domingo, abril 29, 2007

Crónica 27ª Jornada - "Tudo na Mesma, como a Lesma!"

Um grande golo de Fabrizio Miccoli estancou a impressionante entrada em campo do Sporting. Sem o importantíssimo contributo de Simão Sabrosa, o jogo praticamente que terminou à hora de jogo, voltando a subsistir as tais carências físicas e psicológicas que tão bem caracterizam as equipas de Fernando Santos. O Sporting pareceu conformado com o resultado, tal como o demonstrou o treinador do Benfica ao fazer alterações tardias e insuficientes. É nisto que se tornou o Benfica 2006/07, uma equipa conformada, descrente, estourada, com reduzido "poder de fogo" e que carburou apenas com os arranques de Petit, Léo, Rui Costa e Miccoli.

O resultado final deixa tudo na mesma e confirma o 3º lugar já esperado há umas 3 semanas. Não vale a pena ter esperanças irreais, é o 3º posto que encaixa perfeitamente nesta equipa completamente descaracterizada e desmotivada. Já pararam para pensar na quantidade de jogos em que o Benfica não ganha ao intervalo, depois de entrar muito mal no jogo, onde não há substituições decentes por parte do treinador, e que acabam com um atabalhoamento generalizado nos minutos finais para ficar tudo na mesma… como a lesma? Basta lembrarmo-nos dos últimos 5 jogos – menos o da Madeira – que tudo hipotecaram e que continuam a comprovar o grave equívoco de Luís Filipe Vieira. “Ah e tal, é azar!” A Sorte dá muito trabalho e protege os audazes!

Da justiça do resultado penso que ninguém tem dúvidas, até porque houve apenas um par de defesas difíceis por parte dos dois guarda-redes. Mas o que me enerva bastante são as recorrentes más entradas em campo do Benfica. Individualmente há a destacar as grandes exibições de Léo, Petit e Fabrizio Miccoli. O pequeno lateral-esquerdo terá sido o melhor jogador em campo, demonstrando uma classe que, de longe, o eleva ao melhor jogador da Liga Portuguesa na sua posição específica. Defendeu de forma brilhante e foi dos mais esclarecidos a atacar. Petit, mesmo lesionado, fez um grande jogo e continua a confirmar-se como um dos jogadores mais importantes da última década de Benfica. O italiano foi, também, dos melhores. Marcou um belo golo, e apresentou-se como o único que fez mexer o ataque encarnado.

Pela negativa voltam a estar os verdadeiros “cancros” desta equipa. Nélson continua num posicionamento defensivo irreal, disparatando em 90% dos lances e sendo na maioria das vezes um grande handicap à forma como o Benfica defende. Continua patético no ataque, e tal situação é muito grave porque quase tudo passa pela banda direita. Estive atento às movimentações de Nuno Gomes: quatro passes para trás e três bolas ganhas de cabeça directamente para ninguém. Em 70 minutos não houve mais nada, nada de nada. É mais que ridículo, é uma vergonha… e ainda por cima o capitão. E ainda mais vergonhosa é a atitude de Fernando Santos, que nada faz e continua a assobiar para o ar. É impossível uma equipa deste nível ter dois jogadores a exibirem-se desta forma ao longo de mais de meia época. Anderson até esteve bastante bem, o que não costuma, sendo que Karagounis ficou muito longe das grandes performances desta época. Katsouranis devia descansar até ao final da época, e Rui Costa é excelente mas nunca para 90 minutos.

Tenho uma grande admiração por Pedro Henriques, que acho o melhor árbitro português com grande vantagem, mas é incrível como é perdoada a expulsão a Caneira por duas vezes – ao agarrar Miccoli de forma evidente, sendo o último defesa; depois, já com um amarelo resultado desse mesmo agarrão, ao ceifar Karagounis num perigosíssimo contra-ataque. O árbitro de Lisboa falhou noutros lances a nível técnico e até disciplinar, de um lado e do outro, mas o jogo poderia ter tido outro rumo se o vermelho tem saído do bolso aos 8 minutos. O derby até foi bem jogado e sem quezílias, não havia necessidade de comprometer de forma tão grosseira.

Continua este arrastar de final de época, que já nos pode levar a balanços. Nos jogos deste ano com equipas de nomeada, o Benfica apenas venceu em Alvalade. Há a registar duas derrotas com o Manchester United, um empate e uma derrota com Braga, Boavista, FC Porto e Espanyol. Já nem falo da humilhação em Glasgow e na Póvoa de Varzim. Ainda há quem goste “do melhor Benfica dos últimos 14 anos”? Por incrível que pareça, até há! Não vi um único lenço branco na Luz, como protesto por este conformismo incompetente. Que a luta contra os Apitos Dourados é muito difícil, todos nós sabemos – e vimo-lo ontem no Bessa – mas será que com este plantel não poderiam aparecer melhores resultados?

NDR: Resta-me repudiar os confrontos de uma das claques do Benfica com a Polícia, e esperar que todos os prevaricadores sejam julgados e punidos pelas suas atitudes. A violência não é a resposta para nada, mesmo que nos sintamos injustiçados com alguma coisa… e parece que houve carga policial sobre adeptos benfiquistas – só com os “petardeiros” é que no passa nada.
Para quem não viu, destaco este grande golo de Manuel Fernandes. Um atleta que assentava na perfeição no actual Benfica. A probabilidade deste grande jogador regressar é mínima mas confesso que me agradaria sobremaneira.

Podem ver o resumo do jogo aqui. O excelente vídeo é da bS7.

Ficha de Jogo:

27ª Jornada da Liga BWin

Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: Pedro Henriques (Lisboa)

SL BENFICA – Quim; Nélson, Anderson, David Luiz e Léo; Petit (Mantorras, 80 m); Katsouranis, Rui Costa e Karagounis; Nuno Gomes (Manú, 68 m) e Fabrizio Miccoli.

SPORTING CP – Ricardo; Abel (Pereirinha, 65 m), Caneira, Polga e Tello; Miguel Veloso; João Moutinho, Romagnoli (Tonel, 87 m) e Nani; Yannick (Alecsandro, 65 m) e Liedson.

Disciplina: Amarelos a Caneira (8 m), Miccoli (38 m), Anderson (74 m) e Pereirinha (87 m).

Golos: 0-1, Liedson (2 m); 1-1, Miccoli (23 m).

#Fotos: SerBenfiquista

#adicionado a
Crónicas 06/07

#publicado em simultâneo com o
Encarnados