terça-feira, julho 10, 2007

Vale a Pena?

Na vida há momentos de fraqueza em que pensamos, de forma mais compenetrada, se a conduta que temos vale, realmente, a pena. Como me considero uma pessoa honesta, por vezes penso se compensa continuar a sê-lo, mesmo que isso signifique que os objectivos por mim sonhados não cheguem a ser concretizados. A educação que tenho “proibe-me” de ter comportamentos inapropriados, comportamentos esses de que poderia, eventualmente, retirar outros dividendos mais… apetecíveis. Nunca surgiu uma oportunidade para falcatruas, também porque nunca as procuro, mas confesso que já pensei nisso! Será que teria a lucidez necessária para dizer não, evitando envergonhar os meus progenitores? Eles que sempre seguiram um modelo de vida que não tenho dúvidas que roça a perfeição e de que tenho imenso orgulho. Penso que sim, que diria não, mas dúvidas há sempre. Muitas ou poucas. Resolúveis ou não.

Transportando este pensamento para o Futebol Português – e tendo em conta que o Benfica continua com algumas dificuldades financeiras e em 13 épocas ganhou apenas um Campeonato Nacional –, valerá a pena exigir transparência e honestidade, ganhando pouco, ou os “sacrifícios” da Fruta e do Café, que enchem o armário de títulos, acabam por ser toleráveis? É preferível continuar, como diz o ditado popular, “pobrezinho mas honesto” ou será que para os despojos da vitória vale tudo? Se há quem se faça grande e feliz com corrupção, violência e outro tipo de Máfias, sem punição e desdém aparentes, porque é que nós não o poderemos fazer?

Tentador, não é? Neste país de contrastes, de impunidade e de injustiças, não acredito que nunca tenham pensado nisto, mesmo que de forma inconsciente. Honestidade e “Armário Vazio” ou Corrupção e “Armário Cheio”? É que a luta é desigual e, inquestionavelmente, as tristezas continuarão maiores para aqueles que não usufruem destas tácticas mais “alternativas”. Para vocês vale a pena?