domingo, dezembro 23, 2007

Crónica 14ª Jornada - Rectificar a Tempo!


Depois de uma primeira parte a roçar o medonho, a vitória apareceu e a coroar um segundo tempo de boa qualidade. Tendo em conta a última assistência, e o descrédito benfiquista já vincado, a Luz até estava com uma moldura assinalável. Confesso que, os quase 25 mil espectadores, me surpreenderam. Acho que Camacho tem de rever o 11 inicial, urgentemente. O Benfica precisa de um extremo-direito e de um #10/avançado-móvel com carácter de urgência, pois só assim este 4-2-3-1 fará algum sentido. Está-se a fazer algum banzé, com a substituição do Rui Costa, mas a maioria esquecesse que a substituição foi mais táctica do que técnica. A inclusão de dois avançados exigiu-a, e talvez seja por isso que a dupla Cardozo/Nuno Gomes é utilizada menos vezes. Acho lamentável começar-se a colocar em causa a categoria de Rui Costa, ele que já demonstrou capacidade em 2007/08 e há bem pouco tempo, em Coimbra. Não é por um jogo menos conseguido, e eu até acho que não esteve tão mal como dizem, que passa a ser descartável. Nem o Rui Costa escapa ao “queimatório”, como seria de esperar.

Escolho Léo como o melhor da noite, dentro e fora das 4 linhas. Imperial! Posso ferir algumas susceptibilidades mas acho Maxi Pereira um jogador apenas razoável, a roçar o medíocre. É lento e macio a defender – há 2 lances gritantes na 2ª parte onde dá todo o espaço, ao avançado, para rematar – e apenas regular como opção mais avançada. Como lateral acho-o pior que Nélson. E um extremo do Benfica tem de ser mais como Rodríguez, que cada vez mais é decisivo. Por 3 milhões de euros acho o defesa-médio uruguaio muito caro! Binya, a opção mais consistente a Petit, é uma versão 2.0 de Beto. Com o mesmo deficit gritante no capítulo do passe, e neste jogo contei 8 errados, mas mais seguro e influente. É um jogador superior ao brasileiro, mas a comparação faz algum sentido. O mais preocupante nem é a péssima capacidade de passe, mas a ingenuidade que custa amarelos, vermelhos e faltas escusadas. Petit pode servir de "professor", até porque já passou por duro e soube dar a volta. Mas todos gostamos daqueles lançamentos longos, claro. São já uma imagem de marca, e se não me falha a memória, é a 3ª vez que resultam em golo.

Di María a titular não é opção consistente, na minha opinião. É queimar um jogador verde, com potencial. Gostei da sua entrada em campo, na altura em que costuma render mais, mas precisa muito de banco. David Luiz continua um pouquinho trapalhão a defender, mas tem muita classe com a bola nos pés. Se evoluir de forma progressiva será um grande central. Nuno Gomes entrou ao intervalo e demorou 22 minutos a tocar na bola. 4 dos 6 golos que marcou para o Campeonato não são decisivos, porque só servem para avolumar o resultado, quando este já está feito. Factos! Fez um bom passe de rotura e finalizou outro lance como lhe compete. Nada mais. Não tem sido tão decisivo como se exige a um ponta-de-lança do Benfica, mas se for sempre assim já não é nada mau. Preocupante, também, o completo desaparecimento de Katsouranis nos últimos jogos. O grego voltou a fazer um mau jogo, o que acaba por não ser uma surpresa. De Quim é raro o dia em que se pode fazer críticas negativas. Quando foi chamado a intervir fê-lo com a usual categoria. Luisão e Cardozo em bom nível, também. O remate de livre do paraguaio seria um golo fantástico.

Arbitragem regular, mas Maurício tinha de ser expulso, por duplo amarelo, no lance do indiscutível penalty. Se Katsouranis é amarelado por uma falta banal, não percebo como o brasileiro do Estrela ficou em campo. Não conheço bem este Hugo Miguel, mas fiquei preocupado quando me disseram que era o protegido do Augusto Duarte. Tão jovem e já associado a gente tão perigosa! Esteve bem, no entanto, ao amarelar Adu por simulação de falta dentro da área. O americano não precisa nada destas coisas, que só penalizam o seu estatuto e futuro.

Apesar do confrangedor primeiro tempo, acabou-se o ano a ganhar e a diminuir a vantagem para o líder. Isso é o mais importante! Não entro na historieta das contas, acima de tudo porque não gosto dessa “estratégia” na mentalidade desportiva. Prefiro ver as coisas jogo-a-jogo, um passo de cada vez. Agora, o essencial será agir bem no Mercado de Inverno, para atacar o resto de Liga. Se, de facto, há o dinheiro que se diz que há, espero reforços com a qualidade suficiente para colmatar as necessidades que Camacho diz que tem. Sinceramente, não confio nem um pouco na capacidade desportiva do actual Presidente, e por isso espero que o treinador tenha influência nas movimentações do Benfica. Dos nomes que se fala, Fred agradar-me-ia imenso, mas talvez seja a possibilidade mais “impossível”. Comprar por comprar é que não!

NDR: Em relação ao sorteio da UEFA, já comentado pelo REDrigues, posso dizer que me agrada. Aparentemente, o Nuremberga não é uma daquelas equipas de nomeada e com basta experiência europeia. Penso que, em teoria, um Benfica mediano passará a eliminatória com maior ou menos dificuldade. Concretamente, de Nuremberga, só conheço o célebre Julgamento dos Nazis. Reconheço as minhas limitações em relação ao Futebol Alemão.

De lamentar, como é óbvio, a morte de mais uma grande figura do Benfica. 2007 foi um ano complicado neste aspecto. O Presidente Ferreira Queimado será sempre recordado como um dos grandes benfiquistas que serviram este clube.

Podem sacar um excelente resumo do jogo, do Bakero, aqui.

Ficha do Jogo:

14ª Jornada da Liga BWin

Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: Hugo Miguel (AF Lisboa)

SL BENFICA: Quim; Nélson (Nuno Gomes, ao int.), Luisão, David Luiz e Léo; Katsouranis e Binya; Maxi Pereira, Rui Costa (Di María, ao int.) e Cristián Rodríguez (Freddy Adu, 82 m); Óscar Cardozo.

ESTRELA AMADORA: Nélson; Rui Duarte, Wagnão, Maurício e Hélder Cabral; Fernando e Tiago Gomes; Yoni (Pedro Pereira, 72 m) Mateus e Ndiaye (Anselmo, 69 m); Luís Aguiar (Fábio, 74 m).

Disciplina: Amarelos a Binya (45+2 m), Wagnão (54 m), Maxi Pereira (62 m), Katsouranis (81 m), Anselmo (82 m) e Freddy Adu (90+2 m).

Golos: 1-0, Cristian Rodriguez (51 m); 2-0, Cardozo (70 m, de g. p.); 3-0, Nuno Gomes (89 m).

#Foto: AFP-Getty Images

#adicionado a Crónicas 07/08

#publicado em simultâneo com o Encarnados