quinta-feira, setembro 27, 2007

Crónica Taça Liga - Simplesmente Vergonhoso!

Nada do que se passou hoje dignifica o Benfica, o Futebol Português e a própria Taça da Liga. A exibição da equipa foi miserável, a performance individual dos jogadores foi anedótica, o futebol jogado em 90 minutos foi absurdo, a arbitragem foi escandalosa e o resultado do jogo é claramente injusto. Tal como diz Camacho, só o público – e houve pouco – foi digno, nesta eliminatória da nova prova futebolística nacional. Nem vale a pena elaborar grandes textos a destacar isto ou aquilo. Não se passou nada de muito relevante que valha a pena falar, a não ser a catastrófica prestação de Hans-Jörg Butt – volta Quim, por favor –, e o grande golo de Maurício. Ponto final, parágrafo.

Depois da marcação do escandaloso penalty nem consegui ver mais a transmissão do jogo. Abomino vencer jogos assim, felizmente é algo que já não acontecia há muitos anos, mas mesmo assim deixa marcas em quem está no Futebol apenas para o degustar honestamente. Duarte Gomes, que já tinha prejudicado o Benfica em casa com o Sporting em duas ocasiões, aceitou a indicação do seu colega auxiliar e cometeu um erro do mais grosseiro possível. Mesmo tendo em conta a expulsão perdoada a Fernando, compreendo a revolta do Estrela, porque não se admite marcar um penalty daqueles! Uma palavra também para Daúto Faquirá, um senhor do futebol a quem desejo muita sorte no futuro.

Depois de tudo isto, facilmente chegamos à conclusão que a 2ª linha do Benfica mete medo ao susto. Ou por falta de qualidade, ou de ritmo, ou de outra coisa qualquer que agora me escapa. Mas até podemos falar em Justiça Divina, como apregoava o outro. Ainda dizem que, por vezes, Deus não castiga os bandidos e não beneficia os gamados! O que esperavam da presença do FC Porto em Fátima? Milagres? Um perdão divino, por tantos anos de vergonha? Ah, pois é. Deus castiga! O meu pai, que foi aluno do actual Presidente do Fátima e é natural da região, está eufórico. Linda página da história do CDF, obrigado por essa alegria!

NDR: Incomoda, sempre, ganhar uma eliminatória a penaltys quando o jogador que falha o remate decisivo ainda pertence, em parte, aos quadros da equipa que segue em frente. Se fosse comigo incomodar-me ia, evidentemente, mas isso é lá com os sportinguistas. O que é que é isso, ó João Alves?

Ficha do Jogo:

3ª Eliminatória da Carlsberg Cup

Estádio José Gomes, na Amadora

Árbitro: Duarte Gomes (AF Lisboa)

CF ESTRELA AMADORA: Pedro Alves; Rui Duarte (Wagnão, 88 m), Maurício, Hugo Carreira e Cardoso; Luís Aguiar (Mateus, 65 m), Fernando e Tiago Gomes; Yoni, Moses e Nuno Viveiros (Pedro Pereira, 78 m).

SL BENFICA: Hans-Jörg Butt; Nélson, Luisão, Marc Zoro e Miguelito; Maxi Pereira (Freddy Adu, ao int.), Gilles Binya e Nuno Assis (Andrés Diaz, 74 m); Di Maria (Fábio Coentrão, 62 m), Yu Dabao e Cristián Rodríguez.

Disciplina: Amarelos a Binya (45+1 m), Zoro (68 m), Fernando (71 m), Wagnão (88 m) e Maurício (90+3 m).

Golos: 1-0, Maurício (35 m); 1-1, Freddy Adu (90+3 m, de g. p.).

Grandes Penalidades: Maurício rematou à barra; Freddy Adu marcou (1-2); Mateus marcou (2-2); Cristian Rodriguez marcou (2-3); Tiago Gomes marcou (3-3); Butt rematou ao lado; Cardoso marcou (4-3); Luisão marcou (4-4); Fernando marcou (5-4); Fábio Coentrão marcou (5-5); Yoni remata por cima; Andrés Diaz marcou (5-6).

#Foto: Record e SerBenfiquista

#adicionado a Crónicas 07/08

#publicado em simultâneo com o Encarnados