segunda-feira, junho 13, 2005

Mais 2 sentidas homenagens do Marvermelho

Vasco Gonçalves

O antigo primeiro-ministro Vasco Gonçalves morreu no dia 11/06/2005 aos 83 anos de idade, segundo confirmou o coronel Vasco Lourenço, presidente da Associação 25 de Abril. Desconhece-se ainda quando se realizará o funeral.

Vasco Gonçalves, que integrou a comissão coordenadora do Movimento das Forças Armadas (MFA), chefiou os II, III, IV e V Governos Provisórios, em 1974 e 1975.

O general Vasco dos Santos Gonçalves encontrava-se na reserva desde que, em 15 de Dezembro de 1975, o Conselho da Revolução o demitiu por razões políticas.

Vasco Gonçalves, acusado pelos seus opositores de ser próximo do Partido Comunista Português (PCP), acabaria por ser afastado sob a acusação genérica de incumprimento do ideário do MFA.



Eugénio de Andrade

O funeral do poeta Eugénio de Andrade, falecido na madrugada de hoje, no Porto, deverá realizar-se amanhã pelas 16h30, disse o presidente da Fundação Eugénio de Andrade.

Em declarações à Lusa, Arnaldo Saraiva disse que o corpo do poeta será trasladado hoje para a sede da Cooperativa Cultural Árvore, no Porto.

"Era um lugar que Eugénio gostava e onde tinha vários amigos", disse Arnaldo Saraiva, justificando também a decisão com a exiguidade do espaço da fundação. O poeta será sepultado no cemitério do Prado do Repouso, no Porto.

Textos extraídos do Público.