quarta-feira, maio 04, 2005

Silêncio de ouro!?!

São muitos os que agora tentam passar a ideia de que forma os unicos a dar o real valor ao técnico José Mourinho. Alguns até são ofensivos a tentar fazer essa demarcação, como por exemplo o Jorge Maia (perguntem ao Gil quem é a besta):

JORGE MAIA - Portugal descobriu este ano que José Mourinho é o melhor treinador do Mundo. Todo Portugal? Bem, todo não. Há uma imensa minoria de portistas que estavam fartos de saber que José Mourinho é o melhor treinador do Mundo há pelo menos um bom par de anos mas, retorcidos como são, guardaram segredo. O resto do país andava com a cabeça enfiada na areia até ao pescoço para não ser obrigado a ver, deixando outras partes da respectiva anatomia desprotegidas. Ora, desde que deixou de ser treinador do FC Porto, Mourinho passou a ser visto com outros olhos pelo resto do país. Hoje, depois de ter ganho um campeonato em Inglaterra, é unânime em Portugal. Por cá, não lhe chegaram dois campeonatos, uma Taça de Portugal, uma Taça UEFA, uma Liga dos Campeões e uma Supertaça para ultrapassar esse estigma de treinar o FC Porto mas José Mourinho também não é o primeiro português a ter que sair do país para ser devidamente reconhecido. Já aconteceu antes, e há-de acontecer depois. Ora, por sinal, Mourinho foi campeão em Inglaterra pelo Chelsea um clube que não recolhe os favores da imprensa nem do público. Lá, como cá, só é amado pelos "seus" e odiado por todos os outros. Um dia, inevitavelmente, há-de deixar o Chelsea como deixou o FC Porto. A partir desse dia haverá um ror de ingleses a tirar a cabeça da areia, a sacudir os restos do cabelo e a respirar de alívio. Um ror de ingleses que hão-de admitir que José Mourinho é o melhor do Mundo. Até lá, provavelmente vão continuar de quatro, com a cabeça tapada e o traseiro descoberto, à mercê dos elementos e das intempéries. Depois ainda se queixam que ele tem mau feitio quando sentirem formigueiro lá onde o sol não brilha. Eu sei. Já vi acontecer antes."

E não é que ninguém é perfeito?!? Se por um lado, o ser Português impediu-me de gostar da vitória da minha equipe preferida (Liverpool), por outra perspectiva até achei bem, confesso que até sorri com a derrota do Chelsea. Por causa do Mourinho? Talvez. Embora seja o unico treinador que ao passar pelo Porto pensou pela sua própria cabeça. Confesso que acho o Mourinho um grande profissional como técnico e não é de agora. Fui uma das muitas vozes discordantes a quando da saída do meu clube, confesso que fiquei fodido quando ele foi para o Porto, confesso que adorei ele ter rasgado a camisola sportinguista do Rui Jorge, confesso que amei o “parece gente de Palermo” para rotular os dirigentes do FCP e acima de tudo, todo o respeito que demonstrou pelo Sport Lisboa e Benfica. Afinal ele sabe quem o descobriu e essa é a minha ultíma confissão. Agora, se o Jorge Maia apanha na peida e já viu acontecer antes, é uma confissão dele. Mas obrigado por partilhar a sua intimidade e aposto que sei onde ele foi empalado alarvemente. Na mata do Jamor, um final de tarde de Maio.