quarta-feira, março 12, 2008

Crónica Taça UEFA - Uma Perfeita Perda de Tempo!

Ver os jogos do Benfica é isso. Perder tempo! 18 contratações, 32 milhões de euros gastos e 3 treinadores. Foi o Canto do Cisne da "Gestão" Vieira em 2007/08, uma regressão desportiva a patamares dos 90's. Pouco há a dizer do jogo, em concreto. O Benfica mostrou a habitual falta de classe e perdeu justamente, como já se esperava. O remate de Makukula ao poste foi uma réstia de esperança para os poucos que ainda acreditavam, eu próprio até nem estive muito atento ao desenrolar da partida – ainda nem sequer vi o golo espanhol. Esta eliminatória foi ferida de morte com a tal expulsão, justa, de Óscar Cardozo no jogo da 1ª mão. Depois, com um mau resultado em casa e estando num ciclo negativo, é sempre complicado dar a volta a uma derrota já no campo do adversário, e com um número muito grande de baixas e de jogadores em forma física deplorável.

Não era o resultado que Fernando Chalana merecia, obviamente. Ele que foi, porventura, o melhor jogador da história do Benfica pós-Eusébio. Infelizmente não foi possível deixar uma boa imagem em Espanha, e até se perdeu um pouco do respeito imposto depois dos jogos com o Villarreal e o Barcelona. É, no entanto, algo inevitável depois das derrotas... acontece com todos os clubes. No entanto, o Benfica encontra-se numa recessão institucional e desportiva, óbvias para todos menos para um Presidente que já roça o desespero. As declarações de Luís Filipe Vieira no final do jogo são de um completo delírio pessoal, invocando fantasmas com uma década e prometendo, mais uma vez, aquilo que não pode garantir. Não sei se este plantel é o pior ou o melhor dos últimos 10 anos, mas esta equipa tem alguns dos piores jogadores que já envergaram a camisola do Benfica. Edcarlos e Maxi Pereira estão nesse lote, indiscutivelmente. Di María e Makukula não passam de bluffs, o último sempre disse que o seria. Depois, com a veterania de Petit, Nuno Gomes e Rui Costa.... bem, é fazer as contas.

Léo e Katsouranis acabaram por ser os melhores da noite, mas foi pouco para a grandeza do, ainda, maior clube português. A arbitragem passou algo despercebida, pelo menos do que vi, mas com um vermelho directo por mostrar a um tipo que deu um coice em Léo. Quanto a isto, que é algo que envergonha qualquer benfiquista honesto, resta-me exigir que sejam apuradas responsabilidades e que os prevaricadores sejam punidos. Se é que houve alguma prevaricação, pois até me parece um acto desesperado de acusados. Ao contrário da malta menos séria, que infelizmente pulula no Futebol Português há 30 anos, nunca serei a favor de “abafanços”.

Os cobardes que atiram isso à cara das pessoas – curioso só se saber agora, vários anos depois de rebentar o Apito Dourado, e logo depois de uma derrota do Benfica –, “esquecem-se” quem vai a Tribunal defender-se de acusações gravíssimas. Mas dessa gente miserável, felizmente, não reza a história. Os sérios sabem o que se passa, pois é preciso ter muita força para ir contra o poder instituído. Aliás, toda a gente sabe que o mau momento institucional do Benfica também é da responsabilidade das impunes práticas criminosas, daqueles que todos sabemos quem são. É algo que jamais será reparável, mesmo com condenações efectivas. O próprio Sporting também está a sofrer com isso, é revoltante mas é o país que temos. Como alguém disse: “Antes problemas Desportivos, do que problemas com a Justiça!” Touché.

NDR: Se era para dar este triste espectáculo, mais valia ficarem em casa, e não irem manchar ainda mais a imagem do clube. Depois é a polícia que é má e injusta, não é?

Ficha do Jogo:

2ª Mão dos Oitavos-de-Final da Taça UEFA

Coliseum Alfonso Pérez, em Madrid

Árbitro: Victor Kassai (Hungria)

GETAFE CF: Pato Abbondanzieri; Cosmin Contra, De la Red, Tena e Licht; Mário Cotelo (Cortés, 74 m), Fábio Celestini, Casquero e Jaime Gavilán (Juanfran, 79 m); Albin e Kepa Blanco (Signorino, 68 m).

SL BENFICA: Quim; Nélson, Edcarlos (Sepsi, 73 m), Katsouranis e Léo; Petit; Maxi Pereira (Di María, 58 m), Rui Costa e Cristián Rodríguez; Nuno Gomes (Mantorras, 65 m) e Makukula.

Disciplina: Amarelos a Katsouranis (14 m), Abbondanzieri (38 m), Maxi Pereira (55 m), Cotelo (60 m), Edcarlos (69 m), Licht (73 m) e Léo (87 m).

Golos: 1-0, Albin (77 m).


#Foto: Reuters

#adicionado a
Crónicas 07/08

#publicado em simultâneo com o
Encarnados