quinta-feira, abril 05, 2007

O Regresso do Dream Team!


Como ex-jogador amador, e efusivo amante da modalidade que é o futsal, segui com grande intensidade o jogo disputado entre Benfica e Carlos Barbosa – Campeão Brasileiro em título e Mundial em 2004 –, para a 2ª jornada da Taça Intercontinental. Para aqueles que estão menos familiarizados com o futsal, posso dizer que foi o melhor jogo alguma vez disputado pelo clube, com um resultado inacreditável e, porventura, irrepetível. O espectacular Campeão da melhor Liga do Mundo foi vergado por uma humilhante derrota por 6-1, naquela que foi a 1ª vitória de uma formação portuguesa sobre uma brasileira, na história da modalidade.

Foi um jogo de algum sofrimento, e de alguma fortuna é certo, mas onde a vitória acaba por ser justa e imaculada. Ricardinho, o #10 do Benfica, provou ser um dos melhores jogadores do Mundo da actualidade – apontando um hattrick, e até foi infeliz num auto-golo – enquanto que Adil Amarante deu uma lição de táctica a Jari da Rocha, o seu antigo professor na modalidade. Monumentais exibições, também, de Gonçalo Alves e do guarda-redes Bebé. E tudo isto sem o importante concurso do capitão André Lima e de Rogério Vilela, ambos lesionados.

O Benfica apurou-se para as Meias-Finais da prova, mas antes disso ainda vai defrontar o actual Campeão da Europa e do Mundo, o Boomerang Interviú da fortíssima Liga Espanhola, na 3ª e última jornada. Há a dizer, ainda, que na 1ª jornada os japoneses do Nagoya, uma equipa bastante inferior, foram despachados por 5-0. Depois de ser a primeira equipa a fazer uma dobradinha em Portugal, a primeira equipa portuguesa a derrotar uma equipa espanhola – precisamente o Boomerang Interviú em 2003/04 –, e a disputar uma final de uma UEFA Futsal Cup, o Benfica volta a fazer história. É um grande dia para a Secção de Futsal, mais informações aqui.

NDR: Destaque também para a notória irritação de Paulo Fernandes - treinador do Sporting presente no pavilhão - com o 3º golo do Benfica. Não foi transmitida a sua reacção aos restantes 3… talvez já tivesse saído! Que o referido técnico é das figuras mais anti-desportivas da história do Desporto Nacional, já todos sabíamos, mas foi simplesmente patético vê-lo a esbracejar em directo. Haja decência!

Ficha de Jogo:

2ª jornada da Taça Intercontinental

Portimão Arena, em Portimão

Árbitros: Edi Sunjic (Croácia) e Ercole Vescio (Itália)

SL BENFICA: Bebé; Costinha, Zé Maria, Gonçalo Alves e Ricardinho.
Jogaram ainda: João Marçal, Amandus, Renan, Sidnei e Estrela.

CARLOS BARBOSA: Danilo; Pica-Pau, Juninho, André e Rodrigo.
Jogaram ainda: Luciano, Léo Bonfim, Tostão, Foques, Dionizio e Lucas.

Disciplina: Amarelos a Ricardinho, Juninho, Léo Bonfim e Danilo.

Golos:1-0, Ricardinho (2 m); 1-1, Ricardinho (4 m, na p.b.); 2-1, Gonçalo Alves (8 m); 3-1, Sidnei (18 m); 4-1, Ricardinho (30 m); 5-1, Ricardinho (35 m); 6-1, Renan (38 m).

#Fotos: InterContinental-Cup.com

#publicado em simultâneo com o Encarnados