segunda-feira, dezembro 10, 2007

Crónica Taça Portugal - Tacuara vs Xistra!


A primeira nota de destaque terá de ser, forçosamente, para a ridícula assistência na Luz, que perfaz a pior de sempre desde a sua inauguração. 12 mil pessoas é, de facto, um número que deve envergonhar não só os adeptos com cativos mas, também, a Direcção do Benfica. De certeza que não é com assistências como esta que se vai solidificar o excelente trabalho financeiro de ressuscitação do Benfica. É, sim, preocupante ver como, no ultimo ano, o Estádio da Luz raramente enche… mesmo nos grandes jogos! E que tal bilhetes mais baratos, e mais estrelas na equipa? Urge fazer uma “campanha” de massificação da afluência aos jogos do Benfica, e não só no Futebol Profissional. Mesmo a Secção de Futsal, a modalidade mais vencedora do clube, tem tido alguns problemas no que diz respeito à afluência de público. Não é admissível que o maior clube desportivo nacional tenha dificuldade para encher o seu recinto!

Agora, indo concretamente ao jogo, apraz-me dizer que assisti à partida com grande tranquilidade. Não só porque a confiança na vitória era praticamente absoluta, mas também porque a exibição da equipa até contribuiu para esse estado de espírito. O Benfica entrou forte no jogo, e acabou por fazer uma primeira parte de grande nível. Acabou com 2 golos de vantagem mas, tal como diz Camacho, poderia ter feito mais. Apesar de Camacho ter feito várias alterações –, com Butt, Nuno Assis e Edcarlos de regresso, após vários jogos de fora das opções principais – a mentalidade da equipa esteve apenas focada na vitória e com bons momentos de futebol espectáculo. Ainda longe daquilo que é exigível a um clube como o Benfica mas, com certeza, mais próximo.

É curioso verificar que apesar do resultado final acabar por ser o mesmo do recente confronto, em Coimbra e para o Campeonato, desta vez foi tudo mais fácil. Luisão voltou a molhar a sopa, e a exibir-se em grande nível. Está a ser um excelente mês para o internacional brasileiro, que parece recuperar a excelente forma que o levou ao escrete. Defensivamente a habitual categoria, e agora com “tempo” para os bonitos golos. Em grande nível esteve também Léo, com uma primeira parte de fina água. Alguém que arranje um clip da jogada do 2-0 e o entregue em mãos a quem, da Direcção do clube, está a tratar do processo de renovação deste genial lateral-esquerdo. E, se possível, informe o respectivo individuo, do brutal abaixamento de qualidade da equipa após a saída por lesão do Maradoninha. Seria esclarecedor, certamente! Óscar Cardozo volta a bisar, faz o 9º golo da época, e garante mais uma vitória do Benfica. Se calhar, a adaptação só demorou 3/4 meses e o Tacuara já está a justificar o preço do passe. Veremos nos próximos tempos, mas 4 golos em 2 jogos é um registo muito interessante.

Butt já foi um grande guarda-redes, hoje é o elo mais fraco. Sofre mais um frango, não dá segurança dentro e fora da baliza e é de uma lentidão como só vi em Bossio. A outra bola que foi ao poste entrava se fosse um pouquinho mais para dentro, porque ele só se deitou quando ela já tinha passado. Ainda bem que o Benfica está brilhante financeiramente, assim, os quase 100 mil euros/mês que o alemão ganha não fazem um rombo assim tão grande na "brilhante" Gestão Desportiva. Nuno Assis, juntamente com Butt, foi o pior jogador do Benfica neste jogo. O Assis é aquele tipo de jogador que não tem nada de transcendente. É medianozinho em tudo e, como tal, não tem categoria para ser titular regular de um grande Benfica. Acho que, com ele em campo, o futebol do Benfica fica completamente inconsequente. Passes para o lado, para trás, poucos remates e todos nas costas do defesa. Assistências, nestes anos todos, contam-se pelos dedos de uma mão. Felizmente, Di Maria fez um bom jogo, caso contrário as alas do Benfica tinham sido zero.

Ter Carlos Xistra a apitar um jogo do Benfica é sinónimo de roubo despudorado. Esta partida serve de exemplo, já que fica marcada pela prestação catastrófica da “peça”. Para além dos dois penaltys a favor do Benfica, que não foram assinalados – mão na área de um defesa academista e empurrão de Pavlovic a Nuno Assis –, o árbitro de Castelo Branco impediu que Cardozo fizesse o hattrick, ao cortar uma jogada limpa com o jogador quase isolado. Disciplinarmente não vi coisas fora do normal, mesmo com um ou outro amarelo “desaparecido” para os dois lados, mas ainda há um fora-de-jogo a Nuno Gomes, com o jogador em boa posição, que foi muito mal assinalado. Um dos livres à entrada da área do Benfica, e em posição frontal, não existe. São muitos erros!

Espero que, na próxima eliminatória, o grau de dificuldade imposto ao Benfica seja idêntico ao sujeito aos outros candidatos ao título. O Benfica, juntamente com o Belenenses, foi o único clube da 1ª Liga a enfrentar outra equipa do mesmo escalão – o Belém até acabou eliminado nos penaltys. Ou então, sempre podem vir a Leiria…

NDR: Não posso dizer que não haja telhados de vidro no Benfica, porque os há efectivamente, mas acaba por ser triste ver a situação que o Sporting está a colocar a Yordanov. Não é um ex-atleta do meu clube, mas isso não quer dizer que não possa ter admiração e respeito pelo búlgaro. Yordanov foi um grande jogador de futebol, um atleta exemplar, que sempre representou o Sporting com grande profissionalismo e, porque não dizer, amor ao clube. E até passou por um gravíssimo problema de saúde, que parece estar controlado, mas não é por isso que escrevo estas linhas. É um daqueles atletas que é uma referência para os adeptos e, por isso, nunca deve estar envolvido neste tipo de coisas.

Ficha do Jogo:

4ª Eliminatória da Taça de Portugal

Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: Carlos Xistra (AF Castelo Branco)

SL BENFICA: Hans-Jörg Butt; Nélson, Luisão, Edcarlos e Léo (Luís Filipe, 48 m); Nuno Assis, Petit, Binya e Di Maria (Freddy Adu, 75 m); Nuno Gomes e Óscar Cardozo (Mantorras, 87 m).

ACADÉMICA: Pedro Roma; Pedro Costa, Litos, Kaká e Vítor Vinha; Pavlovic, Paulo Sérgio (Ivanildo, ao int.) e N´Doye (Miguel Pedro, 68 m); Lito, Joeano (Gyano, 66 m) e Hélder Barbosa.

Disciplina: Amarelos a Kaká (34 m), Litos (54 m), Edcarlos (59 m), Pavlovic (60 m), Binya (70 m) e Luís Filipe (79 m).

Golos: 1-0, Luisão (40 m), 2-0, Cardozo (44 m); 2-1, N´Doye (53 m), 3-1, Cardozo (85 m).

#Fotos: Site Oficial

#adicionado a
Crónicas 07/08

#publicado em simultâneo com o Encarnados