quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Crónica Taça Portugal - As Lições do "Velhinho"!

Abstendo-me de comentar aspectos qualitativos da partida, já que nem pela Rádio tive oportunidade de seguir o jogo, o destaque vai inteirinho para o fantástico golo de Rui Costa. Golo, esse, que selou a eliminatória e, por si só, garantiu as Meias-Finais da Taça de Portugal. O tento de Makukula, oportuno, apenas confirmou o já esperado. Segundo consta na Imprensa até ficou um penalty por assinalar a favor do Benfica, numa falta sobre Freddy Adu. Apenas dois golos, frente ao Moreirense, parece ser um resultado escasso mas, olhando para o escalonamento do 11 do Benfica, facilmente percebemos algumas das explicações para uma realidade pouco apelativa. Dever-se-ia exigir mais, mesmo com muitos jogadores fracos e outros inexperientes, mas o que é certo é que o Benfica garantiu o apuramento… e consegue algo que já não conseguia há três épocas!

Com um pouquinho de sorte no sorteio talvez até seja possível ir à primeira final desde 2005/06. Seria interessante o escalonamento das Meias-Finais incluir um Benfica vs Vitória de Setúbal, e um Sporting vs FC Porto. É esse o meu desejo, aguardemos pelo sorteio para o poder confirmar. Para já, no Domingo, temos o derby dos derbys. Que se confirme a apetência de Camacho para melhores performances fora de casa, e que o score de 100% de vitórias do espanhol, em Alvalade, se mantenha. Uma nota "engraçada", do jogo de hoje: 11 dos 14 jogadores utilizados nestes Quartos-de-Final da Taça (80%) foram contratados esta temporada. E 11 desses 14 (os mesmos 80%) são estrangeiros. É obra…

NDR: Como um dos valores que mais prezo na vida é o da honestidade, não posso deixar de ficar muito apreensivo com esta notícia, veiculada pela SIC Notícias. Espero que não estejamos perante uma situação deste calibre, algo que me repudiaria veementemente. Aguardo esclarecimentos de quem de direito, o mais rápido possível. O Benfica não é isto!

Podem sacar um resumo do jogo, aqui. A captura das imagens é, mais uma vez, do nsalta.

Ficha do Jogo:

Quartos-de-Final da Taça de Portugal

Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: Elmano Santos (AF Madeira)

SL BENFICA: Hans-Jörg Butt; Luís Filipe (Rui Costa, 55 m), Edcarlos, Marc Zoro e Sepsi; Maxi Pereira e Binya; Nuno Assis, Freddy Adu (Makukula, 55 m) e Di María; Óscar Cardozo (Mantorras, 74 m).

MOREIRENSE FC: Rui Marcos; Tiago Lopes, João Duarte, Hélio e Serafim; Bino, César Marques (Cascavel, 78 m) e Rui Borges (Marquinho, 83 m); Nuno Fonseca (Jonas, 74 m), Luisinho e Quim.

Disciplina: Amarelos a Freddy Adu (28 m) e Binya (42 m).

Golos: 1-0, Rui Costa (69 m); 2-0, Makukula (87 m).

#Foto: Record

#adicionado a
Crónicas 07/08

#publicado em simultâneo com o
Encarnados