sexta-feira, dezembro 29, 2006

A Dança das Classificações!

Confesso que fiquei siderado quando a SIC deu este “furo”… foi há poucas horas e ainda estou perplexo e indignado! Certamente aqueles que estão a ler estas modestas linhas já ouviram falar numa parte do processo Apito Dourado, que inclui não a manipulação efectiva dos resultados desportivos mas sim a manipulação da classificação anual dos árbitros da 1ª Liga. Já ouviram por alto, não já? Pois, se estavam, como eu, num relativo desconhecimento sobre como eram realizadas esta manobras, e se ainda não estão sentados, peguem numa cadeirinha confortável e preparem-se para um lambada daquelas bem puxadas atrás.
Meus amigos, andamos a ser enganados há décadas, sem qualquer pudor e por uma rede que atinge proporções inimagináveis. Isto é tão revoltante que só me dá vontade de mandar isto tudo para o galheiro!

Como devem saber, a posição que um árbitro ocupa na tal “listinha sagrada” dá origem às descidas para uma obscura, e fracamente remunerada, 2ª categoria mas dá também a possibilidade em chegar a internacional, o vulgo árbitro FIFA… só os melhores classificados lá chegam.
E assim, o esquema é o seguinte: para além dos “cafezinhos” e dos “chocolatinhos” que já todo o Portugal conhece, há também o conluio dos observadores dos árbitros. E o trabalhinho desses responsáveis “idóneos” consiste em fazer “vista grossa” aos escandalosos erros premeditados dos seus companheiros de suborno. Assim, a nota a ser dada no relatório, por esses “reis da análise”, não sai, nunca, influenciada pelos tristes espectáculos de Duartes, Paratys, Xistras, Costas, Benquerenças, Sousas, Baptistas, etc… e, assim, as boas classificações, para além doutras regalias já conhecidas por nós, estão garantidas! Bonito e eficaz, não é? Terreno livre para gamar, à vontade do freguês!

Mas tenham lá calma que a história ainda não acabou… ainda só vai a meio! Agora aconselho, mesmo, uma cadeirinha!
Se, por um surto de honestidade, os amiguinhos dourados do apito não forem de acordo com as instruções do patrão, ou se aparecer um observador honesto que premeie um árbitro idóneo ou castigue um árbitro “amigo”, as classificações são manipuladas informaticamente na altura do registo e das análises ao relatórios. Repito, para se entender bem: as classificações que não forem do agrado dos big bosses –, que incluam portanto, boas notas aos árbitros honestos ou más aos corruptos – são adulteradas, no sentido de colocar no topo uns e relegar outros para as categorias secundárias. Garantem-se, pois, aqueles que dão jeito e descartam-se aqueles que não dão. Ora, isto é igualmente escandaloso à manipulação directa dos resultados desportivos… porque a complementa e possibilita que o ciclo de corrupção nunca acabe!
É deste tipo de coisas que o tal famoso dossier contem, e ainda há muitas que não sabemos!

Os manipuladores até já foram constituídos arguidos pelo Ministério Público – choca-me que se fale tão pouco e tão poucas vezes deste tema – e são os nossos conhecidos Pinto da Costa, Valentim Loureiro, e ainda o Presidente do Gondomar e um Engenheiro Informático –, que vergonha para a minha classe –, para além de 35 árbitros e 11 observadores. Até já há certidões perdidas, tal é a falta de vergonha!
Lembram-se de, há uns anos atrás, aparecer um antigo árbitro na TV a queixar-se de ter sido excluído injustamente da arbitragem profissional por não gostar de… digamos, fazer fretes? Alguém que nos salve destas ”famílias”, é só o que peço!

#Fotos: APAF

#adicionado a O Céu é Encarnado

#publicado em simultâneo com o
Encarnados