segunda-feira, maio 28, 2007

Videoteca Encarnada #6 - Karel Poborsky, "The Express Train"

No dia em que Karel Poborsky anunciou o abandono dos relvados, nada mais justo que esta pequena homenagem a um dos mais fascinantes jogadores que vi envergarem a camisola do Benfica. É certo que esteve num período muito negativo do clube, talvez mesmo no período mais negro da História Centenária do Sport Lisboa e Benfica, mas o checo cedo se tornou num dos favoritos dos benfiquistas. Algo que até poderia ser complicado, já que contribuiu para a tristeza nacional com aquele extraordinário "chapéu" a Vítor Baía, que eliminou Portugal do Euro 96. Todos sabemos que classe não lhe faltava...

Apesar de não ter ganho qualquer título de manto sagrado vestido – estávamos no auge da “Fruta” e do “Café” –, foram muitos os momentos deliciosos que vimos sair daquela mítica camisola #7, já envergada por históricos como José Augusto, Nené ou, mais recentemente, Vítor Paneira. Fica na retina o tal famoso golo de baliza a baliza ao Braga, a genial exibição em Alvalade em mais uma histórica goleada ao Sporting, as várias “arrancadas” numa estrondosa vitória frente ao FC Porto por 3-0, aquele mítico golo ao Alverca... São tantas fintas geniais, inúmeros pormenores sublimes, dezenas de assistências e exibições colossais, que um texto é sempre curto para quem se lembra do “perfume” deste checo. A ala direita encarnada foi dele durante 4 épocas, sempre com estilo... à Poborsky.

O vídeo é uma pequena entrevista dada ao célebre programa “Os Donos da Bola”, onde a família Poborsky fala da sua estadia em Portugal e do Benfica. Há ainda referência a uma polémica causada por um golo irregular marcado à Lázio, num amigável de pré-época, e até ficamos com a sensação de notória incompatibilidade com o treinador Grame Souness. Vários anos depois ficam as memórias e a saudade desta enorme Vedeta! O “Comboio Expresso” já está no “Memorial do Benfica”, com o seu nome bordado a letras de ouro. Obrigado, Karel… por tudo!


#os coleccionadores podem fazer o download aqui, garanto que a qualidade da imagem é bastante melhor.

#adicionado a Videoteca Encarnada

#publicado em simultâneo com o
Encarnados