sábado, janeiro 12, 2008

Crónica 16ª Jornada - Um Robin Hood... ao Contrário!

Como sabem, a lenda de Robin Hood relata as aventuras, e desventuras, de um indivíduo que rouba aos ricos para dar aos pobres. Talvez censurável mas, efectivamente, com boas intenções. Não é o caso deste de que vos falo. Em virtude da escassez de vitórias, de bom futebol, de jogadores de categoria, de dirigentes competentes e benfiquistas, e de títulos, não podemos considerar o Benfica um dos “ricos”. O Sport Lisboa e Benfica é, actualmente, um “pobre”, que tenta sobreviver às amarguras de Nottingham, leia-se Liga BWin. No jogo de hoje, frente ao Leixões, esteve em campo um Robin Hood, coadjuvado por um muito pequenino Little John da arbitragem da AF Porto. Este Robin Hood, ou, se quiserem, Paulo Costa, roubou despudoradamente o "pobre" Benfica e, ao seu jeito, impediu que, com muito esforço, o Leixões saísse derrotado. Não nego que o Benfica fez uma exibição verdadeiramente ridícula, ao nível do que de pior se viu em muitos anos, mas a arbitragem deste Golden Robin foi qualquer coisa de inacreditável.

Sempre do mesmo lado do campo, e percebem porquê, tudo começou com a desavergonhada anulação de um golo limpo a Nuno Gomes, por um fora-de-jogo claramente inexistente. Pouco tempo mais tarde, Cardozo é agarrado e puxado na área – e o leixonense utiliza, de forma ostensiva, os dois braços – mas nada é assinalado. Depois, Beto e Di Maria envolvem-se num choque e o guarda-redes do Leixões parece agredir, com uma patada, o jovem jogador do Benfica. Não seria vermelho directo, e penalty, caro John? O lance mais duvidoso acaba por ser o empurrão sobre Léo, assinalado, que talvez até seja dentro da área. A mim pareceu-me, mas será que vale a pena dar o benefício da dúvida à comandilha? O caricato é que Robin Hood preparava-se para deixar ficar a "esmolinha na caixa do pobrezinho", assinalando o penalty, mas o "companheiro de viagem" relembrou-lhe que não podia ser. Little John, sempre ele!

Sim, o Leixões fez um bom jogo e faltam, claramente, jogadores de qualidade ao Benfica. Maxi Pereira e Nuno Assis mostraram mais uma vez que não têm qualidade para envergar a camisola de um clube que, outrora, era “riquíssimo”. Di María continua perfeitamente inconsequente, quando é chamado à titularidade, e hoje até terá feito a pior actuação de sempre de águia ao peito. Há jogadores nucleares em péssima forma, como Petit e Luisão. Rui Costa também não está bem e, na realidade, faltam craques que decidam jogos. Os tais Miccolis e Simãos que não há neste “grande plantel”. Talvez, com este mau resultado, acabem de vez os mitos do “Maxi Pereira ser um grande lateral-direito” e do “Benfica arrasar com dois avançados". As coisas, como se viu, não são assim tão lineares. Já vejo muitas vozes discordantes de Camacho, algumas até indignadas. Eu não vou por aí, pois já chega de "rodar" tantos treinadores e ficar sempre na mesma. O problema desta época não está na táctica, e nem, na minha opinião, no treinador. O verdadeiro problema deste Benfica à deriva tem um rosto, e esse rosto está bem identificado. É tipo um Rei Midas, mas ao contrário. “E vocês sabem de quem eu estou a falar…”

NDR: No meio de tanta desgraça sobressaiu um jogador que desconhecia e que fez uma actuação simplesmente brutal: Jorge Gonçalves, extremo-direito de 24 anos. Não há nenhum destes lá pela Argélia?

Ficha do Jogo:

16ª Jornada da Liga BWin

Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: Paulo Costa (AF Porto)

SL BENFICA: Quim; Nélson (Nuno Assis, 60 m), Luisão, David Luiz e Léo; Maxi Pereira, Petit, Rui Costa e Dí Maria (Freddy Adu, 78 m); Nuno Gomes e Óscar Cardozo (Mantorras, 73 m).

LEIXÕES SC: Beto; Nuno Diogo, Elvis, Filipe Oliveira e Ezequias; Jorge Gonçalves, Bruno China, Hugo Morais e Diogo Valente (Vieirinha, 85 m); Roberto (Tales, 89 m) e Nwoko (Pedro Cervantes, 71 m).

Disciplina: Amarelos a Nwoko (35 m), Nuno Diogo (48 m), Ezequias (57 m), Luisão (65 m), Petit (69 m), Filipe Oliveira (72 m), Rui Costa (90+5 m).

#Fotos: AFP-Getty Images

#adicionado a
Crónicas 07/08

#publicado em simultâneo com o
Encarnados