sexta-feira, setembro 07, 2007

A "Futebolização" do Futsal!

Já muito se falou, e escreveu, sobre a tal “nova era do Futsal Português”. Talvez seja uma atitude egoísta, da minha parte, mas gosto do Futsal no seu cantinho. Gosto muito deste desporto, sem que seja necessário seguir pelos caminhos mediáticos do Futebol. O mediatismo pode destruir o Futsal, ou, pelo menos, a sua beleza verdadeira. Sabemos que há muitas coisas no Desporto-Rei que são más, muito más. Principalmente fora de campo! Será positiva esta tentativa de aproximação? O Futsal Português ainda está em estado puro, embrionário se quiserem, e é por isso que é fantástico. Ganhar ou perder... ainda é Futsal!

As transmissões da SIC vão, na minha opinião, prejudicar a competição futsalista nacional. Digo isto porque o mediatismo, sem haver uma estrutura sólida generalizada, tem um carácter destrutivo. Receio que isto seja o primeiro passo para algo que não iremos gostar: a destruição da sua beleza naif, do seu amadorismo. E eu gosto desse amadorismo, do sentimento de “quinta”, da “carolice”. É por isso que me afasto cada vez mais do Futebol, onde o mediatismo, e a circulação de grandes capitais, fomentaram a corrupção, a falta de carácter, os jogos combinados, etc.... No Futsal não há nada disso, e é óptimo que assim seja. Hoje ganham uns, amanhã ganham outros.

E a exclusividade é algo abominável. Na SportTV percebia-se de Futsal. Alguns comentadores podiam não ser isentos, mas percebiam o fenómeno e sabiam-no explicar aos menos entendidos. As transmissões da SIC, do Mundialito no Algarve, foram qualquer coisa de horroroso! A entrada da SIC, e do lixo que a SIC atrairá, pode comprometer a evolução deste desporto. Se maiores patrocínios, com mais dinheiro em circulação, significar mais escumalha, é preferível que fique tudo como está. O Futsal é para os amantes do Futsal!

NDR: Outra situação que me preocupa bastante é o facto do main sponsor do Sporting, que lhe dá a publicidade nas camisolas, ser o mesmo do Campeonato. Desconheço se a Sagres também patrocina outros candidatos ao título, mas faço votos que sim. Ainda agora isto começou e já há “negócios estranhos”?

#Fotos: SerBenfiquista

#adicionado a O Céu é Encarnado

#publicado em simultâneo com o
Encarnados