quinta-feira, abril 12, 2007

Crónica Taça UEFA - "Lost in Translation!"

Que mais se pode dizer que já não tenha sido dito? O actual Benfica é a negação do Futebol! Houve alguma jogada decente de futebol corrido, por parte da equipa da casa, em mais de 90 minutos? As exibições pioraram de forma pavorosa à medida que as decisões se aproximaram, sendo apresentado em campo qualquer coisa parecida com repelões, lances individuais inconsequentes e bolas bombeadas para ninguém. São dezenas de passes falhados, uma defesa ao nível de II Liga, avançados fora de forma, fio de jogo inexistente, tudo estático e sem força, simulações à espera de milagres, e o que mais me enerva: ficar à espera que o árbitro apite, de braço no ar, sem dar seguimento ao lance... é doloroso para um adepto que sente o clube, é ridículo, é indecoroso! Nós não merecemos isto, o Benfica não é isto!

Apenas dois ou três pequenos milagres de Quim, Léo e de David Luiz – porque a actual defesa do Benfica só tem 2 elementos que se podem chamar jogadores de futebol, os outros andam por lá a estorvar – e uma arbitragem extremamente caseira, possibilitaram o 0-0 ao intervalo. No final, e apesar de ver duas bolas no poste em lances algo fortuitos, o Espanyol é um digno e indiscutível vencedor da eliminatória. Não há que ver as coisas de outra forma, e eu abomino vitórias morais! Teria sido extremamente injusta a eliminação dos catalães, principalmente porque assistimos a uma arbitragem simplesmente inqualificável, que sonegou dois penaltys claros na área de Quim. E eu gosto das coisas honestas e merecidas! Mesmo que seja criticado por outros benfiquistas, acho que o Claus Larsen teve uma prestação anedótica – para mim muito desconfortável porque sempre preferi ser prejudicado a ser beneficiado –, e com alguns erros contra o Benfica, mas de um caseirismo inaceitável a este nível.

Analisar exibições individuais, perante a confrangedora e paupérrima prestação, acaba por ser difícil, safando-se aqueles com mais estatuto. Jogadores estoirados são quase todos, mas convém dizer que há alguns que não têm capacidade para envergar o manto sagrado. E todos sabemos quais são, obviamente! Nélson terá feito uma das piores exibições que já vi num jogador do Benfica, Michael Thomas incluído. Foi disparate atrás de disparate, provando inequivocamente que João Pereira seria uma alternativa muito mais válida neste momento. Anderson até não esteve muito mal, mas não tem classe. Será que alguma vez a teve ou andámos enganados no ano passado? De Nuno Gomes já todos sabem o que penso, mas Derlei é um atentado à grandeza e dignidade deste clube. Gostei de Léo, David Luiz e Rui Costa. O #10 é pura classe, o #5 e o #23 vão safando o que podem. O miúdo parece ser muito bom de bola! Petit, Simão e Miccoli foram apenas sombras, sem capacidade física para fazer vingar os seus talentos.

O Benfica de hoje foi absolutamente ridículo e sem qualquer ponta de mérito para estar nas Meias-Finais da Taça UEFA. Deprimente, mesmo! Analisar erros de Fernando Santos, neste jogo, não nos vai levar a lado nenhum porque, para além de serem sempre os mesmos, a época 2006/07 terá terminado de forma quase definitiva. Nandinho destruiu uma excelente equipa, e até um balneário. Os primeiros sintomas disso já começam a ser evidentes, não é com missas e rezas que se impõe autoridade. O “Não sei o que se passou, vamos conversar” já entra no plano do ridículo, e algumas injustiças começam a ser colocadas em causa. Mantorras foi o primeiro a desabafar. Moreira, Miguelito, Paulo Jorge e Manú seguir-lhe-ão as pisadas num futuro próximo. É inevitável!

Obviamente que uma demissão não vai ser apresentada, o receio que tenho é que se confirme a manutenção da equipa técnica em 2007/08. Tal situação seria mais um descomunal tiro no pé que me faria reconsiderar a permanência no poder desta Direcção. Pode parecer algo extremista mas está à vista de todos que as coisas não podem continuar como estão, manter tudo é andar ainda mais para trás. Da forma como o Benfica se apresenta em campo, depois de erros de gestão e de planeamento, será preciso um pequeno milagre para conseguir manter o 2º lugar. Algo que já será positivo tendo em conta a best… er… treinador que temos no banco. Confesso que não acredito nesse desfecho, será a concretização de tudo aquilo que já foi dito por tanta gente. Não há surpresas nestas coisas!

NDR: Simplesmente vergonhosos os cânticos insultuosos a Espanha, algo que me envergonha como benfiquista e como português. Hoje foi tudo uma vergonha, nem os adeptos se portaram como deveria ser. É algo para reflectir, dar esta imagem lá fora não dignifica nada o Benfica. E muito menos Portugal... pelo menos é o que penso!

Já repararam que os adeptos catalães, que ficaram no 3º anel, não tiveram a necessidade extrema de atirar petardos para o público situado na bancada abaixo? De la Peña e Walter Pandiani são jogadores soberbos!

Podem ver o resumo do jogo aqui. O excelente vídeo é da bS7.

Ficha de Jogo:

2ª mão dos quartos-de-final da Taça UEFA

Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: Claus Bo Larsen (Dinamarca)

SL BENFICA – Quim; Nélson (Derlei, 80 m), David Luiz, Anderson e Léo; Petit, Karagounis (Katsouranis, 80 m), Rui Costa e Simão; Fabrizio Miccoli e Nuno Gomes (Mantorras, 69 m).

RCD ESPANYOL – Gorka Iraizoz; Pablo Zabaleta, Jarque, Torrejón e Chica; Moisés e Ito (Eduardo Costa, 53 m; Luis Garcia, De la Peña (Jonatas, 77 m) e Albert Riera; Walter Pandiani (Coro, 70 m).

Disciplina: Amarelos a Rui Costa (30 m), Ito (37 m), Luis Garcia (55 m), De la Peña (62 m), Karagounis (67 m), Zabaleta (84 m) e Chica (84 m).

Benfica eliminado da Taça UEFA, com um agregado de 2-3.

#Fotos: AFP-Getty Images

#adicionado a Crónicas 06/07

#publicado em simultâneo com o Encarnados