quinta-feira, julho 26, 2007

Can You Work Without That?



Escrever um post ja com 42 comentarios e' bastante dificil, ate porque ja foi quase tudo dito, ate os anti-benfica ja tiveram a oportunidade de espumar na caixa de comentarios.

Mesmo assim, o Simao merece umas palavrinhas de apreco nas paginas do marvermelho que tanto o descreveu. Obrigado Capitao, foste sem duvida o "virar de pagina" do Benfica moderno e um grande jogador que ficara' na historia do clube ao lados de nomes imensos. Como eu, todos te desejamos a melhor das sortes na nova etapa da tua vida.

Agora aproveitando a vantagem de escrever um post com uns dias de atraso, vou bater nos ceguinhos (adeptos do anti-SLB, leia-se):
1 - Ninguem quer o Simao: Pois, ve-se!
2 - Nao pagaram a clausula de rescisao como LFV disse: Ai sim? Entao 20 milhoes e 2 jogadores sao o que???
3 - Venderam metade da equipa de uma so vez: Nao faz mal, com o dinheirinho que ganhamos compramos uma equipa inteira (Di Maria e Freddy Adu) pela mesma ordem de ideias.

Ate sempre Simao, e por mim podes voltar quando te apetecer (a custo zero).

PS: O Benfica perdeu contra o Ahly. Nao ha um clube no Egipto que queira mais um grande "treinador" Portugues?

domingo, julho 22, 2007

Pré-Época #1 - Notas da Roménia

Um empate a roçar o satisfatório e que sacia alguma da “fome de bola” já sentida pelos benfiquistas. A nota mais negativa da noite acaba por ser o tal equipamento, que tanta gente gosta não sei porquê. Deu para tirar algumas conclusões, sobre jogadores e sobre a própria equipa, apesar de todos sabermos que não é num jogo que se vê se há, ou não, qualidade. O importante a assinalar, e as pessoas esquecem-se vendo tantos craques, é que o treinador do Benfica continua a ser Fernando Santos. Não gostei da forma como a equipa defende, e o Benfica sem Petit não é a mesma coisa.

Quim (6): Há muitos que não gostam de Quim, porque é um “guarda-redes de matraquilhos” mas na Roménia voltou a fazer uma exibição sem erros. Evitou o primeiro golo do Cluj com uma grande defesa, aos pés de Semedo, e transmitiu aos colegas a sua tradicional tranquilidade.

Marc Zoro (5): Sempre fui um defensor da colocação do marfinense na direita da defesa. Talvez tenha sido induzido em erro. O africano defende bem mas tem muitas dificuldades no ataque, o que poderá dificultar a movimentação da equipa em jogos contra equipas mais defensivas. Para já acho que se deve manter a opção, isto porque até houve uma grande jogada do #17 pelo seu corredor. Fisicamente impõe respeito!

Luisão (6): A segurança tradicional na defesa e a liderança imaculada. Até esteve bem no ataque - quase fez golo na melhor jogada do desafio -, e terminou como capitão de equipa. É um jogador fundamental, já tínhamos saudades de ver jogar o Patrão.

David Luiz (6): Esteve brilhante nas dobras – a sua imagem de marca –, mas insiste nas entradas perigosas e nas faltas desnecessárias. Tem imenso potencial mas precisa de um "professor" que lhe ensine a jogar tranquilo. Esperemos que o consiga através dos ensinamentos de Luisão.

Miguelito (5): Ofensivamente continua a mostrar qualidades, pecando nos cruzamentos, mas na defesa cometeu uma mão cheia de erros. Deu demasiado espaço a Semedo e quando quis fazer o corte já não foi capaz, tendo de ser dobrado. Confirma que Léo é titular indiscutível, já que o português parece ter regredido no último ano. Talvez seja um problema de entrosamento com a restante defesa.

Katsouranis (4): Não tem a mesma capacidade de Petit para aquele lugar e isso foi bem visível ao marcar Dani, com os olhos, no 1º golo do Cluj. Alguns desarmes de classe mas uma lentidão assinalável, esperemos que seja só do início de época. Para além disso, ao jogar como trinco, não usufruiu do seu exímio jogo atacante.

