sábado, janeiro 05, 2008

Crónica 15ª Jornada - Implosão em Setúbal...


O Benfica até nem fez um mau jogo, e voltou aquela atitude que terá faltado no Restelo, mas não chegou para ganhar, em virtude de mais um erro catastrófico do tal defesa do costume. Fazer a marcação por trás, e com os olhos, não está ao alcance de todos os craques! O resultado acaba por ser algo injusto – Quim fez alguma defesa? – mas tudo isso passa para segundo plano tendo em conta o deplorável “espectáculo” – eu nunca tinha visto algo assim neste clube –, dado por dois atletas categorizados, em pleno relvado. E um deles é um dos sub-capitães! Esperam-se medidas exemplares para uma das cenas mais humilhantes do Benfica dos últimos tempos. Esta atitude talvez diga muito sobre o ambiente de balneário do clube. Preocupante, no mínimo.

Camacho fez aquilo que eu faria na gestão do caso Luisão/Katsouranis, e aí esteve muito bem, mas também me tem desiludido um pouco. Não compreendo como se aposta num dos piores laterais da História do Benfica. Não compreendo como se insiste em Maxi, que é um jogador sem qualidade para o Benfica, independentemente da posição que ocupa. Também não compreendo este 4-2-3-1, com Cardozo sozinho, se não há verdadeiros extremos de classe. Mas Camacho, mesmo com responsabilidades, é o menos culpado deste Benfica sem a qualidade exigível.


Em relação a arbitragem, mais um péssimo trabalho de Paulo Paraty. Sinceramente, não compreendo como este personagem conseguiu, alguma vez, ser árbitro de futebol. Só se justifica, mesmo, com os "tachos" da AF Porto. Ajuíza mal, posiciona-se mal, é arrogante, é mau na interpretação das leis de jogo, é "carroceiro"... enfim, é uma vergonha! Num jogo em que só houve cartões amarelos para jogadores do Benfica, vá-se lá saber porquê, o árbitro do Porto teve a sorte de não existirem casos na área ou possíveis lances para expulsão. Mesmo assim, Paraty prolongou os descontos da 1ª parte a mais 2 minutos daquilo que estava definido - e ninguém percebeu porquê mas o Setúbal agradeceu e aproveitou para criar duas oportunidades flagrantes de golo -, e termina a partida com um lance perigoso de contra-ataque da equipa da casa.

Foi a implosão do tal “grande” Benfica e nem o golo do salvador de sempre, humilhado por alguns mas no coração de muitos, dilui mais uma tristeza da alma benfiquista. Está na hora de acabar a “Feira das Vaidades”, meus caros. Ontem já era tarde! O FC Porto prepara-se para somar mais um título, pelo que só a Justiça Desportiva terá uma palavra a dizer em 2007/08. Fevereiro será um mês interessante nesse aspecto! Há que acreditar!

NDR: Será que o “SLB, SLB, Filhos da Put…” se tornou o hino residente de todo e qualquer estádio português? Será que o cidadão que vai aos estádios não tem civismo?

Ficha do Jogo:

15ª Jornada da Liga BWin

Estádio do Bonfim, em Setúbal

Árbitro: Paulo Paraty (AF Porto)

VITÓRIA SETÚBAL: Eduardo; Janício, Auri, Robson e Adalto; Sandro (Filipe Gonçalves, 77 m), Elias e Ricardo Chaves; Paulo Roberto (Edinho, 32 m), Claúdio Pitbull e Matheus (Bruno Gama, 74 m).

SL BENFICA: Quim; Luís Filipe, Luisão (Edcarlos, 68 m), David Luiz e Nélson; Petit e Katsouranis (Mantorras, 68 m); Maxi Pereira, Rui Costa e Cristián Rodríguez (Di María, 32 m); Óscar Cardozo.

Disciplina: Amarelos a Rodríguez (28 m), Di María (43 m), Luisão (63 m) e Rui Costa (83 m).

Golos: 0-1, Mantorras (71 m); 1-1, Edinho (88 m).

#Fotos: AFP-Getty Images

#adicionado a Crónicas 07/08

#publicado em simultâneo com o Encarnados