segunda-feira, junho 18, 2007

"Fe Fe Festival... Fe Fe Festival!"


Com nova goleada ao Sporting, o Benfica adiantou-se na Final do Playoff do Campeonato de Futsal 2006/07 e está a um pequeno passo de se poder sagrar Campeão Nacional, em plena Luz. A indiscutível supremacia dos encarnados foi vincada num esclarecedor 1-4 onde, mais uma vez, o génio de Ricardinho voltou a ser decisivo. O jovem internacional português fez um hattrick e espalhou magia em Loures. Um Ricardinho deste nível é insubstituível e arrasa qualquer táctica implementada pelo adversário... Mas também há que evidenciar mais uma enorme exibição de Pedro Costa - em grande nesta fase final de Campeonato -, a natural segurança de Bebé e a importância fundamental do capitão André Lima.

Mas nem tudo foram facilidades. O Sporting entrou muito bem no jogo e esteve mais de 10 minutos em vantagem, com um Benfica em dificuldades para materializar o esmagador controlo de bola. E é aí que, sem um pivot de raiz, podem surgir problemas a esta equipa. O empate na partida terá sido decisivo, já que obrigou o Sporting a sair da sua área e procurar o golo em ataque continuado. Como é sabido, o Benfica aproveita superiormente essa vertente de jogo e conseguiu, assim, fazer uma remontada espectacular. Depois do trabalho feito, o importante foi controlar a gorda vantagem e esperar pelo final da partida.


É importante destacar, ainda, a melhor arbitragem a que assisti nos últimos tempos. Francisco Parrinha e Paulo Teixeira, provavelmente a melhor dupla da actualidade, fizeram um óptimo trabalho, mas também podem “agradecer” aos jogadores pelo facto de lhe terem facilitado a tarefa. Houve algumas faltas não assinaladas para ambos os lados, é verdade, mas o importante a dizer é que não houve influência no resultado. Como decisões difíceis, pelo facto de ser tudo muito rápido, terão estado o lance do 1º e 3º golos do Benfica, situações que o vídeo que fiz, - disponível no post -, tudo esclarece quanto à óbvia legalidade dos mesmos.

Não há, obviamente, que esquecer o importante e espectacular trabalho que Adil Amarante, e o seu adjunto Nélito, têm feito neste clube. Infelizmente nem todas as modalidades do Benfica possuem o mesmo nível de competência que a Secção de Futsal. E, mais esclarecedor que isso, o clube que está intrinsecamente ligado à corrupção em Portugal não está presente. O que, para a Verdade Desportiva é um óptimo sinal! No próximo Sábado tudo pode ficar decidido, pelo que será importante encher o Pavilhão Açoriana Seguros para ajudar esta fantástica equipa na mais importante conquista da época. Podem ler uma excelente crónica, aqui.


Os interessados podem fazer o download do vídeo anterior, com melhor qualidade, aqui.

Ficha de Jogo:

1º Jogo da Final do Playoff do Campeonato Nacional 2006/07

Pavilhão Paz e Amizade, em Loures

Árbitros: Francisco Parrinha e Paulo Teixeira (AF Lisboa)

SPORTING CP – Cristiano; Bibi, Evandro, Davi e Nené.
Jogaram ainda: Adolfo, Deo, Gonçalo Barão, João Matos e Edinho.

SL BENFICA – Bebé; Pedro Costa, Zé Maria, Gonçalo Alves e Ricardinho.
Jogaram ainda: André Lima, Amandus, Sidnei, Rogério Vilela, João Marçal e Estrela.

Disciplina: Nada a Assinalar.

Golos: 1-0 Evandro (4 m); 1-1 Ricardinho (15 m); 1-2 Ricardinho (25 m); 1-3 Ricardinho (28 m); 1-4 Pedro Costa (34 m).

#Fotos: SerBenfiquista

#publicado em simultâneo com o Encarnados