Manuel Fernandes (8): É impressionante ver a evolução do “puto” nestes últimos 2 anos. Está um médio completo, de uma categoria ímpar neste plantel. Não o vejo a perder o lugar de titular indiscutível. A forma como controla a bola, como tira o adversário do caminho, como executa os passes, é... espantosa! Fez um grande jogo e está um jogador mais atacante do que era. Uma pérola!

Simão (6): Os melhores momentos atacantes da primeira parte foram dele. Quando “acordou” o Benfica mandou no jogo e teve algumas oportunidades para marcar. A classe está lá toda mas falta-lhe ritmo. O facto de querer ajudar Cardozo a facturar prejudicou o seu próprio jogo, já que teve lances onde poderia ter rematado e preferiu o passe para o paraguaio.

Rui Costa (7): Grande exibição do Maestro. Começou complicativo e tímido, talvez por ter jogado a médio interior-esquerdo, mas quando assumiu a liderança do meio-campo mostrou qualidades. O momento alto está, mesmo, na forma como fez o empate. Um lance a lembrar o golão à Inglaterra, no Euro 2004. Excelente forma física, nem parece ter 35 anos.

Gonzalo Bergessio (4): Completamente desenquadrado da restante equipa e um pouco escondido do jogo. Não conseguiu combinar com os colegas, mostrando-se preso na resposta ao passe em abertura. Alguns bons lances em que se desmarcou, rodando, e sofreu falta. Para mim, a desilusão da noite. Espero muito mais do argentino, porque só isto não chega para a titularidade.

Oscar Cardozo (8): Uma estreia impressionante! Presença física imponente, que garantiu muitas bolas aéreas em passes longos, e um sentido posicional magnífico. Do pé esquerdo explosivo já todos sabíamos – e que grande estoiro no 1-2 –, mas a grande surpresa surgiu das várias tabelinhas para os colegas – uma delas de calcanhar. A forma como recebe a bola, faz a rotação, e remata de pronto, só está ao alcance dos grandes pontas-de-lança. Não digo que vale os 9 milhões de euros mas, para estreia, era difícil ser melhor.

(..)

Hans-Jörg Butt (3): Uma estreia que, dificilmente, poderia ser pior. É verdade que o primeiro golo é indefensável, e a frio, mas o alemão disparatou no segundo, onde tem responsabilidades directas. Muito inseguro nas bolas aéreas, evitou a catástrofe total ao segurar o empate no último minuto. Até prova em contrário, por mim, continua a ser Quim o dono da baliza.

Stretenovic (3): Alguns pormenores individuais interessantes – maioritariamente no ataque – não escondem o mau posicionamento e a postura desengonçada. Quase fazia auto-golo, esteve horrível na marcação e tem um deficit gritante no controlo de bola. Talvez seja útil pela elevada estatura mas não confirmou ser jogador para o Benfica.

Fábio Coentrão (5): Se continuar com o individualismo excessivo vai ter problemas em garantir um lugar nos mais utilizados. Mas mostrou muitas qualidades… e sempre de cabeça levantada. Foi dos melhores na 2ª parte, sempre em jogo, sempre à procura da bola. Está na jogada do 1-1 e quase faz o 3º num chapéu espectacular. 19 anos de puro talento!

Manú (2): Velocidade mas pouco mais. Não percebo porque ficou Manú e foi embora Paulo Jorge. Continua sem saber decidir a parte final dos lances e tem muitas dificuldades no passe. Até conseguiu falhar um bom lance de contra-ataque, onde tinha tudo para fazer golo, ao não decidir rapidamente o que fazer com a bola. Pensa muito devagar!

Romeu Ribeiro (4): Excelentes pormenores e boa visão de jogo, apesar de alguns passes falhados. Parece estar ali jogador da bola, é um caso a rever.

Mantorras (--): Muito trapalhão, não teve oportunidades para aparecer.

