domingo, fevereiro 10, 2008

Crónica Taça Portugal - Um "Dourado" na Luz...


Inacreditável como, na véspera do início do julgamento do Apito Dourado, é nomeado para a Luz um dos árbitros acusados pelo Ministério Público de corrupção desportiva activa. De facto, a vergonha é algo que não faz parte da formação cívica desta escumalha que "polui" o Futebol Português há quase três décadas. Qual era o objectivo de colocar Augusto Duarte a apitar um jogo na Luz? Tentar limpar a sua imagem de “Frutinhas com Café”, ou gozar com a cara daqueles que andam indignados pelo facto de há 4 anos não haver punições desportivas para os que compraram resultados? Este país é incrível, verdadeiramente incrível! Parece que hoje todos falam nos dois penaltys assinalados a favor do Benfica. Dá para rir! Se do 2º lance, que ditou a expulsão de Tiago Valente, não há dúvidas para quem tem dois dedos de testa, poderão ficar algumas incertezas no primeiro lance, na falta sobre Cristián Rodríguez. A bem da verdade, há um ligeiro toque no pé do uruguaio antes que ele tenha a oportunidade de rematar à baliza. É escandaloso? Não. Deixa dúvidas? Deixa realmente, bastantes. Existe? Parece-me que sim.

Compreendo que haja gente indignada com isto, até porque é raro as faltas na área do adversário do Benfica serem assinaladas. Esta época já vai em 6 ou 7 penaltys sonegados, a maioria deles com influência directa no resultado e nos pontos. Custa sempre um bocadinho deixarmos os nossos hábitos, de facto. É certo que já vi coisas piores não serem assinaladas, mas quem é honesto não pode tentar escamotear a realidade. Basta pensar um bocadinho e perceber que o objectivo desta nomeação foi este mesmo: colocar uma arbitragem do Benfica nas bocas do país, deixar dúvidas, tentar branquear despudoradamente. No entanto, e para quem esteve atento ao jogo, até há uma entrada a pés juntos de Paulo Sousa sobre o mesmo Rodríguez, na 2ª parte e dentro da área, que seria... falta?! É aos 82 minutos, e até acabou em infracção do uruguaio. Podem ver imagens, aqui. Há, evidentemente, um fora-de-jogo mal assinalado a Wesley com o resultado em 0-1. Isso não passou despercebido a ninguém. Porém, até há outro mal assinalado ao Benfica, com Nuno Assis a partir para a área de Peçanha e a colocar a bola em Léo. É aos 32 minutos, com o resultado ainda em 0-1. O que não percebi, verdadeiramente, é porque razão Nuno Assis e Katsouranis foram amarelados. No caso do grego a falta é muito duvidosa, no caso de Assis nem deu para ver porquê, visto que não houve imagens. Nem em repetição, nem em directo.

Em relação ao jogo propriamente dito há a lamentar a má entrada em campo do Benfica, novamente montado num ridículo esquema de apenas um avançado. Com Cardozo e Makukula disponíveis continuo a não entender porque é que um deles tem de ficar no banco. Não sou treinador de futebol mas e que tal retirar um insípido Maxi Pereira, que é uma perfeita catástrofe, e incluir dois avançados de raiz? Até Rui Costa joga melhor neste esquema de apoio às “Torres Gémeas”. E isso viu-se bem depois da meia hora de jogo. Mérito a Camacho, no entanto, ao perceber que Edcarlos estava a fazer os piores 30 minutos que vi um central encarnado fazer nos últimos 6/7 anos. Eu até contabilizei estatisticamente: 8 bolas disputadas, 7 perdidas e apenas uma ganha. Duas fintas ridículas, à entrada da área e sendo o último defesa, que só não deram golo por azelhice do adversário. O brasileiro é jovem, e até pode ser bom jogador como muitos dizem, mas ontem foi do mais desastrado que me lembro. Na minha opinião até está abaixo de um João Manuel Pinto ou de um Argel.

Outra performance vergonhosa, e já recorrente, foi a de Nuno Assis. O excelente golo que marcou, de uma belíssima execução, esconde o facto de não ter feito nada bem durante o jogo. Nada! Lento, complicativo, com muitos passes errados, sempre mal posicionado e inconsequente. No fundo: nada produtivo. É incrível como nem centrar, sem oposição, conseguiu fazer. Enfim, os assobios que ouviu algumas vezes dizem bem do nível da sua exibição. Makukula esteve algo apagado. Até falhou um golo incrível a dois metros da baliza, mas fez uma exibição de esforço e como foi a estreia tem atenuantes. Não espero que seja o salvador do Benfica, até porque não acho que seja o jogador que a equipa precisa, mas pode-se revelar útil. Foi agarrado ostensivamente no 2º penalty, mas, confesso, esperava um pouquinho mais dele. Gostei de Butt, autor de uma exibição irrepreensível. Mesmo com pouco trabalho, esteve seguríssimo na recepção aos cruzamentos e muito atento aos remates dos pacenses.

