segunda-feira, maio 14, 2007

André Lima, Pois Claro...


O jogo em si acabou por ser uma desilusão, de tão fraco e pouco emotivo que foi. O Futsal “Ataque/Contra-Ataque” foi enfadonho e, principalmente, o Benfica esteve muito longe daquilo que todos nós esperávamos. O cansaço do dia anterior, das duas equipas, e a ausência de peças-chave como o castigado Gonçalo Alves, o lesionado Rogério Vilela e de Pedro Costa – expulso a terminar a primeira parte do jogo –, condicionaram o espectáculo de forma decisiva. Também não é de descartar algum nervosismo encarnado, no momento em que tudo se decide e onde o adversário nada tem a perder…

Curiosamente, e tal como na vitória frente ao Sporting, foi Amandus que inaugurou o marcador aos 10 minutos, depois de uma entrada fortíssima do Braga e algum atabalhoamento benfiquista. Foi um golo decisivo e que deu segurança a um Benfica irreconhecível, que ainda tremeu um pouco com algumas iniciativas individuais de Berto e após a expulsão algo forçada de Pedro Costa, que condicionou a equipa a apenas 4 elementos durante 2 minutos.

Após o intervalo, e já com 5 jogadores, o Benfica foi demolidor e só por acaso o avolumar do marcador não se verificou. Foram inúmeras oportunidades a que o guarda-redes e os postes bracarenses se impuseram em grande estilo! Mas a 6 minutos do final foi mesmo o Braga que empatou, num sublime toque de calcanhar de Pedrinho. E aí o Benfica acordou, e os jogadores entenderam que precisavam dar tudo para garantir a 3ª Taça de Portugal do historial do clube. E como não podia deixar de ser, Amandus – a grande figura do Benfica nesta Final Four – recuperou uma bola e lançou André Lima que, demonstrando a sua enorme classe aos 36 anos, contribuiu de forma decisiva para mais um título.
O Braga ainda tentou o “guarda-redes avançado” mas já era muito tarde, e o caneco já tinha dono…

NDR: Aproveito para lamentar, mais uma vez, a forma como as claques adversárias se comportam em confrontos com o Benfica. Acho muito bem que os bracarenses apoiem o seu clube, mas já é tempo de alguém responsável proibir o uso contínuo do vernáculo ofensivo aos benfiquistas, na célebre versão alternativa do conhecido cântico “SLB, SLB”. É raro o Estádio, no Desporto Nacional, onde esta situação não ocorra. É uma vergonha que isto continue a ser permitido e que toda a gente permanece de braços cruzados.


Ficha de Jogo:

Final da Taça de Portugal de Futsal 2006/07

Pavilhão Municipal de Vila Nova de Gaia, em Oliveira do Douro

Árbitros: Pedro Paraty e Joaquim Bonifácio (Porto)

SL BENFICA – Bebé; Pedro Costa, Zé Maria, André Lima e Ricardinho.
Jogaram ainda: João Marçal, Sidnei, Estrela e Amandus.

SPORTING BRAGA – Berto II; Leonel, Pedrinho, Ricardinho e Berto.
Jogaram ainda: André, Coroas, Fabrício e Lino.

Disciplina: Amarelos a Berto II, Amandus, Pedrinho, Daniel, Bebé, Fabrício e Ricardinho. Duplo amarelo para Pedro Costa, com o respectivo vermelho.

Golos: 1-0, Amandus (10 m); 1-1, Pedrinho (34 m); 1-2, André Lima (37 m).

#Fotos: FutsalPortugal.net e FutsalBenfica.net

#publicado em simultâneo com o
Encarnados