Yu Dabao (--): Jogou 5 minutos e penso que nem tocou na bola.

Miguel Vítor (--): Entrou já nos descontos.


Podem ver o resumo do jogo aqui. O excelente vídeo é da bS7.

#Foto: Record

#adicionado a Crónicas 07/08

#publicado em simultâneo com o
Encarnados

sexta-feira, julho 20, 2007

Indisciplina ou "Acordar P'rá Vida!"

Nélson, com este treinador, está "perdido" para o Futebol. Faz parte daquele tipo de pessoas que, não tendo alguém que o acompanhe com “rédea curta”, facilmente lhe sobe o sucesso à cabeça. Nunca gostei das mudanças súbitas de penteados, da exposição excessiva à hip hop, dos incessantes rumores de mau profissionalismo – inclusivamente saídas nocturnas na noite anterior a dias de jogo – mas, desta vez, ultrapassou o limite. Também é verdade que a disciplina se incute, castigar depois da asneira estar feita é o mínimo que se pode fazer. Um dos graves problemas de Fernando Santos é ter pulso fraco, e dar azo a que aconteçam este tipo de coisas. Com Nélsons não se pode assobiar para o ar. Tem de se fazer marcação cerrada!

Quanto a Anderson, a situação é substancialmente diferente, e pouco clara para mim. Curiosa exigência em jogar no lado direito do centro da defesa, rumores de saída e, agora, a chocante história da grave doença do filho. Será que são tudo desculpas de mau pagador ou é o apelo desesperado de um pai em sofrimento? Não consigo dar uma opinião sensata sobre isto, até porque há muitas "nuvens no ar". O que espero é que o Benfica seja respeitado pelo atleta, e que o clube contribua, com tudo o que possa, para a rápida melhoria do estado de saúde da criança e para a tranquilidade dos pais. Quero acreditar que no Benfica há humanidade nas questões sensíveis!

#Foto: SerBenfiquista

quinta-feira, julho 19, 2007

A "maquina" ate estava afinada...

...mas depois fez "Glenk"!

segunda-feira, julho 16, 2007

Assim Não!

Professor, a viciação de resultados desportivos, através de “Frutinha” e “Café”, é uma coisa extremamente horrível, não é?
- É.

Portanto, devia ser proibido.
- Exacto.

Mas o FC Porto pode fazê-lo?
- Pode.

E o que é que lhe acontece, antes do início do próximo Campeonato?
- Nada.

Mas o FC Porto está a ir contra a Lei?
- Está.

E como é que o FC Porto é punido pela Liga?
- De maneira nenhuma!

Isso não é um bocadinho incoerente?
- Pshhttt... viciar resultados é proibido, mas o FC Porto pode fazê-lo, mas é proibido... mas o FC Porto pode fazê-lo, só que é proibido. O que é que lhe acontece? Nada!

#Inspirado na obra-prima dos Gato Fedorento.

#publicado em simultâneo com o
Encarnados

Os equipamentos alternativos

O Sporting revelou o seu equipamento alternativo. Todo preto com promenores amarelos. Finalmente alguem percebeu que apos um trofeu* segue-se um enterro de varios anos.

*Torneio do Guadiana nao conta.

Ainda nao vi o do Porto. De qualquer maneira este equipamento nao se enquadra no tema "alternativo", ja que por aquelas bandas referem-se ao segundo equipamento como Alterno.

O do Benfica vende mais que qualquer um em Portugal! Nao sei porque, mas vende...

