domingo, setembro 23, 2007

Crónica 5ª Jornada - A Maldição do Rosinha!

Sem Simão e sem Miccoli, e até Karagounis, o Benfica é uma equipa francamente mediana. Só não vê quem não quer! Ir empatar a Braga é um bom resultado, tendo em conta as óbvias limitações da formação encarnada. Rui Costa não pode manter o elevado nível em todos os jogos, sendo que, sem ele, o Benfica ainda nem teria ganho. Mas não preciso relembrar o resultado da época passada, pois não? Mesmo contando com os três craques que citei acima houve uma derrota humilhante... mais uma chapa 3! Talvez o Benfica até pudesse ter ganho o jogo, com mais audácia de Camacho nas substituições, mas o que é certo é que a haver um vencedor justo ele só poderia ser a equipa da casa. Quim foi fundamental para evitar a 3ª derrota consecutiva em Braga.

Na realidade, a maioria dos adeptos do Benfica não vive num Mundo Real, vive no Mundo das Promessas. E as promessas, dentro e fora de campo, não ganham jogos. Sem querer entrar no campo das constantes declarações ridículas de Luís Filipe Vieira, no que diz respeito ao Futebol Profissional, o que é preciso interiorizar é que esta é uma equipa em construção. Uma equipa que, tendo em conta as constantes lesões e a excessiva juventude/inexperiência da maioria dos atletas, vai carburar em pleno apenas numa fase mais final da temporada. Isto se, até ao final, o conseguir fazer. Não acho lúcido atribuírem-se grandes responsabilidades a Camacho – e ele até tem cometido alguns erros de casting –, visto que todos estes graves condicionantes, de início de época, têm apenas um responsável: o Presidente do Benfica.

A nível individual, Quim e Katsouranis foram enormes. Eles que têm sido do que melhor este Benfica 2007/08 tem apresentado. Bom jogo de Binya, uma excelente surpresa! Talvez haja ali um futuro reforço de qualidade, vamos ver. Confrangedoras as exibições de Nuno Gomes e, depois, de Cardozo. Na minha opinião estes dois jogadores nunca poderão jogar sozinhos na frente. Di Maria e Cristián Rodriguez não enganam quem percebe minimamente de futebol. São dois extraordinários jogadores, cheios de velocidade e técnica individual. São reforços claramente aprovados! A Maxi Pereira falta-lhe um pouco de... “sal”. É difícil explicar! Léo e Rui Costa continuam o mais indiscutível possível, é mais que evidente. Ainda estou para perceber o que faz Luís Filipe com a camisola do Benfica. O actual Nuno Assis também não acrescenta nada de positivo.

Escumalha como o dourado Paulo Costa devia ser irradiada. Como é possível amarelar Binya, num lance viril mas com bola, e fazer ouvidos moucos à escandalosa patada de Linz em Léo? Surreal a forma como este indivíduo continua a roubar impunemente! A bem da verdade, têm havido erros grosseiros na maioria dos jogos já disputados pelo Benfica. Tal situação não explica a má entrada da equipa na Liga mas favorece-a claramente. Há por aí alguém que não conhece esta táctica? E querem apostar que, de rosinha, o Benfica não vai ganhar qualquer jogo este ano?

NDR: Que país é este que permite vergonhas como esta? Até quando os criminosos continuarão a gozar com o Estado, com a Justiça e com todos aqueles que exigem punição para quem conspurcou o Desporto Português durante décadas? Como é possível que, por todo o lado, já se fale em mais um título para o FC Porto e, por outro lado, se lhes soneguem responsabilidades desportivas e criminais nos vários casos de corrupção activa em que estão envolvidos? Cada vez percebo menos este país. Não deveria estar tudo revoltado e preocupado em resolver o escândalo? As entidades responsáveis não deveriam ter suspendido as competições nacionais, tal como em Itália, até que os criminosos fossem punidos disciplinarmente? Continua a valer tudo, é uma vergonha. Aqueles que nem sequer deveriam estar a disputar a Liga Bwin já são os líderes isolados. Em Portugal continua a valer tudo para ganhar, se não fosse tão nojento seria hilariante!

Podem ver o resumo do jogo aqui. O vídeo é da bS7.

Ficha do Jogo:

5ª Jornada da Liga BWin

Estádio Axa, em Braga

Árbitro: Paulo Costa (AF Porto)

SC BRAGA: Dani Mallo; João Pereira, Paulo Jorge, Frechaut e César Peixoto; Castanheira (Wender, 69 m), Andrés Madrid e Vandinho; Zé Manel (Lenny, 69 m), Roland Linz e Jorginho.

SL BENFICA: Quim; Luís Filipe, Edcarlos, Katsouranis e Léo; Maxi Pereira, Rui Costa (Romeu Ribeiro, 86 m) e Gilles Binya; Di Maria (Óscar Cardozo, 65 m), Nuno Gomes (Nuno Assis, 65 m) e Cristián Rodríguez.

Disciplina: Amarelos a Gilles Binya (41 m), Castanheira (60 m), Rodríguez (64 m) e Wender (86 m).


#Fotos: Reuters e Record

#adicionado a Crónicas 07/08

#publicado em simultâneo com o Encarnados