segunda-feira, março 03, 2008

Crónica 21ª Jornada - O Tal dos Nove Milhões...

Muita polémica, muita emoção, bom futebol e um resultado que acaba por ser justo. Foi mais um derby, e, mais uma vez desde 2005/06, o Sporting não conseguiu vencer o Benfica. Com o empate fica tudo na mesma na classificação, pelo que nada está decidido em relação à qualificação directa para a Champions League. Aliás, o Sporting até se mantém na 5ª posição da Bwin Liga, algo que só dá direito à Taça UEFA. José Antonio Camacho apresentou a equipa esperada, ressalvando a lesão de Nuno Assis no aquecimento. Situação que fez Di María saltar para o 11 inicial. A aposta acabou por não dar resultado, já que Di María foi um dos piores elementos da equipa. O Benfica entrou muito mal no jogo, muito nervoso e dando todo o espaço à equipa do Sporting. Quim ainda evitou o primeiro golo, com uma grande defesa aos pés de Vukcevic, que aproveita uma paragem cerebral do, hoje, desastrado Nélson. É incrível, também, como Edcarlos se deixa antecipar pelo #10 sportinguista. O golo previa-se mas Quim até me parece ser mal batido no 1-0, quando o montenegrino do Sporting cabeceia à vontade, aproveitando um dos muitos disparates de Edcarlos.

A vantagem do Sporting acabava por ser justa, em relação ao que se passava no relvado. O Benfica viu-se a perder muito cedo e durante alguns minutos esteve perdido em Alvalade, colocando em causa um resultado positivo. Rui Costa teve muitas dificuldades para pegar no jogo, muito por causa de Miguel Veloso, mas, quando conseguiu, o Benfica impôs-se e passou a mandar. São 20 minutos finais de grande qualidade, talvez do melhor que se viu esta época por parte dos encarnados, e onde há 4 oportunidades flagrantes para marcar. A primeira é num grande remate de Rui Costa, para boa defesa de Rui Patrício. Depois é Cristián Rodríguez que remata forte, a meros centímetros do poste. Uma grande oportunidade, esta, com o keeper leonino batido. Mas à terceira há golo! Um grande cabeceamento de Tacuara, no seguimento de um canto do Maestro. Era um empate esperado, para quem mandava a seu belo prazer. Pouco depois é novamente Cardozo que falha o 1-2, ao perder o cabeceamento quase encostado à baliza. O intervalo chega com algum prejuízo para o Benfica, já que mantinha um domínio confortável.

A segunda-parte acabou por ter menos espectáculo, mas foi um pouco o espelho do primeiro tempo. O Sporting entrou bastante melhor no jogo e criou algumas oportunidades, com a mais flagrante a ter Tiuí e Quim como protagonistas. Esteve muito bem o #12 do Benfica, a sair aos pés do brasileiro. O jogo mastigou-se um pouco, e as equipas pareceram satisfeitas com o empate. O domínio do Benfica esfumou-se após a expulsão algo forçada de Nélson. É uma entrada dura, mas penso que o cartão vermelho, tendo em conta o que se viu durante o jogo e a inexistência de um contacto evidente, está longe do ajustado. Com menos um, o Benfica optou por defender o resultado, na minha opinião algo excessivamente, e ainda apanhou alguns sustos. Talvez se ajustasse a aposta em Mantorras nos minutos finais, mas compreendo a opção de Camacho em Marco Zoro. Individualmente há a destacar a enorme primeira parte de Óscar Cardozo, que ganhou todas as bolas disputadas e é autor de um grande golo. O paraguaio parece talhado para os jogos importantes, e, com um pecúlio de 17 golos na temporada, só podemos estar satisfeitos. Quim, apesar de alguma indecisão no golo do Sporting, e Katsouranis claramente em destaque, também. Cristián Rodríguez, na primeira parte, e Léo, no segundo tempo, têm as suas performances no topo da equipa.

