domingo, setembro 16, 2007

Crónica 4ª Jornada - O Erro de Camacho!

Sinto este jogo como se tivesse acontecido uma derrota. De certeza que há muitos que partilham do meu sentimento, mesmo depois de uma aceitável exibição do Benfica. Exibição que garantiu três pontos fundamentais e a segunda chapa 3 consecutiva. Tudo isto porque, na minha opinião, Camacho terá cometido um erro clamoroso ao não poupar jogadores essenciais, já com o decisivo 3-0 no marcador. Foram 20 minutos inexplicáveis, por parte do banco do Benfica, a lembrar as múltiplas nandinhices. E depois deu-se aquilo que muitos receavam! Petit, porventura a peça mais importante deste Benfica 2007/08, lesionou-se com gravidade e vai estar afastado da competição um mínimo de 5 jogos. Esta lesão custa-me ainda mais porque estive, toda a 2ª parte, a "pedir" a Camacho que tirasse o #6.

Talvez seja redutor fazer uma crónica começando por algo que só aconteceu a 15 minutos do fim, e que até nem teve influência no score final. Pode ser que seja, mas o amargo de boca é tão grande que se torna inevitável. Esta lesão acontece num mês complicadíssimo e quando o internacional português mantinha uma forma estupenda. Azar? Pois! Mas não é preciso estar aqui a evidenciar as qualidades do actual técnico do Benfica, pois são mais que óbvias e já se evidenciam na forma aguerrida como a equipa actua. O espanhol é, para mim, o melhor treinador do Benfica dos últimos 15 anos... mas errou neste jogo. E esse erro vai influenciar decisões futuras, uma delas já em Milão.

Mas não seria justo abordar apenas o aspecto mais negativo do confronto com a Naval. Apesar de não ter entrado bem e de ter acabado o jogo com algum sofrimento, o Benfica exibiu bom futebol durante, sensivelmente, uma hora de jogo e fez o suficiente para garantir uma vitória robusta. O elevado índice de eficácia ajudou aos números! A nível individual é essencial destacar Cristian Rodriguez, autor de uma enorme exibição. Não tinha gostado de ver o uruguaio na Madeira mas, à 4ª jornada, é impossível não estar fascinado com a sua prestação. O “Cebola”, sempre rápido a atacar e solidário a defender, está em todos os golos: marca o 1º, intervém no 2º, e assiste para o 3º. Espectacular!

Nota muito positiva, também, para os passes longos de Rui Costa. São uma pequena maravilha que, só por si, valem o bilhete. A forma como o #10 aponta o segundo golo do jogo é algo inexplicável, que só vendo se lhe faz juízo. Nunca vi nada assim, uma sinfonia completa do Maestro. Excelentes as actuações de Léo e Petit, eles que nunca jogam mal e se mantêm no núcleo-duro da equipa. Impressionante a quantidade de cortes defensivos onde estes dois intervêm. De Quim e Katsouranis só podemos dizer coisas positivas. O internacional português é, indiscutivelmente, o melhor guarda-redes português da actualidade enquanto que o grego já parece um central de raiz. E um central de enorme qualidade.

Não gostei tanto de Di Maria, que se terá deslumbrado um pouco com o ambiente da Luz... mas ainda é um menino imberbe. Há que saber ensiná-lo a soltar a bola mais rapidamente, mas a qualidade é indiscutível. Estreia apagada de Edcarlos, a tentar passar despercebido. Também despercebido esteve Maxi Pereira. Mas ainda é cedo para se discutirem as suas qualidades inatas. Vamos ver! Luís Filipe terá feito o melhor jogo pelo Benfica, mas o que mostrou continua a ser pouco. Brilhou na assistência do 2-0 mas a defender é muito, mas muito, mau. Nuno Gomes jogou pavorosamente, como de costume, mas finalmente marcou. E, isso, para um ponta-de-lança já é muito bom. Que não sejam precisos 6 meses para voltar a marcar de novo.

Surpreendente a excelente arbitragem de Rui Silva. Não o conhecia e gostei da sua prestação. O jogo foi relativamente fácil, mas o árbitro de Vila Real não cometeu erros grosseiros e até passou despercebido. Vou estar atento a posteriores exibições deste jovem árbitro de 28 anos. No entanto, alguns erros dos auxiliares, no capítulo do fora-de-jogo, desceram a nota global da equipa.

Passando a Naval há que analisar o 1º jogo da Liga dos Campeões, na próxima Terça-Feira. Sejamos lúcidos, e não líricos. Jogar em San Siro é para gozar o momento e não para exigir qualquer coisa. Satisfeito ficarei com a dignificação da camisola do Benfica, e a demonstração que a equipa tem qualidade para estes palcos. Estaria muito mais confiante com Miccoli, Simão, Karagounis e Manuel Fernandes no 11, como é óbvio.

Um empate será um grande resultado, vencer seria tão épico como ganhar em Anfield Road. Não estou de acordo que seja bom o 1º jogo ser logo o mais difícil, é uma questão de pontos de vista. A instabilidade do Benfica pode ser agudizada se a derrota tiver números pouco simpáticos, e isso preocupa-me. É bom "despachar" já o que incomoda, mas apenas se isso nada influenciar o momento actual da equipa. Vamos ver, seria bonito ver quase 10 mil benfiquistas em Milão, como no 3-4 com o Inter.

NDR: Absolutamente incrível a forma como Rui Costa brincou com os adeptos da Luz, já na 2ª parte. É também por isto que há um inexplicável fascínio por este deslumbrante jogador. Não é apenas por ser um dos melhores jogadores portugueses de todos os tempos, é muito devido ao seu grande carácter e humanismo. Rui Costa é único, e ainda bem que é nosso!

Podem ver o resumo do jogo aqui. Mais uma obra-prima da bS7.

Ficha do Jogo:

4ª Jornada da Liga BWin

Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: Rui Silva (Vila Real)

SL BENFICA: Quim; Luís Filipe, Edcarlos, Katsouranis e Léo; Maxi Pereira, Petit (Romeu Ribeiro, 76 m), Rui Costa e Cristian Rodriguez (Nuno Assis, 83 m); Di Maria (Fábio Coentrão, 78 m) e Nuno Gomes.

NAVAL 1º MAIO: Taborda (Rodrigo Café, 69 m); Mário Sérgio, Paulão, Gaúcho e China; Delfim, Davide e Godemeche (Hugo Santos, 61 m); João Ribeiro, Elivelton e Wandeir (Saulo, ao int.).

Disciplina: Amarelos a Di Maria (30 m) e China (36 m).

Golos: 1-0, Cristian Rodriguez (22 m); 2-0, Rui Costa (35 m); 3-0, Nuno Gomes (52 m).

#Fotos: AFP-Getty Images e SerBenfiquista

#adicionado a
Crónicas 07/08

#publicado em simultâneo com o
Encarnados