segunda-feira, maio 12, 2008

Benfica para o futuro, parte 5 - Treinador


No mundo Benfiquista, o Sueco Eriksson e’ uma figura importante e com um passado rico nas duas passagens pelo clube. A primeira vez no clube foi em 1982/84 e rendeu dois campeonatos, uma taca de Portugal e uma final pedida na Taca UEFA. O sistema tactico era um 4-4-2. Na sua segunda passagem (1989/91), Eriksson volta com um sistema em 4-3-3 para fazer uma epoca europeia quase-perfeita ao chegar ‘a final da Liga dos Campeoes (SLB 0-1 ACM) e junta mais um titulo nacional ao seu curriculum. Para alguns, esta introducao nao tras nada de novo, mas um Benfiquista mais novo ja nao se lembra de o ver no nosso clube. Parece uma introducao perfeita e que o sueco e’ o tecnico de eleicao para o cargo mas, como tanto me lembro dos feitos acima referidos, tambem me lembro da ultima epoca de Eriksson na Luz. Ficamos a 10 pontos do lider numa epoca em que a Vitoria ainda valia 2 pontos e fomos afastados da taca de Portugal por um Boavista modesto.
O seu sistema preferido continua a ser o 4-3-3, que para muitos tecnicos e’ o mais dificil de implementar, por nao ser uma tactica usada nas camadas de formacao e por exigir do meio-campo uma concentracao constante no posicionamento. Com esta preferencia tactica, a primeira lacuna que salta ‘a vista no plantel e’ um medio Box-to-Box que seja um recuperador e distribuidor de jogo. Mas quando tento fazer uma equipa que encaixe neste 4-3-3, vejo que consigo preencher as posicoes mas tenho duvidas se grande parte dos jogadores cumpririam a funcao.


A baliza e’ de Quim e se for para ter alguem a aquecer o lugar no banco, Moreira e’ o mas economico e sensato. Butt nao faz sentido na Luz e a Luz nao faz sentido para Butt.
A defesa vai perder o seu melhor jogador. Leo, ao que tudo indica, nao vai renovar contrato e deixara o lugar para o talentoso mas inesperiente Sepsi (falta segunda opcao para DE). Nas posicoes de defesa central, se nao vendermos o Luisao, temos uma boa dupla Luisao/David Luis. Outro SE e’ o lado direito. Nelson quer fazer lembrar Miguel e Luis Filipe e’ um erro de casting. Parece que temos de preencher as duas vagas na posicao DD.
O meio-campo e’ o problema bicudo do Benfica 08/09. O Rui Costa a arrumar as botas, nao comprar em definitivo o C.Rodriguez, deixar sair Katsoranis, ter um Petit a descer de rendimento, um Binya que arrisca ver vermelhos todos os jogos e um Maxi Pereira/Nuno Assis indiferentes e’ um….filme de terror.
Na frente, as coisas estao como nunca tiveram nos ultimos 10 anos. A ala esquerda tao jovem quanto talentosa esta’ mais que resolvida com Di Maria e a volta de Fabio Coentrao. O Oscar Cardozo com uma primeira epoca aceitavel, deixa prever um bom futuro como ponta-de-lanca. No lado esquerdo temos uma opcao chamada Freddy Adu que na sua primeira temporada teve muito poucas oportunidades mas cada vez que entrou em campo deixou a sua marca.
Embora nao seja um problema criado por Eriksson, a verdade e’ que a equipa nao vai ter a mesma defesa e meio-campo. Alias, o meio-campo deve ser quase todo novo. Como estamos em ano de Europeu que vai encurtar a pre-epoca e sabendo que os tres jogadores que iram fazer o “miolo” do futuro Benfica nunca jogaram juntos na tactica mais exigente para o seu sector, adivinha-se um desastre.
Outro aspecto que nao parece encaixar nesta hipotese para tecnico e’ o Sueco ser um diplomata, educado e “low-profile”. Se existe uma liga onde essas virtudes se tornam defeito, essa liga chama-se BWin. As suas virtudes sao defeitos e os seus defeitos podem-se tornar em pecados mortais para o clube. Gostar de “ramboia” (sempre quis escrever esta palavra num post) numa cidade como Lisboa ira fazer com que a preparacao fisica seja feita no “Passerelle”, “Champagne” e “Elefante Branco”, algo que duvido que resulte.
Por fim, depois de treinar o Manchester City de orcamento quase ilimitado em que fecha a epoca com uma derrota por 8-1, vir para o Sport Lisboa e Benfica e’ a ultima coisa que eu quero.
Obrigado pelo passado Sven!


O Benfica precisa de alguem que conheca a realidade do futebol Portugues, o futebol das faltinhas, dos autocarros 'a frente da baliza e das arbitragens bizarras. Se por um lado tenho o desejo de ver um Portugues a orquestrar a equipa (sei que um Portugues tem um tempo mais curto de "estado-de-graca") por outro tenho de concordar com opinioes que vou lendo sobre treinadores estrangeiros. Dou o exemplo do Fernando Chalana para fundamentar que, por mais que seja uma pessoa que tudo fez pelo clube e por ja ter passado pelos destinos tecnicos com distincao (3-0 ao Braga), nao teve um dia de "tranquilidade" por ser Tuga (e Benfiquista). Desde o abandono de Camacho que alguns adeptos diziam que Chalana nao podia arcar com a equipa e exigia-se um novo treinador que planeasse a proxima epoca com dois meses de avanco. Tambem agradeco ao Chalana pelo possivel (?) nesta epoca e ao seu passado no clube.

Dick Advocaat e' um tecnico que aprecio bastante. Em quase todos os clubes ou seleccoes em que esteve, fez um trabalho notavel. O Holandes teve o seu grande premio este ano na Taca UEFA ao levar o "wild-card" Zenit ao titulo. Nao sei qual e' o ordenado dele e se o clube Russo sera' permeavel a negociacoes. Sendo possivel, seria a minha primeira escolha.


Finalmente, e depois de muita tinta nos jornais, temos treinador. Quique Flores e' o "eleito" da dupla Vieira/Costa. Confesso que nao tenho grandes espectativas quanto a este treinador, o que podera' ser bom. Com um percurso ainda pequeno como treinador principal, passou pelo Getafe e Valencia. No Valencia destacou-se por ter qualificado o clube para a Liga dos Campeoes e ter chegado 'a meia-final. Nao e' muito mas com qualidades de disciplinador, frontal, rigoroso e obcecado pelo trabalho pode ser o que o Benfica realmente precisa para sair do buraco que foi esta ultima epoca.