terça-feira, dezembro 04, 2007

Crónica Fase Grupos Liga Campeões - De Rosa, mas com muita Raça!


Terminou, oficialmente, a “Maldição da Camisola Rosa”! Penso que é a primeira vitória benfiquista, envergando a camisola alternativa deste ano. E quem duvidava da falta de virilidade da equipa, com esta indumentária, levou uma lição de como se utilizar a raça e a vontade, individual e colectiva, para vencer uma partida de futebol. Em condições climatéricas extremamente difíceis, e quem já jogou futebol sabe que com tanto frio se torna doloroso tocar na bola, o Benfica arrancou uma importantíssima vitória no terreno do Vice-Campeão Ucraniano. Não podemos dizer que a equipa esteve brilhante, porque não esteve, mas deu prazer ver a determinação encarnada, depois da desilusão de Sábado. É verdade que era a última possibilidade de “arrancar” alguma coisa das competições europeias, mas em boa hora apareceu uma exibição com alto índice de eficácia. Sim, a mesma eficácia que tem faltado em outros jogos decisivos!

Camacho fez algumas alterações, nomeadamente o tão esperado – pelo menos por mim – regresso de Nélson, e relegou Nuno Gomes para o banco. Rodríguez, claro, faz imensa falta a esta equipa pois Di María (ainda) mostra pouca produtividade. Parece que, desta vez, o mito do argentino só jogar bem no lado esquerdo terá terminado. Tal como Luís Filipe, o jogo defensivo de Nélson continua próximo de um desastre nuclear. Defendo a sua entrada no 11, e tendo em conta o que há no plantel, por causa do superior futebol ofensivo. Isso parece-me inegável, ainda que não o tenha mostrado nesta partida. Portanto, e concluindo, a lateral-direita do Benfica continua com um grave problema de classe. O Benfica até entrou mal na partida mas, na globalidade, deu para gostar da exibição. Os golos de Cardozo, principalmente o fantástico golpe de cabeça, foram essenciais para dar aquela tranquilidade primordial, que garante as vitórias.

A nível individual há uma clara melhoria na maioria dos jogadores, principalmente de Petit e Luisão. Estes foram, para mim, os jogadores em maior evidência, com especial destaque para o regresso às grandes exibições do central brasileiro. Petit esteve muito próximo da excelência a que nos tem habituado. Tal como Quim, embora com muita infelicidade na forma como não conseguiu defender o penalty. Gostei, também, dos malabarismos de Rui Costa. O Maestro foi fundamental, devido à grande capacidade de segurar a bola, e iniciar ataques através dos tais passes à Rui Costa. Como é óbvio, Óscar Cardozo terá de ter uma referência especial, tendo em conta que fez os golos da vitória – e tem, ainda, um remate a 40 metros que tira o fôlego a qualquer sofredor. Que este bis do paraguaio seja o início de uma grande carreira de manto sagrado vestido. Preocupante continua a completa inutilidade que é o futebol de Di María, e, mais grave ainda, o brutal abaixamento de forma de David Luiz. Ele que até começou o jogo em grande estilo.

Confesso que costumo gostar da arbitragem de Kyros Vassaras, mas neste jogo houve pouco para gostar. Não consegui confirmar, em nenhuma das várias repetições, que há mesmo falta no penalty assinalado a David Luiz. Nem sequer consegui ver um contacto muito evidente. Falta parece-me existir, por outro lado, num toque de Nélson em Brandão, já dentro da área. O grego deixou seguir! Mas não gostei da sua prestação, principalmente, porque interveio demasiado em coisas com pouco interesse e deixou passar outros lances mais gravosos. Houve muitas simulações dos da casa, e muita complacência com algumas entradas duras… uma delas a Petit, que é verdadeiramente vergonhosa!

Denotou-se algum atabalhoamento dos brasile… ucranianos do Shakhtar, o que acaba por ser estranho, tendo em conta o imenso potencial técnico da equipa. Equipa essa, recorde-se, gastou, em reforços para 2007/08, mais do triplo que o Benfica. Erradamente, a Comunicação Social Portuguesa informou que perderam a liderança da Liga da Ucrânia, o que não é matematicamente verdade, pois têm menos dois pontos que o líder mas, realço, tem menos um jogo disputado. É uma pena que a participação do Benfica na Liga dos Campeões tenha terminado desta forma, até porque há a registar o anormal resultado na Luz, frente a este mesmo Shakhtar. Talvez tenha sido por aí que o apuramento se tenha tornado impossível. Agora, na Taça UEFA, a história é completamente diferente e, porventura, a exigência é um pouquinho maior.

NDR: Obviamente que as notícias benfiquistas do dia têm sido, quase em exclusivo, acerca da “pequena traição” de José Veiga a Luís Filipe Vieira. Nada que me surpreenda, pois, de um escroque, lealdade é algo que não faz parte do dicionário. O que penso de Veiga já o escrevi várias vezes, não vale a pena repetir. Tenho pena é do facto do nome do Benfica ter sido conspurcado por gente de baixo nível... e até há alguns que por lá permanecem. Obviamente que quem o escolheu para o cargo não passa incólume disto tudo, muito pelo contrário: “Diz-me com quem andas dir-te-ei quem és!” Mas isso daria para outro post, de análise à catástrofe que tem sido a Gestão Desportiva de Luís Filipe Vieira! E não há ninguém que pergunte ao gestor wannabe, se a contratação milionária do Everson – incluindo os seus 15 mil contos mensais e 300 mil contos de passe – também está no "Manual de Boas Práticas"?

O que seria se, isto, acontecesse a um jogador de outras cores?

Desta vez arranjei um resumo de outro autor, do grande Bakero, do Memória Gloriosa. Podem sacá-lo, aqui.

Ficha do Jogo:

6ª Jornada da Fase de Grupos da Champions League

Estádio Olímpico, em Donetsk

Árbitro: Kyros Vassaras (Grécia)

SHAKHTAR DONETSK: Pyatov; Darijo Srna, Chygrynskiy, Kucher e Rat; Lewandowski (Hubschman, 57 m); Ilsinho (Willian, 67 m), Jadson e Fernandinho; Cristiano Lucarelli (Gladkiy, 74 m) e Brandão.

SL BENFICA: Quim; Nélson, Luisão, David Luiz e Léo; Katsouranis e Petit; Maxi Pereira (Luís Filipe, 83 m), Rui Costa e Di María (Nuno Assis, 67 m); Óscar Cardozo (Nuno Gomes, 90 m).

Disciplina: Amarelos a David Luiz (29 m), Kucher (68 m), Luís Filipe (90+1 m), Brandão (90+4 m).

Golos: 0-1, Cardozo (5 m); 0-2, Cardozo (21 m); 1-2, Lucarelli (30 m, de g.p.).

#Fotos: Reuters, AFP-Getty Images e Site Oficial do Shakhtar

#adicionado a Crónicas 07/08

#publicado em simultâneo com o
Encarnados