Luisão foi simplesmente imperial, a "muleta" que a defesa precisou. Muitos cortes aéreos, excelente posicionamento e serenidade. O que não gostei nada foi daquele triste espectáculo no final do jogo, com provocações a uma das maiores figuras do Benfica de todos os tempos. Não sei se tem razão no que disse, até porque não tenho conhecimento da polémica, mas um capitão de equipa não se pode dirigir a uma figura do clube naqueles termos. Luisão tem de comer muita broa para ter o nível de Mozer, dentro e fora dos relvados. Tem muito a aprender com ele e não devia deixar-se levar pelas provocações de um jornalista execrável. Grande jogo, também, de Léo. Não percebo como podem duvidar da classe deste enorme lateral-esquerdo. Velho?! Falhanços teve apenas um na 2ª parte, onde deixou fugir um jogador do Paços. Lance que Rui Costa resolveu. Tudo o resto foi espectacular, a defender e a atacar. O baixinho é um jogador assombroso, que está a ser corrido do Benfica por uma Direcção vergonhosa.

Nélson e Katsouranis com exibições regulares, mas o grego é um grande defesa-central. Fantástico cabeceamento, na sequência de um canto, para uma defesa brilhante de Peçanha. Foi um dos melhores momentos do jogo! O Benfica melhorou imenso com a saída de Edcarlos e o recuo de Katso para acompanhar Luisão. Eu até acho que esta devia ser a dupla de centrais do Benfica nesta temporada. Cristián Rodríguez esteve um pouco "preso", tendo em conta o grande futebol que já vimos dele. Nota-se que ainda está a recuperar da lesão e espero que este processo de “fica, não fica” não prejudique o seu jogo. Óscar Cardozo mostrou-se apenas nos penaltys, e numa abertura genial de 30 metros com o pé esquerdo, mas até esteve pouco em jogo no que a remates diz respeito. Já não tenho dúvidas do grande jogador que é, só não vê quem não quer. O melhor em campo foi, obviamente, Rui Manuel César Costa. Exibição genial, bem ao seu estilo. Aberturas fantásticas, fintas irrepreensíveis, e um golo a coroar tudo. Que pena não ter rematado naquele slalom gigante, onde passou por meia equipa adversária. Deste Rui vou ter muitas saudades. Será que o puto vai seguir as pisadas do pai? É engraçado porque, tal como vêem na 1ª foto, o Rui também foi apanha-bolas na Luz.

Nem me quero dignar a comentar as palavras do Zé do Boné. Como se costuma dizer: “quem o conhecer que o compre!”, se é que me percebem. Importante será mencionar que o sorteio da próxima eliminatória realiza-se amanhã, e vendo que as opções são FC Porto, Sporting, Gil Vicente, Moreirense, Vitória Setúbal, Naval e Estrela Amadora… escolheria uma das equipas de divisões inferiores. Talvez o Gil Vicente na Luz fosse um bom sorteio para o Benfica, com um Sporting-FC Porto para apimentar a ronda. Amanhã saberemos como vai ser. Como curiosidade relembro que, hoje, faz precisamente um ano que o Benfica foi eliminado da Taça pelo Varzim de Diamantino e Mendonça. Venha o Nuremberga!

NDR: Já que se fala de arbitragem, hoje, e que tal lembrarmo-nos do penalty que ficou por assinalar a Abel, aos 45 segundos do jogo com o Marítimo? E, segundo as crónicas, o modestíssimo Sertanense foi penalizado num penalty não assinalado e num golo, do adversário, em alegado fora-de-jogo. Do penalty já vi imagens inequívocas e escandalosas, é cometido por Pedro Emanuel. Disso já não interessa falar? E disto? Um Benfica tão fraquinho ainda faz mossa?

Meus caros, hoje começou o julgamento do Apito Dourado. Este folhetim de Augustos Duartes e afins, não resultou. Espero, ansiosamente, pelo início do julgamento dos vários processos em que o Presidente do FC Porto está acusado de corrupção. Vai ser um bonito! Quatro anos passaram, e nenhum clube foi punido desportivamente por ter viciado resultados. Brasil, Polónia, Sérvia e Itália fizeram melhor. Muito melhor! Haja vergonha!

Podem ver o resumo do jogo, aqui. Um trabalho do nsalta.

Ficha do Jogo:

Oitavos-de-Final da Taça de Portugal

Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: Augusto Duarte (AF Braga)

SL BENFICA: Hans-Jörg Butt; Nélson, Edcarlos (Óscar Cardozo, 33 m), Luisão e Léo; Katsouranis, Rui Costa (David Luiz, 90+1 m) e Nuno Assis; Maxi Pereira, Makukula (Di María, 86 m) e Cristián Rodríguez.

FC PAÇOS FERREIRA: Peçanha; Ferreira, Rovérsio, Tiago Valente e Valdir; Paulo Sousa, Filipe Anunciação e Pedrinha; Wesley (Dédé, 83 m), Ricardinho (Furtado, 80 m) e Cristiano (Edson, 57 m).

Disciplina: Amarelos a Wesley (32 m), Tiago Valente (41 e 51 m), Ricardinho (45 m), Katsouranis (56 m), Nuno Assis (67 m) e Makukula (69 m). Cartão vermelho, por acumulação de amarelos, para Tiago Valente (51m).

Golos: 0-1, Pedrinha (2 m); 1-1, Cardozo (41 m de g.p.); 2-1, Cardozo (52 m de g.p.); 3-1, Rui Costa (78 m); 4-1, Nuno Assis (90+1 m).

#Foto: Record e Mais Futebol

#adicionado a Crónicas 07/08

#publicado em simultâneo com o Encarnados