quarta-feira, maio 23, 2007

A Voz aos Benfiquistas #2

Já sabemos que há imensas novelas em produção, acerca da construção do plantel do Benfica para 2007/08. Entram 573 jogadores, saem outros 682, este não fica, aquele está em negociações, há interesse em mais 349, etc... Sem querer entrar em especulação sem sentido, proponho dar novamente a voz a quem sofre por este clube, perguntando qual o plantel que desejam para o Benfica “atacar” a próxima época. É certo que ainda falta muito tempo mas e que tal começar já a pensar nisso?

Assim, o que pretendo é que indiquem os jogadores que desejariam no plantel, tendo como referência os dois jogadores por cada posição e o actual sistema táctico – sim, porque com Fernando Santos não vai haver novidades. E não se estiquem com contratações impossíveis ou improváveis, façam um plantel exequível.

Deixo as minhas 25 escolhas, de grande qualidade, e conto ainda com o facto de alguns jogadores poderem fazer vários lugares.

Guarda-Redes: Andreas Isaksson (Manchester City), Moreira, e um jovem vindo dos Juniores ou que esteja emprestado;

Laterais (Esquerda/Direita): Léo, Miguelito, Nélson e Marc Zoro (Messina);

Defesas-Centrais: Luisão, Anderson, David Luiz (Vitória Bahia) e Gladstone (Cruzeiro);
(Há a possibilidade de se apostar em Zoro como central ou no promissor júnior Nuno Ferreira, caso haja algum problema com lesões ou castigos)

Trincos: Fábio Rochemback (Middlesbrough) e Petit;
(Se Manuel Fernandes puder ficar no Benfica não há a necessidade de contratar)

Médios-Interiores (Esquerda/Direita): Karagounis, Nuno Assis, Katsouranis e Kazmierczak (Boavista/Pogon);

Números 10: Rui Costa e Simão Sabrosa;

Extremos (Soluções para outro Sistema Táctico): Paulo Jorge e Fábio Coentrão (Rio Ave);

Avançados/Pontas-de-Lança: Fabrizio Miccoli (Juventus), Nuno Gomes, Cristiano Lucarelli (Livorno) e Mantorras;
(Não sei até que ponto o Yu Dabao tem capacidade para subir já aos Seniores, é uma solução a rever)

Saídas: Moretto, Quim, Marco Ferreira, Manú, Beto, Derlei, João Coimbra (Empréstimo) e Pedro Correia (Empréstimo).

Penso que não há nenhuma alternativa válida para o clube, do extenso rol de jogadores que estiveram emprestados na temporada que agora findou. Diego Souza, que tem brilhado no Grémio de Porto Alegre, e Karyaka, um jogador de qualidade que teve poucas oportunidades, seriam as apostas mais prováveis para o regresso mas os seus empréstimos só findam em Dezembro de 2007. Marcel, José Rui, Tiago Gomes, Nicolás Canales, Bijou aka Davidson, Rodolfo Lima, Artur Futre, Inzaghi, Azar Karadas, Hélio Roque, Fernando Alexandre, José Fonte, Amoreirinha e Carlitos, são transferíveis.

Trazer, de novo, José Antonio Camacho é que seria muito importante, mas já deu para ver que Nandinho veio para ficar. "Haja Coração!"

#Foto: AFP-Getty Images