sábado, julho 14, 2007

Calendario 07/08

1ª jor. (19 Ago): Leixões-Benfica :16ª jor. (13 Jan)
2ª jor. (26 Ago): Benfica- V. Guimarães :17ª jor. (27 Jan)
3ª jor. (2 Set): Nacional-Benfica :18ª jor. (3 Fev)
4ª jor. (16 Set): Benfica- Naval :19ª jor. (17 Fev)
5ª jor. (23 Set): Sp. Braga-Benfica :20ª jor. (24 Fev)
6ª jor. (30 Set): Benfica- Sporting :21ª jor. (2 Mar)
7ª jor. (7 Out): U. Leiria-Benfica :22ª jor. (9 Mar)
8ª jor. (28 Out): Benfica- Marítimo :23ª jor; (16 Mar)
9ª jor. (04 Nov): P. Ferreira-Benfica :24ª jor. (30 Mar)
10ª jor. (11 Nov): Benfica- Boavista :25ª jor. (6 Abr)
11ª jor. (25 Nov): Académica-Benfica :26ª jor. (13 Abr)
12ª jor. (2 Dez): Benfica- FC Porto :27ª jor (20 Abr)
13ª jor. (16 Dez): Belenenses-Benfica :28ª jor. (27 Abr)
14ª jor. (23 Dez): Benfica- E. Amadora :29ª jor. (04 Mai)
15ª jor. (6 Jan): V. Setúbal-Benfica :30ª jor. (11 Mai)

sexta-feira, julho 13, 2007

Santoladas 2007/08 - Take 1

Que jogador...



Se o Benfica pensa em contratar um medio e um avancado, porque nao fazer um 2-em-1 com este jovem e talentoso jogador Egipcio. Tenho a certeza que nao custa 9milhoes e na volta ate trocamos o Nuno Gomes (seria um 3-em-1).

1999-2003 - Akademisk Boldklub - 51(j)-12(g)
2003-2004 - FC Midtjylland - 47(j)-30(g)
2005-2007 - Werder Bremen - 16(j)-5(g)
2005-2006 - FSV Mainz 05 (loan) - 26(j)-9(g)
2006/2007 - FSV Mainz 05 - 14(j)-13(g)
2007/2008 - Hamburger SV - ?(j)-?(g)

Mohamed Zidan: 1.75cm/25 anos

quinta-feira, julho 12, 2007

SC IRENE 0 - 10 FC PORTO

Segundo o marvermelho apurou, os jogadores do Porto confundiram o clube de fim-de-linha holandes com uma amiga da Carolina Salgado.

terça-feira, julho 10, 2007

Vale a Pena?

Na vida há momentos de fraqueza em que pensamos, de forma mais compenetrada, se a conduta que temos vale, realmente, a pena. Como me considero uma pessoa honesta, por vezes penso se compensa continuar a sê-lo, mesmo que isso signifique que os objectivos por mim sonhados não cheguem a ser concretizados. A educação que tenho “proibe-me” de ter comportamentos inapropriados, comportamentos esses de que poderia, eventualmente, retirar outros dividendos mais… apetecíveis. Nunca surgiu uma oportunidade para falcatruas, também porque nunca as procuro, mas confesso que já pensei nisso! Será que teria a lucidez necessária para dizer não, evitando envergonhar os meus progenitores? Eles que sempre seguiram um modelo de vida que não tenho dúvidas que roça a perfeição e de que tenho imenso orgulho. Penso que sim, que diria não, mas dúvidas há sempre. Muitas ou poucas. Resolúveis ou não.

Transportando este pensamento para o Futebol Português – e tendo em conta que o Benfica continua com algumas dificuldades financeiras e em 13 épocas ganhou apenas um Campeonato Nacional –, valerá a pena exigir transparência e honestidade, ganhando pouco, ou os “sacrifícios” da Fruta e do Café, que enchem o armário de títulos, acabam por ser toleráveis? É preferível continuar, como diz o ditado popular, “pobrezinho mas honesto” ou será que para os despojos da vitória vale tudo? Se há quem se faça grande e feliz com corrupção, violência e outro tipo de Máfias, sem punição e desdém aparentes, porque é que nós não o poderemos fazer?