Quanto aos restantes casos de arbitragem, parece-me que há um penalty evidente de Léo sobre Vukcevic. Não acho que haja grande discussão, pois Léo derruba claramente o jogador do Sporting. O que me parece que não viram, pelo menos alguns, é que Pereirinha faz uma falta óbvia sobre o mesmo Léo, no início desta jogada. Outra situação que passou mais despercebida, e que é algo duvidosa, é uma suposta falta de Tonel sobre Rodríguez, já na área. Aceito que não se marque, mas na altura até fiquei a cismar. É um lance onde Rui Patrício consegue receber a bola, aproveitando uma aparente placagem ao uruguaio do Benfica. Paulo Paraty errou, também, quando Tonel agride Cardozo com uma patada no joelho, e 15 ou 20 segundos após, ao nada fazer, quando Óscar Cardozo responde com uma cotovelada. Teriam de sair dois cartões vermelhos, evidentemente. Inacreditável é o facto da SportTV nada dizer sobre o porquê de Cardozo ter reagido como reagiu, é surreal branquear a entrada a matar de Tonel. Já vi que o canto do golo do Benfica deu alguma polémica mas, para mim, é mais que óbvio que Miguel Veloso é o último a tocar na bola. A repetição pareceu absolutamente clara, até para os próprios jogadores do Sporting.

Hilariante é a simulação de Tiuí, sobre Katsouranis, que dá origem a um livre perigoso logo no início de jogo. É incrível a quantidade de simulações de Tiuí, neste jogo. Há, ainda, uma mão na bola de Veloso dentro da área, na primeira parte, que deixa algumas dúvidas. Aceito que nada seja assinalado, já que a bola bate na mão vinda das costas do internacional português, mas o contacto impede que o esférico vá para os pés de um jogador encarnado que estaria em boa posição. Lance difícil. Excelente trabalho dos auxiliares, com os poucos fora-de-jogo a serem bem assinalados, inclusivamente no que Tonel remata à barra. Já estamos habituados a que alguns lances sejam branqueados pela Imprensa, e pelas análises sportinguistas, mas também não me esqueci do golpe de karaté que Grimi tem para com Rodríguez, em tudo semelhante ao que Katsouranis fez a Moutinho, e que deu origem a um amarelo que impede o grego de jogar no próximo jogo. Factualmente, empatar em Alvalade, depois de estar a perder e jogando a maior parte do tempo com nulidades como Maxi Pereira e Edcarlos no 11, acaba por ser um resultado menos mau.

NDR: Ainda estou para perceber porque é que os convidados benfiquistas da SportTV são sempre da “espécie mansinha”, facilmente ultrapassáveis por adversários a roçar o fanatismo. De ir às lágrimas a prestação de Litos, algo absolutamente incrível. Paulo Madeira, um desastre como jogador e igualmente como comentador.

A não-renovação de Léo, confirmada pelo próprio, enoja-me como benfiquista. Vukcevic é, de facto, um jogador extraordinário.

Os golos do jogo podem ser vistos, aqui. Mais um trabalho do nsalta.

Ficha do Jogo:

21ª Jornada da Liga BWin

Estádio José Alvalade, em Lisboa

Árbitro: Paulo Paraty (AF Porto)

SPORTING CP: Rui Patrício; Abel (Purovic, 77 m), Tonel, Polga e Grimi; Pereirinha, Miguel Veloso, João Moutinho e Izmailov (Celsinho, 69 m); Tiuí e Vukcevic.
Treinador: Paulo Bento.

SL BENFICA: Quim; Nélson, Edcarlos, Katsouranis e Léo; Maxi Pereira e Binya; Di María (Sepsi, 74 m), Rui Costa (Luís Filipe, 90+3 m) e Cristián Rodríguez (Marc Zoro, 87 m); Óscar Cardozo.
Treinador: José Antonio Camacho.

Disciplina: Amarelos a Katsouranis (54 m), Abel (60 m), Gladstone (60 m), Grimi (63 m), Binya (68m) e Purovic (90+1 m). Vermelho directo a Nélson (76 m).

Golos: 1-0, Vukcevic (10 m); 1-1, Cardozo (38 m).

#Fotos: AFP-Getty Images

#adicionado a Crónicas 07/08

#publicado em simultâneo com o Encarnados