o que vale o grande Petit!

Com Simão claramente condicionado, foi em Miccoli que o ataque do Benfica se baseou. E o italiano fez uma bela exibição, só faltou mesmo o golo. A forma como, no meio de 3 defesas, conseguiu rodar e chutar com imenso perigo, demonstra toda a classe dos predestinados. Fabrizio esteve sempre muito activo e acabou por ser o jogador com mais remates. Depois de alguns jogos menos conseguidos – também teve a vantagem de jogar numa posição mais central, ao contrário da recente e inexplicável colocação à esquerda – voltou a demonstrar grande fulgor… e que importância terá no clássico da 23ª jornada, é que desta vez pode jogar!

Destaque muito positivo, mais uma vez, para Karagounis! Como sempre de muito difícil marcação e com qualidade técnica acima do normal, o grego fez um jogo ao nível daquilo que já nos habituou. Não rematou à baliza mas tem um número de recuperações de bola elevadíssimo. Ganhou muitas faltas, o que acaba por ser decisivo para uma equipa que tem um grande aproveitamento nas bolas paradas. É uma pena que já tenha 30 anos!

Nuno Gomes parece que jogou como central “do outro lado” e fez uma parelha fantástica com José Fonte... um magnifico defesa que foi o melhor em campo, e que tinha lugar no centro da defesa do Benfica. Foi anedótica a exibição do #21 encarnado! Depois de várias partidas em evidente melhoria, terá tido a pior prestação do ano, com alguns golos falhados a poucos metros da baliza. Nada mais irritante que tenha sido neste jogo tão importante! Inqualificável a forma como, sem ninguém na marcação, consegue disparatar um golo certo que aconteceria só com um simples encosto.

A nabice do ano vai para o irreal atraso de Anderson para Moretto, quase em cima da linha. Uma coisa nunca vista nos meus 26 anos de vida! Fica para mais tarde a confirmação de que Anderson é o fabuloso central de 2005/06 – que secou Van Nistelrooij, Diego Forlán ou Peter Crouch, entre outros – ou o medíocre jogador desta época. Confesso que estou dividido, mas é inegável que o brasileiro tem sido um dos calcanhares de Aquiles deste Benfica 2006/07. Há mais alguém com saudades de Ricardo Rocha?
Derlei voltou a mostrar muito pouco, enquanto que Léo e Nélson continuam com uma baixa de forma evidente. Apesar de alguma melhoria no #22 e no #5, em relação a outros jogos, esta situação causa-me alguma apreensão, pelo facto destes jogadores serem fundamentais para fazer resultar a actual táctica.

“Vistas-Menos-Boas”

O jogo não foi complicado de arbitrar mas árbitros dourados, deixando um rasto sem casos, é coisa que raramente existe. João Vilas-Boas deixou um penalty por assinalar devido a um puxão de Amoreirinha em Nuno Gomes.
Nada que nos surpreenda, ainda assim foi bem assistido. Esses tiveram trabalho praticamente imaculado.

De realçar, também, as inúmeras faltas – duras ou não – que fez Marco Paulo, sem que tal tivesse correspondido a uma admoestação. Tenho-o como um jogador correcto e leal mas não admito que tenha a veleidade de ir puxar as orelhas a Karagounis – e aqui o sentido é literal porque foi mesmo isso que aconteceu. Salvo as devidas diferenças, a referida atitude é parecida – em termos de intenção e de postura – com o facto de Katsouranis atirar a bola à cara de Harison. Coincidência que ninguém tenha falado deste lance, nem exigido a expulsão do capitão do Estrela. A bem da verdade – e como se recordam, fui dos poucos a aceitar a possível expulsão do #8 benfiquista –, nenhum dos dois lances pode ser considerado agressão, mas sim um comportamento anti-desportivo e incorrecto.

O Jogo do Título…

Das insinuações relativas à idoneidade e postura profissional dos jogadores do Estrela não me quero alongar. É preciso não ter vergonha na cara para acusar o Benfica de fazer aquilo que se teve, e tem, a ser investigado pela Policia Judiciária. Indignar-se com o conteúdo de teorias elaboradas que atacam os rivais mas branquear, tolerar e regozijar-se quando tais atitudes foram cometidas por aqueles que conduzem os destinos do seu clube. É idiota, não é? Gente assim mete-me nojo, gente hipócrita e sem carácter! Não é a tão famosa azia, é ser um canalha sem princípios e sem moral.

Na minha opinião tudo se irá decidir na próxima jornada. A derrota do Benfica significará, praticamente, o fim do sonho de conquista do título mas um empate ou, principalmente, a vitória darão um descomunal boost que impulsionará o clube rumo ao 32º Campeonato.
A motivação dos adeptos será imprescindível nesta caminhada de 8 jogos, a fabulosa “Onda Vermelha” está a ressuscitar e entrará no seu expoente máximo se a liderança da Liga se alterar no dia 1 de Abril. Não quero um Dia de Mentiras, e não irei abdicar de uma arbitragem isenta. Tenho grande receio que seja nomeado um dos fiéis arguidos, porque é pouco provável que seja Pedro Henriques a ser escolhido, de novo, para o jogo grande da jornada. Se houver honestidade, não tenho dúvidas que o grandioso Sport Lisboa e Benfica sairá vencedor.

NDR: A polémica da semana é, indiscutivelmente, a tal decisão do Tribunal Constitucional relativo aos Direitos de Formação de Miklos Fehér. Não tenho nada contra a eventualidade do Benfica ter de cumprir as leis e as regras em qualquer assunto, muito pelo contrário. Quem é honesto tem este tipo de atitudes, tão incompreensíveis para algumas pessoas.
Apesar de ainda não se saber bem como tudo isto se vai resolver, já que os advogados do Benfica reiteram que a referida decisão nada tem a ver com questões monetárias, aguardo serenamente pelo seu desfecho mas repudiando a vilania que é a envolver o nome de uma pessoa que já faleceu em querelas clubistas, perpetuadas através dos Tribunais. Principalmente tendo em conta a tragédia que todos conhecemos. Mas vindo de quem vem, nada me surpreende!

Podem ver o resumo do jogo aqui. Como sempre, o vídeo é a bS7.

Ficha de Jogo:

22ª Jornada da Liga BWin

Estádio José Gomes, na Amadora

Árbitro: João Vilas-Boas (Braga)

ESTRELA AMADORA – Paulo Lopes; Rui Duarte, José Fonte, Amoreirinha e Edu Silva; Marco Paulo, Luís Loureiro (Zamorano, 74 m), Tiago Gomes e Daniel (Anselmo, 83 m); Moses e Dário (Nuno Viveiros, 66 m).

SL BENFICA – Moretto; Nélson, David Luiz, Anderson e Léo; Derlei (João Coimbra, 57 m), Petit e Karagounis; Simão (Paulo Jorge, 88 m); Fabrizio Miccoli e Nuno Gomes (Mantorras, 90+1 m).

Disciplina: Amarelos a Amoreirinha (24 m) e José Fonte (60 m).

Golos: 0-1, Petit (81 m).

#Fotos: Reuters, AFP-Getty Images e Site Oficial

#adicionado a Crónicas 06/07

#publicado em simultâneo com o Encarnados