segunda-feira, abril 07, 2008

Crónica 25ª Jornada - Tudo Controlado...

Duas partes distintas, a primeira menos boa e a segunda de enorme qualidade, mas sempre com o Benfica em total controlo de jogo. O Boavista pareceu-me uma equipa mais ou menos acessível, com alguma dificuldade nas transições de jogo e um deficit gritante em termos de finalização. Este mesmo Boavista, se se recordam, até acabou goleado por 6-1 na primeira volta, em jogo disputado na Luz. Esta espécie de losango de Fernando Chalana tem melhorado bastante a equipa, visto que faltam os tais extremos de qualidade que podem ser decisivos. A entrada de Di María, nas segundas-partes, tem sido bastante importante e é assim que Chalana, na minha opinião, deve continuar a fazer. Tenho a dizer, ainda, que tenho estado bastante satisfeito com as últimas opções de Chalana. Têm estado, quase todas, no mesmo enquadramento que tenho deste Benfica. Chalana até não tem o dom da palavra, mas tem tido intervenções que me têm agradado. A que teve no flash interview, neste jogo a zeros, acabou por ser de alto nível.

A nível individual há destacar, pela negativa, os horríveis Edcarlos e Maxi Pereira. Continuo a não entender como se gastaram 5 milhões de euros nestas “peças”, estando, por exemplo, Romeu Ribeiro e Miguel Vítor emprestados ao Aves. Mal por mal, não acredito que os putos fariam muito pior, e sempre eram jogadores da casa em permanente evolução. Rui Costa fez um jogo muito abaixo do que tínhamos visto ultimamente, e o Benfica saiu prejudicado por isso, principalmente no último passe. Nuno Gomes fez uma excelente partida, e o próprio Quim acabou por estar muito bem no pouco trabalho que teve. Defendeu, inclusivamente, um penalty… e já é o 2º nos últimos tempos, depois daquele na Vila das Aves, na temporada passada. Katsouranis será, provavelmente, o melhor elemento em campo, bem secundado por Cristián Rodríguez e, novamente e já é norma, pelo defesa/médio/avançado Léo. Bom jogo de Petit, também. O #6 parece querer, tal como Nuno Gomes, entrar em forma para o Euro 2008. Cardozo e Nélson muito aquém do esperado, principalmente o último que continua a não levantar a bola nos cruzamentos.

Assistimos a uma excelente exibição do Benfica mas que, infelizmente, não deu para ganhar. O nulo penaliza bastante a equipa encarnada, que merecia uma vitória clara. E não deu para ganhar por alguma azelhice na finalização - e isso tem sido um grande problema ao longo da época -, por uma grande exibição do guarda-redes contrário, e muito porque Lucílio Baptista deu um espectáculo à FC Porto dos '90. Na primeira parte há um penalty bem assinalado a Edcarlos – parece-me uma falta óbvia, e desnecessária, de um jogador absolutamente miserável –, e também há uma mão na bola de Nélson, que me parece igualmente faltosa à de Mangualde na jornada passada, mas que é precedida de um fora-de-jogo de Mateus. Portanto, ao não assinalar nada, são dois erros no mesmo lance, a beneficiar uma e outra equipa. Há quem diga que a mão na bola não é intencional mas, sendo coerente, o lance é igualzinho ao do Benfica 4-1 Paços.

A segunda parte deve dar para bater o recorde mundial de penaltys não assinalados em apenas 45 minutos: dois do já amarelado Mateus na mesma jogada, um sobre Petit e outro absolutamente escandaloso sobre Léo; um em que Moisés se encavalita em Rodríguez e derruba-o de forma espectacular, algo que passou incólume às câmaras da SportTV; e outro parecido com o de Nélson, já no final do jogo, numa alegada bola na mão a impedir o golo vitorioso do Benfica. Nesse lance, que é bastante duvidoso, seria, também, cartão vermelho para o jogador do Boavista. Portanto, fazendo as contas, são 4 penaltys por assinalar e duas expulsões perdoadas. Não me lembro de, nos últimos tempos, algo do género acontecer! Quanto muito lembro-me de ficarem 3 penaltys por assinalar, num célebre Penafiel 1-0 Benfica arbitrado por Pedro Proença, no último título encarnado. Assim, é inédito! A expulsão directa de Rissut é mais que óbvia, numa entrada que dá para partir a perna de Rui Costa. Quanto aos fora-de-jogo parece-me que houve um bom trabalho dos auxiliares. O árbitro de Setúbal teve, ainda, muitos pequenos erros ao longo do jogo, para um lado e para outro, nomeadamente ao ser complacente com algumas entradas duras de parte a parte. Faltaram bastantes amarelos neste jogo.

Será preciso um Benfica fortíssimo para conseguir manter o 2º lugar da Liga, porque já se viu o que vamos ter até ao final da temporada. Tenho algumas dúvidas que o Benfica consiga manter a posição que ocupa. Já deu para ver que o recente título não dá para satisfazer algumas pessoas, e só mesmo o prejuízo do Benfica parece interessar. Como bem disse Chalana, houve coragem para fazer uma arbitragem assim, mas para mostrar um pouquinho de honestidade, hoje, já não houve vontade. Contínuo tranquilo, no entanto, porque tenho uma tendência para não ligar muito a uma possível classificação do Benfica que vá para além do 1º lugar. Não havendo título, tudo me parece muito relativo, mesmo que o Vitória de Guimarães continue a ser levado ao colo nesse objectivo.

NDR: Aí está o primeiro bis de Simão Sabrosa com a camisola do Atlético, num peculiar 6-3. E vão 7 golos na Liga Espanhola, para já o 3º melhor marcador do clube em 2007/08. Excelente!

O vídeo anterior é do nsalta. Falta, ainda, o tal lance de Moisés sobre Rodríguez e, se quiserem, a mão na bola de Nélson precedida de fora-de-jogo.

Ficha do Jogo:

25ª Jornada da Liga BWin

Estádio do Bessa, no Porto

Árbitro: Lucílio Baptista (AF Setúbal)

BOAVISTA FC: Peter Jehle; Rissutt, Moisés, Marcelão e Angulo; Fleurival (Gilberto, 74 m), Diakitê e Jorge Ribeiro; Laionel (Fary, 69 m), Mateus e Zé Kalanga (Hussein, ao int.);

SL BENFICA: Quim; Nélson, Katsouranis, Edcarlos e Léo; Petit; Maxi Pereira (Di María, 60 m), Rui Costa e Cristián Rodríguez; Nuno Gomes (Mantorras, 77 m) e Óscar Cardozo;

Disciplina: Amarelos a Edcarlos (23 m), Katsouranis (26 m), Mateus (38 m), Zé Kalanga (40 m), Maxi Pereira (58 m), Angulo (80 m), Petit (86 m) e Gilberto (90+3 m). Vermelho directo a Rissut (79 m).


#Fotos: Reuters

#adicionado a Crónicas 07/08

#publicado em simultâneo com o
Encarnados