Indo concretamente ao jogo frente ao Paços, é preciso dizer que o Benfica fez uma exibição bastante agradável. Há que ter em consideração, como é óbvio, as várias debilidades do Paços de Ferreira, mas a equipa esteve sempre por cima do jogo em todos os dados estatísticos e deu a sensação que só um cataclismo impediria a vitória. Fernando Chalana inovou um pouco e optou por um esquema com apenas um homem no meio-campo defensivo: Petit. Penso que essa é uma boa solução nos jogos em casa, principalmente se isso significar que Nuno Gomes estará colocado ao lado de Óscar Cardozo. O losango foi reeditado, e foi bem visível no posicionamento mais central de Rodríguez e nas várias subidas de Léo e de Nélson, mas pode bem ser uma ilusão tendo em conta o excessivo acanhamento dos pacenses. O que é certo é que o Benfica dominou completamente a primeira parte e adiantou-se no marcador com um fantástico míssil de Cristián Rodríguez. A igualdade ao intervalo, conseguida por Wesley, era um prémio injusto para o Paços de Ferreira, que nada fez em 45 minutos para o justificar.
Rui Costa, com dois golos e uma excelente exibição, acabou por ser a chave do jogo mas para MVP da partida escolho Cristián Rodríguez. Que o uruguaio é um dos melhores jogadores da Liga, já todos sabemos. Para além do espectacular golo, Rodríguez foi velocidade, técnica e muita raça. É das poucas coisas boas deste Benfica 2007/08, é um prazer vê-lo jogar. Pena que o clube não tenha a lucidez de o manter de encarnado vestido, mas isso já são contas de outro rosário. Léo, Nélson e Katsouranis com exibições de nível muito elevado, também. Principalmente o esplendoroso lateral brasileiro. Petit muito melhor do que tem estado nos últimos tempos, bem mais físico que o esperado. O próprio Edcarlos não esteve tão mal como de costume, mesmo que seja óbvio que não tenha a qualidade necessária para envergar esta camisola. Nuno Gomes pouco se viu e achei Cardozo muito mal fisicamente. Mesmo com um golo, a ida à África do Sul fez-lhe muito mal.
Faltou um amarelo a Petit, por entrada sobre Wesley, e faltou a SportTV mostrar a repetição de um lance com os protagonistas ao contrário, pouco tempo depois, e em que o #6 do Benfica ficou deitado no chão a queixar-se da falta. Critérios! Há um agarrão de Paulo Sousa a Edcarlos, já dentro da área, mas é daqueles lances complicados na sequência de cantos. Admito perfeitamente que seja difícil marcar, até porque se fosse ao contrário diria precisamente o mesmo. O cartão amarelo a Filipe Anunciação parece-me escusado, mas houve outras situações em que o mereceu e não viu. Excelente trabalho dos auxiliares no capítulo do fora-de-jogo. Aliás, mesmo nos tais lances polémicos nas áreas, a responsabilidade é toda do árbitro principal. Amigo José Mota, desta vez não tem comentários a fazer à arbitragem?
A maioria dos adeptos do FC Porto que se deslocaram ao Restelo tem, de certeza, algum problema mental gravíssimo. Então o seu clube ganha o jogo no último minuto com o tal penalty óbvia e normalmente duvidoso, o que possibilita o título na próxima jornada, e só se lembram de cantar loas aos benfiquistas? Não são pessoas normais, não podem ser normais com tal comportamento. A sério, não têm vergonha de ser assim? E, já não contando com o tal penalty, o amigo Lucílio continua a possibilitar a festa, ao perdoar mais uma agressão de Quaresma. Assim é muito mais fácil...
As declarações de Vieira, sobre o título do Benfica não ter sido positivo para o clube, são inqualificáveis. Um autêntico atentado ao Benfica! Uma desconsideração pelo sofrimento e angústia dos benfiquistas durante uma década a seco, e também durante a inesquecível campanha de 2004/05. Palavras de que eu nunca me vou esquecer, porque considero que Vieira faltou ao respeito a toda essa gente, a mim próprio, e ao Sport Lisboa e Benfica.
Os golos do jogo podem ser vistos, aqui. Mais um trabalho do nsalta.
Ficha do Jogo:
24ª Jornada da Liga BWin
Estádio da Luz, em Lisboa
Árbitro: Elmano Santos (AF Madeira)
SL BENFICA: Quim; Nélson, Edcarlos, Katsouranis e Léo; Petit; Maxi Pereira (Di Maria, 59 m), Rui Costa e Cristián Rodríguez; Nuno Gomes (Mantorras, 79 m) e Óscar Cardozo (Binya, 86 m).
Treinador: Fernando Chalana.
FC PAÇOS FERREIRA: Peçanha; Mangualde, Rovérsio, Kiko e Chico Silva; Filipe Anunciação, Paulo Sousa e Pedrinha; William (Renato Queirós, 81 m), Wesley (Ricardinho, 71 m) e Cristiano (Edson, 61 m).
Treinador: José Mota.
Disciplina: Amarelos a Edcarlos (15 m), William (29 m), Wesley (33 m), Rui Costa (41 m), Nuno Gomes (43 m), Filipe Anunciação (53 m) e Mangualde (63 m).
Golos: 1-0, Cristian Rodriguez (23 m); 1-1, Wesley (42 m, de g. p.); 2-1, Cardozo (68 m); 3-1, Rui Costa (74 m); 4-1, Rui Costa (84 m).
#Fotos: Reuters
#adicionado a Crónicas 07/08
#publicado em simultâneo com o Encarnados