quinta-feira, março 06, 2008

Crónica Taça UEFA - Indisciplina, Incompetência e Azar!

Já sem contar com as inúmeras baixas e com a morte do pai de Camacho, aconteceu de tudo ao Benfica, neste jogo. Óscar Cardozo, de forma inqualificável, agrediu um adversário e foi, justamente, expulso. Que seja exemplarmente multado pelo clube, já que destruiu por completo a estratégia da equipa. Luisão, que tanta importância tem, lesionou-se a meio da primeira parte e já não pôde continuar a dar o seu contributo à equipa. Rui Costa esteve desinspiradíssimo, o que costuma minar completamente o futebol encarnado, e o próprio golo inaugural do Getafe tem origem num lance fortuito, com um ressalto de bola à mistura. Enterra de serviço: Edcarlos, como sempre. No entanto, pensei que o Getafe fosse criar mais dificuldades ao Benfica, do que criou. Isto apesar de serem uns justos vencedores, tal como previ que seriam. A equipa do Benfica mostrou, na esmagadora maioria do encontro, a sua preocupante vulgaridade europeia. Isso, meus caros, só não vê quem não quer.

É, de facto, um dos piores conjuntos que o Benfica apresentou na Europa nos últimos anos, e ainda mais se agudiza esse facto com a ausência dos tais dois jogadores referidos acima. Foi preciso entrar o "Salvador” Mantorras para que, nos minutos finais, se conseguisse deixar uma imagem global menos negativa no plano europeu. O Benfica sai obviamente derrotado da Luz, e sairá irremediavelmente eliminado desta eliminatória, mas acaba por, no meio desta mediocridade enojante, ganhar um jogador: Marco Zoro. O jovem marfinense, depois de vários maus momentos de vermelho vestido, mostrou que tem qualidade suficiente para ser, pelo menos, uma alternativa bem mais acertada do que o tal enterra de serviço. Neste jogo isso foi bem evidente, sem uma única falha no cartório. Um defesa que actua vários anos na Série A não pode ser a nulidade que se viu em Setúbal, por exemplo.

Notas positivas, também, para o MVP Léo, para o sempre entusiasmante Cristián Rodríguez e para o esforçado Sepsi. Di María, pela 4ª vez consecutiva, não passa de um desastre absoluto. Surpreendentemente, Katsouranis voltou às más exibições, com destaque para os inúmeros passes falhados. Muito bem Quim, como de costume. Arbitragem fraquinha, mas sem influência no resultado. Só faltou o amarelo alaranjado a Edcarlos, depois daquele falhanço anedótico a meio metro da baliza, e ao jogador que faz uma entrada dura, por trás e sem bola, a Rui Costa. A 2ª mão, em Madrid, será apenas para cumprir calendário, ou melhor, espero que não seja pior que isso. Não me digam que têm, ou tinham, outra ideia?

NDR: Nojentos os cânticos ofensivas para com Espanha. Quem, em vez de apoiar o seu próprio clube, canta ofensas ao adversário, não deve ser bom da cabeça. Estádio da Luz quase vazio e amorfo, é esta a última herança do Benfica de Vieira. Ajustado, pois! Mas o que o Benfica precisa mesmo é de um daqueles guarda-redes que defendem com as mãos fora da área. Hoje tinha dado um jeitão! Vukcevic é impressionante.

Ficha do Jogo:

1ª Mão dos Oitavos-de-Final da Taça UEFA

Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: Grzegorz Gilewski (Polónia)

SL BENFICA: Quim; Nélson, Edcarlos, Luisão (Marco Zoro, 28 m) e Léo; Katsouranis e Rui Costa; Cristián Rodríguez, Di María (Mantorras, 61 m) e Sepsi; Óscar Cardozo.

GETAFE CF: Óscar Ustari; Cosmin Contra, Belenquer, Cata Diáz e Licht; Casquero; Pablo Hernandez, De la Red (Fábio Celestini, 72 m) e Granero (Mário Cotelo, ao int.); Bráulio (Manu, 61 m) e Albin.

Disciplina: Amarelos a Bráulio (21 m), Granero (34 m), Licht (81 m), Casquero (84 m) e Pablo Hernandez (90 m). Vermelho directo a Óscar Cardozo (9 m).

Golos: 0-1, De la Red (25 m); 0-2, Pablo Hernandez (67 m); 1-2, Mantorras (76 m).

#Fotos: AFP-Getty Images e Reuters

#adicionado a
Crónicas 07/08

#publicado em simultâneo com o Encarnados