segunda-feira, março 17, 2008

Crónica 23ª Jornada - Em Queda Livre!

Penoso e sensaborão, mas justo. Nem o Marítimo merecia perder, nem o Benfica fez mais do que o seu adversário para merecer sair vencedor. Aliás, o Benfica fez muito pouco neste jogo para, sequer, estar a vencer a partida ao intervalo. Onde andam as entradas em campo à Benfica? Comecei por ficar surpreendido pela equipa titular que Fernando Chalana escolheu mas, para dizer a verdade, esse tipo de coisas já não têm muito interesse numa discussão benfiquista. A malta já começa a desmobilizar em massa, e os supostos erros técnicos não têm tanta influência como teriam se ainda houvesse títulos em disputa. A insistência em Luís Filipe é que não consigo entender. Só se o tipo faz uns treinos fabulosos, que compensem a desgraça que se vê de cada vez que entra em competição. Cristián Rodríguez provou, também, que nunca poderá jogar a #10, pois foi uma peça a menos enquanto não foi para a ala.

Os encarnados voltaram a entrar muito mal, deixando o controlo de jogo à equipa da casa, e apanharam alguns sustos que Quim soube resolver com categoria. Assombrosa a defesa do internacional português perante o grande estoiro de Marcinho. Foi com alguma felicidade que Óscar Cardozo apareceu sozinho já dentro da pequena-área e inaugurou o marcador, depois de um grande cruzamento de Sepsi. O 19º Cardozaço do paraguaio, está a um golo da marca prometida. E se já havia expectativa a mais na equipa do Benfica, o golo fez com que, praticamente, se parasse à espera do apito final. O Marítimo, mesmo desfalcadíssimo, continuou a carregar e com as alterações de Lazaroni mostrou-se mais perigoso e marcou mesmo. Impressionante como um miúdo de 20 anos, na primeira vez que toca na bola numa Liga Profissional, consegue humilhar um atarantado Edcarlos. Que mais surpresas terá reservadas este defesa brasileiro?

As alterações de Chalana tiveram o condão de nada acrescentar de positivo, até porque o Benfica, no segundo tempo, só existiu num espectacular livre de Óscar Cardozo. Verdadeiramente ridícula a 2ª parte do Benfica, do pior que este Campeonato já viu. Escolho Léo como MVP, ele que até acabou o jogo como capitão de equipa. Arbitragem regular de Bruno Paixão, sem casos de relevo e com bom critério técnico. Mas há a evidenciar uma diferença significativa neste Campeonato, precisamente no julgamento das mãos na bola nos Barreiros. Bruno, já com um amarelo, ficou em campo e o Benfica acabou por ceder o empate. Djalma acabou expulso, no confronto com o líder, e o Marítimo acabou por sair copiosamente derrotado. E depois do escândalo que se viu no Estádio do Mar, com mais um golo irregular e um par de agressões impunes, ainda acreditam em Justiça? Por mim, como já disse tantas vezes, 2º ou 3º lugar é praticamente a mesma coisa. Ou é 1º, ou o resto interessa-me pouco.

NDR: Mais um golo de Simão, mais uma encavadela de Pepe. É o que dá os espanhóis não acompanharem a BWin real, não a que é fabricada.

Terminou a carreira de um dos academistas mais briosos dos últimos anos. Tenho pena!

Os golos do jogo podem ser vistos, aqui. Mais um trabalho do nsalta.

Ficha do Jogo:

23ª Jornada da Liga BWin

Estádio dos Barreiros, no Funchal

Árbitro: Bruno Paixão (AF Setúbal)

CS MARÍTIMO: Marcos; Ricardo Esteves (Briguel, 50 m), Gregory, Van der Linden e Evaldo; Bruno e Olberdam; Marcinho, Márcio Mossoró e Fábio Felício (Djalma, 62 m); Baba (Ytalo, 73 m).
Treinador: Sebastião Lazaroni.

SL BENFICA: Quim; Nélson, Edcarlos, Katsouranis e Léo; Petit (Nuno Gomes, 80 m) e Binya; Luís Filipe (Rui Costa, 60 m), Cristián Rodríguez e Sepsi (Maxi Pereira, 71 m); Óscar Cardozo.
Treinador: Fernando Chalana.

Disciplina: Amarelos a Binya (70 m), Katsouranis (72 m), Bruno (82 m) e Maxi Pereira (86 m).

Golos: 0-1, Cardozo (26 m); 1-1, Ytalo (75 m).


#Fotos: Reuters

#adicionado a Crónicas 07/08

#publicado em simultâneo com o
Encarnados