segunda-feira, junho 25, 2007

Palmas para o "Dream Team"...

Depois da inesperada derrota no Sábado, as coisas complicaram-se e já havia muita gente com receio que o Benfica desperdiçasse a oportunidade de conquistar o mais que merecido título, por um ano absolutamente fantástico de Futsal. Naquele estilo ultra-defensivo, com velinhas atrás da baliza, o Sporting surpreendeu e conseguiu vencer, mais uma vez, por 2-1. Aproveitando as inúmeras dificuldades que o Benfica detém nos últimos 5 metros, em virtude de não ter um pivot ao nível da restante equipa, e até com algumas polémicas decisões de arbitragem, a impressionante garra dos leões levou a Final para a negra… e aí tudo era possível! Já com a festa planeada, foi com muita desilusão que a esmagadora maioria dos 2500 espectadores saíram do Pavilhão Açoriana… para voltar no Domingo!

O Benfica entrou de rompante no 3º jogo, pronto para assumir o controlo e garantir a vitória, e marcou de forma algo feliz após um livre de Gonçalo Alves. Nem Zé Maria, nem ninguém, sabiam que aquele golo, aos 4 minutos, iria garantir o 3º Campeonato Nacional de Futsal em 5 épocas de presença na modalidade. Os restantes 36 minutos de jogo tiveram carácter diferente: o Benfica dominou claramente na 1ª parte e poderia ter dilatado o marcador por várias vezes enquanto que o Sporting aproveitou o receio do seu adversário na 2ª parte para, quase, empatar. Não houve arte nem engenho para prolongar tudo por mais 10 minutos e Bebé esteve lá quando era preciso. O sofrimento faz os Campeões e dá sabor às conquistas. O Benfica é o Campeão Nacional 2006/07!

Em relação à arbitragem, e ao contrário do Jogo 2, não houve influência no resultado, apesar de terem sido cometidos vários erros de apreciação de faltas. Finalmente uma arbitragem da dupla António Cardoso e Gustavo Sousa onde o Benfica não é escandalosamente prejudicado! O Sporting acabou por ser lesado nalgumas faltinhas na 1ª parte, muito por culpa do excessivo recurso de Deo e Evandro às simulações. No entanto também houve erros cometidos contra o Benfica. Há, pelo menos duas faltas que são marcadas ao Benfica que são, na realidade, de jogadores do Sporting – uma carga a Ricardinho e uma disputa de bola com Amandus. Gonçalo sofreu algumas entradas à margem das leis, e muito violentas, que nem sequer foram assinaladas. Há, ainda, a rábula da alegada falta de fair-play de Costinha, mas o que é certo é que o árbitro não interrompeu a partida e Evandro ficou de posse de bola… e perdeu-a. Como documentado no vídeo, há um lance onde se diz que Ricardinho joga a bola com o braço, tendo a mesma, no seguimento do lance, embatido no poste. O lance é muito rápido e, mesmo com a repetição, não consegui confirmar se, de facto, existe essa falta.

Como notas finais desta época quero destacar, não só, a extrema competência de Adil Amarante, e do seu adjunto Nélito, mas também o fabuloso trabalho que o Eng. Luís Moreira tem feito nesta Secção. Que esta tripla de campeões sirva de exemplo para todas as outras modalidades. A nível de jogadores é imperativo destacar Bebé e Gonçalo Alves, que souberam adaptar-se ao clube e tiveram importância fulcral nas conquistas, e o capitão André Lima, a alma do Benfica que aos 36 anos ainda mantém muitas das qualidades que o consagram o melhor futsalista português de sempre. Pedro Costa e Zé Maria foram de uma regularidade impressionante, o 1º brilhou intensamente no Playoff enquanto que o 2º mais na Fase Regular. E falar de Ricardinho, com uns impressionantes 49 golos e inúmeras assistências no Campeonato, é falar do mais genial jogador que actua em Portugal. Sem Ricardinho teria sido muito mais difícil, ele é o grande obreiro desta vitória.

Podem ler uma excelente crónica, aqui. Para evitar que o vídeo fosse gigantesco optei por fazer dois. Assim, está disponível o normal resumo do jogo e, como bónus, momentos finais do jogo e a subsequente festa de Campeão Nacional. Os interessados podem fazer o download dos vídeos, com melhor qualidade, aqui e aqui. O Futsal Benfica fez história e conquistou tudo o que havia para conquistar a nível interno – Campeoanto, Taça e SuperTaça. Fazer melhor é muito difícil, mesmo com os extraordinários reforços já garantidos para 2007/08. A UEFA Futsal Cup mantém-se um sonho muito difícil, mas o sonho comanda a vida... “Para o ano há mais!”

NDR: Impressionante o apoio dos No Name Boys e, a espaços, das claques do Sporting. O espectáculo vocal é muito bonito mas o Desporto seria tão mais agradável sem as trocas de cânticos insultuosos entre claques. É algo que me incomoda mesmo quando, por vezes, vêm das claques do meu clube. Não quero estar a cair em cima da malta que está lá para apoiar, porque são excelentes, mas um apoio perfeito é aquele que se faz, exclusivamente, ao clube que se ama.



Ficha de Jogo:

3º Jogo da Final do Campeonato Nacional 2006/07

Pavilhão Açoriana Seguros, no Complexo da Luz

Árbitros: António Ramos e Gustavo Sousa (AF Coimbra)

SL BENFICA – Bebé; Pedro Costa, Zé Maria, Gonçalo Alves e Ricardinho.
Jogaram ainda: André Lima, Amandus, Rogério Vilela e Estrela.

SPORTING CP – Cristiano; Bibi, Evandro, Davi e Zézito.
Jogaram ainda: Nené, Adolfo, Deo e Edinho.

Disciplina: Amarelos a Evandro, Ricardinho e Rogério Vilela.

Golos: 1-0, Zé Maria (4 m).

#Fotos: SerBenfiquista

#publicado em simultâneo com o Encarnados