sábado, abril 14, 2007

Videoteca Encarnada #4 - Benfica 4-1 Braga 1998/99


O vídeo diz respeito a um confronto da 11ª jornada da Liga de 1998/99, disputado no Estádio da Luz, entre Benfica e Sporting Braga. A equipa da casa vinha de dois empates com a União Leiria, caseiro e sem golos, e com o Salgueiros, a uma bola e disputado na Maia – nesta altura não gerava polémica, vá-se lá saber porquê. Dois jogos apitados por Paulo Costa e António Costa, em que o Benfica acabou com 10 jogadores. Facto, aliás, que aconteceu nos 4 jogos anteriores a este Benfica-Braga, que resultaram em três empates e uma derrota – derrota essa à 8ª jornada, com o Boavista, onde Lucílio Baptista expulsou Poborsky com vermelho directo. Curiosamente, ou não, o Benfica sofreu os golos que lhe retiraram a vitória, ou um ponto no caso do jogo no Bessa, depois de terem sido expulsos Bruno Basto, Calado, Poborsky e Andrade. Coincidências?

O Benfica era treinado por Graeme Souness, que fez alinhar Michel Preud’Homme na baliza e uma defesa sui generis, que tinha apenas 3 elementos. Assim, Scott Minto foi um lateral-esquerdo que cobria também o centro da defesa (?!). Ronaldo e Paulo Madeira apareceram a centrais, mas do lado direito não havia jogador fixo pois Karel Poborsky fazia o corredor todo. Tendo em conta o golo que fixou o 2-1, era mesmo todo! No meio-campo alinharam Calado e Hugo Leal, tendo o galês Pembridge descaído para a esquerda no apoio a Minto nas tarefas defensivas. Kandaurov apareceu como #10, por trás de Nuno Gomes e João Vieira Pinto. Confusos? Pois… William Lawson's: No Rules, Great Scotch!
Na equipa bracarense, treinada por Carlos Manuel, pontificavam os míticos Luizes, o Carlos e o Miguel, não esquecendo, também, José Nuno Azevedo, Karoglan e Artur Jorge. Figuras históricas do Braga da minha adolescência!

O árbitro foi Mário Mendes, de Coimbra, que parece ter cometido erros graves. Confesso que não me recordo da polémica semanal com esta equipa de arbitragem, tal como é dito no vídeo. Se alguém souber, que o diga nos comentários.
Como nota de destaque há a evidenciar um dos golos mais bonitos que já vi ser marcado na Luz, com Poborsky a fintar 5 bracarenses desde as imediações da área do Benfica – um deles por duas vezes –, até bater o nosso conhecido Quim. É um golo soberbo, muito procurado pelos saudosos e só ao alcance dos génios! O jogo fica marcado, também, por uma má prestação de João Pinto, que já acentuava a curva descendente da sua estadia no clube.
O Benfica terminou a Liga em 3º, depois do Campeão FC Porto e do Boavista.

#os coleccionadores podem fazer o download aqui, garanto que a qualidade da imagem é bastante melhor.

#adicionado a Videoteca Encarnada

#publicado em simultâneo com o
Encarnados