domingo, maio 20, 2007

Crónica 30ª Jornada - Baralhar... e Voltar a Dar!

Terminou tudo como se esperava, sem surpresas…
E o 3º lugar assenta perfeitamente a esta equipa de Fernando Santos, sem ambição e sem rumo. Só um milagre poderia dar mais qualquer coisa a este Benfica já descrente, um milagre que conseguisse “dar a volta” ao cunho perdedor da equipa técnica que o comanda. Parece que um dos piores treinadores da História do Benfica acha que uma época em 3º lugar não é uma época negativa. É por este tipo de coisas que tenho vergonha de ter este tipo de gente no Benfica. Época medíocre, treinador medíocre e, o mais grave, muitos adeptos conformados e satisfeitos com a mediocridade. Afinal, até “fizemos muitas coisas positivas”... ou talvez, "bonitas"? Há que reflectir e reconsiderar a actual postura demagógica, e incapaz, de toda a Direcção do Futebol. O chavão da estabilidade só deverá ser tido em conta quando há 100% de certezas acerca da competência...

O jogo frente à Académica até acabou por ser um bom espectáculo, melhor que recentes confrontos do Benfica, mas muito porque a equipa visitante também contribuiu para tal. É incrível como nem no último jogo da época se dá mais minutos a Miguelito ou a João Coimbra, já com Rui Costa estoirado. O jovem Pedro Correira esperou estrear-se mas, depois da oportunidade de alguns minutos a aquecer, Fernando Santos voltou a ordenar que se sentasse no banco. Bela forma de motivar um miúdo… surreal!
O nível exibicional das individualidades foi bastante alto. Quim foi um esteio e por 4 ou 5 vezes brilhou ao impedir o golo da Briosa. Nélson e Léo estiveram bastante seguros na defesa, menos afoitos no ataque – o #22 fez, mesmo, um dos melhores jogos desta parte final de temporada. Notas muito positivas, também, para a segurança de Anderson e de David Luiz, e para a fantástica jogada de Katsouranis que dá origem ao golo de Mantorras.

Para melhor em campo escolho Karagounis, autor de mais uma grande exibição como tantas que fez ao longo da temporada. O grego está directamente ligado ao primeiro golo do jogo, através de um dos seus vários remates. Paulo Jorge e Manú continuam a ser uma desilusão, 45 minutos de um e 45 minutos de outro não fazem uma prestação aceitável. “Queimados” durante a época toda não era agora que, sem ritmo, iriam sprintar e fintar toda a gente. Rui Costa e Miccoli sempre com a mesma classe e disponibilidade. Sentido de passe no português, movimentações e perigo constante no italiano. Peças importantes para 2007/08, urge resolver e confirmar a sua permanência. Recuso-me a acreditar que atletas tão acarinhados não façam parte do futuro próximo do Benfica. Mantorras voltou a “picar o ponto”. Metade do tempo de jogo do inenarrável Derlei, o dobro do aproveitamento. Factos são factos…

Foi mais uma péssima arbitragem de João Ferreira, com inúmeras faltas não assinaladas durante o jogo todo. Em lances polémicos o cartão vermelho poderia muito bem ter saído a Miguel Pedro, por aquilo que parece ser uma agressão a Karagounis – lance onde nem sequer houve amarelo –, e até a Rui Costa, devido a uma entrada duríssima sobre Filipe Teixeira – curiosamente um lance idêntico ao tal de Quaresma sobre Karagounis, que passou despercebido a quase toda a gente. O cartão amarelo ao #10 da Académica, por simulação de penalty, é indiscutível. Terá faltado, também, a Dame N’Doye – jogador jovem e extremamente interessante – quando este tentou “sacar” uma falta a Anderson, começando o número artístico ainda fora da área.
Trabalho fraco dos árbitros auxiliares, de Bertino Miranda principalmente, já que Miccoli foi impedido de se isolar num lance perfeitamente regular.

Findo o Campeonato fica a tristeza de quem não conseguiu festejar. Mais uma vez o “Campeão Justo” garante um título e junta-o à sua interminável lista de conquistas das últimas décadas. Num ano marcado pela impunidade “sumaríssima” e por mais escândalos do Apito Dourado, é nestas situações que me questiono se vale a pena ser honesto, se vale a pena querer Justiça no Futebol, se vale a pena querer dignidade, se vale a pena exigir um Desporto limpo de Máfia e de Corrupção…
Acho graça ao “Contra Tudo e Contra Todos” que já se vai usando aqui e ali nas comemorações do título. É precisamente esse o problema, não pode valer tudo contra todos! A impunidade continua mas há que ser forte e não esmorecer, tenho esperança que um dia todos os mafiosos irão pagar por todo o mal que fizeram ao Futebol Português. Em Leiria não há portistas, já nem tudo é mau.

NDR: Talvez muitos achem estranha a minha vontade, mas não consigo desejar outra vitória na Taça de Portugal que não a do Sporting. Torcer pelo Belenenses é algo que sou incapaz de fazer, mesmo com um treinador que aprecio imenso. Para além do mais, a excelente época do Sporting, e o grande e honesto trabalho de Paulo Bento, merecem ser premiados. É com tristeza que vejo que a União de Leiria não conseguiu a presença na Taça UEFA por muito pouco, apesar de achar que o Paços de Ferreira mereceu o lugar que conquistou. Descem Beira-Mar, novamente com uma parceria estranha, e Desportivo das Aves. Situação injusta para as gentes de Aveiro mas prémio merecido para o Prof. Neca, foi precisamente como ele queria

Podem ver o resumo do jogo aqui. O excelente vídeo é da bS7.

Ficha de Jogo:

30ª Jornada da Liga BWin

Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: João Ferreira (Setúbal)

SL BENFICA – Quim; Nélson, David Luiz, Anderson e Léo; Katsouranis, Paulo Jorge (Manú, ao int.), Karagounis (João Coimbra, 88 m) e Rui Costa; Fabrizio Miccoli (Mantorras, 74 m) e Derlei.

ACADÉMICA – Pedro Roma; Sarmento (Alexandre, 47 m), Kaká, Medeiros e Lino; Paulo Sérgio, Sílvio (Gyano, 47 m), Filipe Teixeira e Miguel Pedro; Joeano (Roberto Brum, 62 m) e Dame N'Doye.

Disciplina: Amarelos a Rui Costa (66 m), Filipe Teixeira (69 m) e Dame (85 m).

Golos: 1-0, Derlei (11 m); 2-0, Mantorras (81 m).

#Fotos: Reuters e AFP-Getty Images

#adicionado a Crónicas 06/07

#publicado em simultâneo com o Encarnados