terça-feira, agosto 01, 2006

Sempre a somar!

A situação já atingiu proporções inimagináveis e irrecuperáveis! Contra uma equipa fraquinha, com um orçamento muito inferior ao do Benfica, os comandados de Fernando Santos foram copiosamente derrotados, e no primeiro tempo temi por uma derrota épica. Em 7 jogos da pré-época o Benfica só ganhou 3 – e um deles contra uma equipa de amadores – mas o problema nem está todo nos maus resultados.

O problema do Benfica é a passividade e a falta de ideias da equipa. Quantas oportunidades de golo criou o Benfica hoje e nos 2 jogos anteriores? Quantos cruzamentos, quantos remates, jogadas de perigo real… muito poucas! Tipicamente, as equipas de Fernando Santos jogam desta forma, na expectativa, e por isso não entendo o que estava Luís Filipe Vieira a pensar quando foi buscar uma catástrofe como o Nandinho. A 1ª parte foi um autêntico massacre e só não se traduziu em grande goleada por alguma sorte.

O que mais me incomoda é o total desnorte do banco do Benfica. Foi patética a mudança de táctica quando já estavam 2 secos no placard. Então mas é para ser o 4-4-2 losango ou não, amigo Fernando? É que se não é para manter essa táctica, o plantel já está todo mal organizado, com poucos extremos e demasiados avançados!
Há convicção nas ideias que se tem ou quando se estiver a perder, e numa situação de enorme pressão, troca-se tudo e abandona-se o esquema treinado durante a semana? À espera de milagres, é?


Ao fim ao cabo, o Benfica acabou por levar novo bailinho e esteve próximo um enxovalho à moda antiga. Com Fernando Santos toda a gente sabe que não temos hipótese nenhuma e há que mudar urgentemente de treinador, mas para alguém com grandes credenciais a nível europeu. E até já apareceram os tiques com a gravata, tirem-me deste pesadelo!

Ainda assim nem tudo foi uma catástrofe – mas quase – e Manú fez uma grandíssima exibição, velocidade estonteante, uma assistência para golo e acima de tudo muita atitude… principalmente quando esteve no seu flanco predilecto. Paulo Jorge também fez uns bons 60 minutos e embora se saiba que os gregos “fecharam a loja” no 2º tempo a reacção destes dois elementos, a jogar em 4-3-3 - um desdobramento em 4-2-3-1, foi positiva.

Não deu para ver nada de especial do reforço Fonseca, embora tenha estado bastante activo com alguns passes em bom nível. Há também muita gente em más condições físicas, o que não abona nada em favor do Preparador Físico do clube. Enfim, a equipa de futebol do Benfica está a saque e só um milagre salvará os adeptos de uma época de desilusão e frustração. E há responsabilidades a apurar!



Estou muito apreensivo para o jogo da Liga dos Campeões na próxima semana, não auguro nada de bom e aí poderá ficar grande parte das esperanças desta época. Se a Direcção não fizer nada…venha 2007/08!

NDR: Homens aos beijinhos? Que cultura tão diferente da nossa!


Ficha do jogo:

Jogo de Apresentação do AEK aos Sócios

Estádio Olímpico Spiros Louis

Árbitro: Giorgios Kasnateris (Grécia)

AEK DE ATENAS – Sorrentino; Cirillo; Moras, Pautaso e Georgeas; Emerson, Ivic e Lagos; Júlio César, Liberopoulos e Kapetanos.
Jogaram ainda: Kiriakidis, Tziortziopoulos, Pliatsiakas, Hetemaj, Bourbos, Papastathopoulos e Tozser.

SL BENFICA – Quim; Nélson, Luisão, Ricardo Rocha e Léo; Petit, Katsouranis, Karagounis e Rui Costa; Manú e Nuno Gomes.
Jogaram ainda: Alcides, Anderson, Nuno Assis, Paulo Jorge, Diego e Fonseca.

Disciplina: Léo (28 m), Nélson (32 m) e Georgios (53 m).

Golos: 1-0, Kapetanos (19 m); 2-0, Liberopoulos (23 m); 3-0, Kapetanos (40 m); 3-1, Paulo Jorge (45 m).

Fotos: Action Images e Record

#publicado em simultâneo com os Encarnados