domingo, dezembro 10, 2006

Crónica 13ª Jornada - Paraty, vai um "Chocolatinho"?


Um ano depois, nova arbitragem simplesmente inqualificável, e uma postura sofrível da equipa durante quase 70 minutos – é o “deixa-andar” nandinhesco –, custaram dois pontos frente a esta empenhada equipa da Naval e deixam o título completamente fora do alcance do Benfica. Como é possível ter uma atitude tão expectante e, depois de acordar já tarde, falhar tantos golos?
Não acredito em milagres e, tendo em conta que o Benfica não tem nem um treinador competente nem uma equipa suficientemente forte para lutar contra esta podridão, o Campeão Nacional será aquele que já estava escolhido ainda antes da prova se iniciar. Apoio que se faça um Decreto–Lei a declarar o FC Porto Campeão Nacional Ad Eternum, jogando o Benfica longe deste Campeonato repugnante… possivelmente na 2ª Divisão Espanhola, com um posterior ingresso na Liga principal. É só uma ideia!

Melhores em campo, os que o têm sido nos últimos tempos: imperial Ricardo Rocha, velocista Léo, pendular Katsouranis e, principalmente, o irrequieto capitão Simão Sabrosa… que permanece numa forma estupenda.
Nélson continua a sua série de patetices defensivas e controlos de bola ridículos em zonas perigosas, Petit tem vindo a baixar de forma de há 2 ou 3 jogos para cá e Quim teve pouquíssimo trabalho para se poder avaliar. Luisão foi a sobriedade em campo, não tendo registado um único erro em 90 minutos. Fiquei algo desiludido pelo seu desacerto nas bolas paradas ofensivas, já que hoje era um jogo para aparecer.

Deu para ver o que a falta de ritmo faz a jogadores como Paulo Jorge, Karagounis – que antes das lesões estavam em grande e hoje estiveram próximo de nulidades – e Kikín Fonseca. É no que dá ter um treinador que não possibilita minutos aos atletas, depois precisa deles para resolver os jogos e… eles não conseguem dar o melhor de si. Apreciei alguns pormenores técnico-tácticos do mexicano mas falta-lhe aquela dose de confiança para poder ser mais egoísta e tentar rematar para o golo!

Cometi um erro ao pensar que o Benfica seria beneficiado pela arbitragem, nesta jornada, para continuar a sessão recorrente de “areia para os olhos”… mas não, a sem-vergonhice de Paulo Paraty não tem limites. Fica mais um penalty por assinalar por mão na bola de Gilmar e uma expulsão por duplo amarelo perdoada a Orestes por duas vezes. O 1º livre à entrada da área, depois de sucessivas faltas não assinaladas sobre Karagounis e Simão, foi apontado já passava mais de uma hora de jogo. Surreal o número de vezes que o grego teve de ir dizer a Paraty que tinha sofrido falta, depois da equipa de arbitragem não deixar organizar uma jogada de ataque! Faltou também um amarelo para Ricardo Rocha já que, apesar de não me parecer propositado, aquele cotovelo "maroto" tem de ser sancionado.
Os minutos finais foram, como seria de esperar, de autêntico “tiro ao boneco” mas faltou, mais uma vez, a tranquilidade exigível para conseguir vencer a partida.

As lesões também têm tido importância no descrédito deste Benfica 2006/07. Vendo que Miccoli e Rui Costa só poderão jogar no próximo ano e sabendo que a Preparação Física da equipa está, visivelmente, em más mãos, apanhamos um susto quando vemos um banco com Moretto, Beto, Mantorras e Marco Ferreira…
Mais uma vez ficou uma alteração para efectuar! Definitivamente que Fernando Santos é do tempo onde só se podiam fazer 2 substituições. Penso que já está confirmado que, ao longo dos tempos, não houve evolução na sua postura de banco.

Depois de tudo o que se tem passado nestes anos, e principalmente vendo as recentes revelações bombásticas, porque é que continuamos a insistir em ver Futebol? É apenas procurar um motivo para nos chatearmos e até arranjar uma úlcera inesperada e indesejada! Sinceramente já me vão faltando as forças, como eu gostava de não ligar nenhuma a isto... até pagava para me livrarem deste "inferno"!
Para o ano, se ainda for com Nandinho ao leme, continua a não haver qualquer hipótese na conquista de títulos. Direcção, é hora de acordar!

NDR: Porque continua o Futebol Português na TVI? Recuso-me a assistir a este circo de qualidade medíocre! Desde as ridículas entrevistas a espectadores antes, no decorrer e até depois dos jogos, focos de câmaras nas pernas, cotovelos e nas chuteiras dos jogadores, passando por “Valdemares” Duarte e até flash interviews vindos de outra Galáxia.
Será que temos de continuar a levar com a “novelização” da Liga Portuguesa, ao estilo Doce Fugitiva, Anjo Selvagem e Morangos com Açucar?

A patetice chegou ao extremo quando vemos no tal programa de antevisão da jornada, dito de qualidade TVI, um resumo de golos menos ortodoxos acompanhados de sons de galinhas e perus?
E que tal deixar de contribuir para a estupidificação dos espectadores, pode ser?

Ficha de Jogo:

13ª Jornada da Liga BWin

Estádio José Bento Pessoa, na Figueira da Foz

Árbitro: Paulo Paraty (Porto)

NAVAL 1º MAIO– Taborda; Mário Sérgio, Paulão, Gaúcho e China; Carlitos (João Ribeiro, 89 m), Orestes e Gilmar; Lito (Tony, 76 m), Nei e Fajardo (Saulo, 60 m).

SL BENFICA – Quim; Nélson, Luisão, Ricardo Rocha e Leó; Katsouranis, Petit e Karagounis (Nuno Assis, 75 m); Paulo Jorge (Mantorras, 64 m), Kikin Fonseca e Simão.

Disciplina: Amarelos a Orestes (28 m), Simão (29 m), Mário Sérgio (34 m), Katsouranis (56 m) e China (90+3 m).

#Fotos: AFP-Getty Images e Reuters

#adicionado a Crónicas 06/07

#publicado em simultâneo com o Encarnados