domingo, fevereiro 17, 2008

Crónica 19ª Jornada - É Pouco mas Vale!

Exibição muito fraca do Benfica, tal como foi o jogo na globalidade, mas que serviu para matar o borrego e ganhar na Figueira da Foz pela primeira vez. Houve poucas oportunidades de golo, e muito pouco futebol, mas os dois golos garantem os 3 pontos. Se a equipa já tem tido problemas quando está completa, as coisas complicam-se ainda mais mediante as ausências de David Luiz, Petit, Rui Costa, Di María, Nuno Gomes e Nélson. Este Benfica musculado de Camacho tem muito pouco glamour, e a ausência de Rui Costa do 11 inicial sentiu-se imenso no futebol praticado pelos encarnados. Um jogo sonolento que quase dava vontade de mudar de canal. Exige-se muito mais! É pouco atractivo o futebol do Benfica, e neste caso só se safou a vitória. Menos mal… mas em Nuremberga uma exibição destas não chegará. A melhor performance fora de casa, das equipas de Camacho, é, de facto, um case study. Isto de quem estava habituado ao contrário, na temporada passada.

A nível individual há a destacar uma grande primeira parte de Cristián Rodríguez e mais um belíssimo jogo de Luisão, que voltou a fazer uma dupla de excelente eficácia com Katsouranis. Quim algo complicativo, devido ao terreno de jogo, mas também com nota positiva. Há um lance em que é batido pelo ar, mas o cabeceamento de um navalista sai por cima. Excelente defesa, ainda, a um livre directo. Grande jogo de ataque de Léo, mesmo com alguns erros defensivos que Katsouranis resolveu muito bem. Maxi Pereira e Binya excessivamente faltosos mas, na globalidade, com muitas recuperações de bola. O camaronês num plano superior a nível exibicional, claramente. Luís Filipe e Nuno Assis num patamar superior ao habitual mas, mesmo assim, com pouco futebol para o Benfica. O #25 esconde a fraca exibição, novamente, com um golo de belo efeito. Makukula e Cardozo quase a zero, a não ser num grande livre do paraguaio que Wilson Júnior defende exemplarmente. A entrada de Rui Costa em campo mudou a equipa para melhor e até deu para uns belos pormenores de Sepsi.

Péssima arbitragem de Rui Costa, onde não houve cartões, e que possibilitou um número inacreditável de faltas. Nota também para os 3 penaltys simulados por parte de jogadores da Naval – dois de Saulo, com Luisão e Luís Filipe, e um de Marinho com Luís Filipe e já na parte final do encontro. São lances claros, não têm discussão para alguém de boa fé. De lamentar, ainda, um fora-de-jogo mal tirado a Makukula, aos 86 minutos, com o luso-congolês na cara do guarda-redes adversário. Em relação aos lançamentos do Binya, convém esclarecer – porque é sempre bom conhecer as regras do Desporto que se segue e comenta – que só há alguma irregularidade se o jogador levantar o(s) pé(s) antes de lançar a bola. Lembram-se de Fucile no clássico do Dragão, na temporada passada? É perfeitamente legal levantar o pé, se a bola já tiver partido dos braços. Só para esclarecer quem anda mal informado... e disparata discursos. Não gostei, também, de um toque de Maxi na cara do adversário, nem que tenham feito o mesmo a Léo, já na 2ª parte. Lances para amarelo, possivelmente mais, mas parece que Rui Costa deixou os cartões em casa.

NDR: Quem é aquela besta quadrada do flash interview da TVI? Credo, se os comentários já são "dolorosos", imagine-se ter de levar com esta alimária no final da partida. E qual foi a piada, para fazer as entrevistas com risinhos parvos? Haja paciência!

Os golos do jogo podem ser vistos, aqui. Mais um trabalho do nsalta.

Ficha do Jogo:

19ª Jornada da Liga BWin

Estádio José Bento Pessoa, na Figueira da Foz

Árbitro: Rui Costa (AF Porto)

NAVAL 1º MAIO: Wilson Júnior; Mário Sérgio (Marinho, 74 m), Paulão, Diego Ângelo e Igor (Dudu, 63 m); Gilmar e Godeméche; Saulo (Elivelton, 74 m), Davide e João Ribeiro; Marcelinho.
Treinador: Ulisses Morais.

SL BENFICA: Quim; Luís Filipe, Luisão, Katsouranis e Léo; Maxi Pereira, Binya, Nuno Assis e Cristián Rodríguez (Freddy Adu, 72 m (depois Sepsi, 89 m); Makukula e Óscar Cardozo (Rui Costa, 84 m).
Treinador: José Antonio Camacho.

Disciplina: É incrível, mas não há nada a assinalar.

Golos: 0-1, Cristián Rodríguez (18 m); 0-2, Nuno Assis (90+3 m).

#Fotos: AFP-Getty Images

#adicionado a
Crónicas 07/08

#publicado em simultâneo com o Encarnados