Tentador, não é? Neste país de contrastes, de impunidade e de injustiças, não acredito que nunca tenham pensado nisto, mesmo que de forma inconsciente. Honestidade e “Armário Vazio” ou Corrupção e “Armário Cheio”? É que a luta é desigual e, inquestionavelmente, as tristezas continuarão maiores para aqueles que não usufruem destas tácticas mais “alternativas”. Para vocês vale a pena?

segunda-feira, julho 09, 2007

Videoteca Encarnada #7 - Benfica 5-4 Charleroi UEFA Futsal Cup 2003/04


Depois de uma época memorável, com todos os títulos nacionais “no saco”, o Benfica vai voltar a ter a oportunidade de competir na prova mais importante de futsal a nível de clubes: a UEFA Futsal Cup. O sorteio para a versão 2007/08 desta competição já se realizou e a esperança renasce novamente: “Nós só queremos o Benfica Campeão Europeu!” Sendo assim, nada melhor do que recordar um dos maiores momentos do clube nesta modalidade, em 2003/04, quando o Benfica se tornou a primeira, e única, equipa portuguesa a garantir o apuramento para a Final. O adversário era o Action 21 Charleroi – Campeão Europeu, no ano seguinte, em 2004/05 – e o Benfica fez uma exibição memorável, vencendo por 5-4.

Treinados por Alípio Matos, faziam parte do plantel alguns dos jogadores que compõem o actual grupo – o guarda-redes Zé Carlos, o capitão André Lima, Zé Maria e Pedro Costa –, Ricardinho era um jovem inexperiente que até jogou poucos minutos, mas quem mais sobressaiu foi Arnaldo Pereira – um dos meus jogadores preferidos de sempre, que felizmente está de regresso ao clube – e o magnífico pivot Lukaian – que continua em negociações tendo em vista um possível regresso. Um pavilhão com muita gente a apoiar e uma "Noite de Inferno”. É isto o Benfica, o Glorioso!

#os coleccionadores podem fazer o download aqui, garanto que a qualidade da imagem é bastante melhor.

#Fotos: uefa.com e andrelima.net

#adicionado a Videoteca Encarnada

#publicado em simultâneo com o Encarnados

sexta-feira, julho 06, 2007

RAP e o cor-de-rosa

"Show me the Money!"


E esta, hein? Eu nunca digo nunca a um bom investimento...

quinta-feira, julho 05, 2007

Mais um "Filho" que Regressa...




O "Luvas Pretas" tem um grande talento para descobrir e trabalhar com jovens. E o Benfica deve ser feito pelos benfiquistas que têm capacidade...

"Quando regressei ao Benfica, no primeiro ano de Baroti, tínhamos uma equipa fantástica, que nesse ano ganhou o Campeonato, Taça, SuperTaça e chegou às Meias-Finais da extinta Taça das Taças. (…) O título foi ganho algumas jornadas antes do final do Campeonato, porém, o jogo que decidiu quase irremediavelmente o nosso avanço pontual ocorreu no Estádio da Luz. O jogo mais feliz da minha vida!

Uma parte muito importante de mim já estava no jogo, marcando um golo decisivo que eu pudesse dedicar à minha filha, que nasceu na noite… anterior. Sonhei com isso toda uma vida e de repente sou pai e não pude agarrar a minha filha, porque estava em estágio. (…) Muitos risos, muita alegria e pude sentir nos meus colegas uma determinação incomum. Percebi que, para eles, também aquele dia seria muito especial. Eles queriam dar-me aquela vitória, à minha filha, à minha família. (…)

O que é verdade é que ganhámos por 1-0 e, vá lá, adivinhem de quem foi o golo? Claro, foi meu, ou melhor, foi da minha filha. Esse golo deu-nos o Campeonato e a mim o maior prémio da minha carreira. Por muitos anos que possa ainda viver, nunca mais esqueço esse jogo, esse golo. A brincar costumo dizer aos meus amigos mais chegados que a minha filha já deu um título ao Benfica. É verdade!"


João Alves in "Pela Mística Dentro" de José Marinho (pág. 154 e 155)

segunda-feira, julho 02, 2007

Equipamentos 2007/08

É o regresso da sobriedade e da tradição ao equipamento principal. Gosto imenso, até já comprei um. O cor-de-rosa é, simplesmente, abominável!

#Foto: SerBenfiquista