domingo, maio 13, 2007

Crónica 29ª Jornada - Sport Lisboa e... Miccoli!

Infelizmente as novidades nas exibições do Benfica têm sido muito poucas, também a maioria dos jogadores parecem conformados e apenas à espera do final da temporada. Mas há excepções, evidentemente! Petit, Léo e, principalmente, Miccoli têm mantido uma bitola altíssima e mais uma vez destacaram-se na horrorosa exibição colectiva frente a um dos mais medíocres Vitórias de Setúbal que me recordo. Foi mesmo o italiano, que espero que fique na Luz por muito mais anos, que deu os 3 pontos à sua equipa, em nova exibição individual de encher o olho. Há, também, o destaque para a infindável classe de Rui Costa que raramente se deixou bater, pautando o meio-campo com a reconhecida categoria.

Efectivamente é doloroso assistir a este Benfica! Sempre os mesmos erros a serem cometidos, com destaque para a enervante incapacidade do treinador em motivar atletas e os próprios adeptos. Consegui, finalmente, ver Miguelito em acção… infelizmente não foi dentro de campo mas quando se levantou do banco, para protestar, na sequência de uma falta dura sobre um colega. É incrível! Miguelito foi humilhado por Fernando Santos durante quase 6 meses! Parece que este talentoso jovem não conta para nada e está lá apenas a fazer número. Circulam rumores que será dispensado no final da época, isto se Nandinho permanecer. A concretizar-se esta surreal opção começo a questionar a lucidez de Fernando Santos, e não só a competência…

Faço referência, ainda, a Derlei, o "Cavalo de Tróia", que não só actuou de forma anedótica, durante todos os minutos em que esteve em campo, como ainda teve a lata de sair do recinto a rir-se e a troçar de alguns dos adeptos que lhe pagam o salário. Um atentado, e ninguém mete mão nisto!

Em relação à arbitragem, Jorge Sousa não teve influência no resultado e já não se pode pedir muito mais. Há dois lances mais polémicos, que poderão ser involuntários, onde há um contacto do braço com a face quer de Petit em Amuneke e depois do nigeriano ao capitão do Benfica. Poderia, de facto, ter saído pelo menos um amarelo para os dois jogadores, mas como se seguiu o mesmo critério nas duas jogadas acho que Jorge Sousa não condicionou a Verdade Desportiva. E Petit, de qualquer das formas, já não vai jogar na próxima jornada – deverá ser Rui Costa a capitanear a equipa. Trabalho exemplar dos árbitros assistentes, num jogo com pouco trabalho.

Na 30ª e última jornada, o adversário é a Académica e há um conjunto de possíveis resultados de FC Porto e Sporting que poderão beneficiar o Benfica. Confesso que nem sei quais são, nem tenho curiosidade em saber. A minha loja de emoções já fechou há muito tempo. Mas tendo um Santo no banco, tão ligado à Fé Católica, talvez muitos ainda acreditem em milagres. Ou, como diz Fernando Santos: “Pode ser que tenhamos felicidade na última jornada!” É engraçado que o discurso tenha mudado de “Não tenho nenhum interesse nos resultados dos outros, nem vou ver o FC Porto-Sporting!” para “Pode ser que eles escorreguem!”

NDR: Como é óbvio, dos dois candidatos mais prováveis, estarei a torcer para que seja o Sporting a arrecadar o título. Já falei sobre esta minha opção variadíssimas vezes e nem preciso voltar a discutir o mesmo. No entanto, é praticamente impossível o Aves conseguir pontuar no Dragão, pelo que o clube português mais associado à corrupção na arbitragem, e com vários processos em Tribunal, irá ter de arranjar mais espaço nas vitrinas… é o país que temos, pode ser que haja novidades judiciais num futuro próximo!


Ficha de Jogo:

29ª Jornada da Liga BWin

Estádio do Bonfim, em Setúbal

Árbitro: Jorge Sousa (Porto)

VITÓRIA SETÚBAL – Milojevic; Janício, Auri, Hugo (Madior, 66 m), Veríssimo e Bruno Ribeiro (Kim, 51 m); Binho, Rui Dolores, Amuneke e Varela; Ayew.

SL BENFICA – Quim; Nélson, Anderson, David Luiz e Léo; Petit, Katsouranis (Paulo Jorge, 71 m), Karagounis e Rui Costa; Derlei (Mantorras, 59 m) e Fabrizio Miccoli (João Coimbra, 87 m).

Disciplina: Amarelos a Milojevic (57 m), David Luiz, (66 m), Petit (77 m) e Paulo Jorge (90+2 m).

Golos: 0-1, Miccoli (79 m).

#Fotos: Site Oficial

#adicionado a Crónicas 06/07

#publicado em simultâneo com o Encarnados