A nível individual há destacar, pela negativa, os horríveis Edcarlos e Maxi Pereira. Continuo a não entender como se gastaram 5 milhões de euros nestas “peças”, estando, por exemplo, Romeu Ribeiro e Miguel Vítor emprestados ao Aves. Mal por mal, não acredito que os putos fariam muito pior, e sempre eram jogadores da casa em permanente evolução. Rui Costa fez um jogo muito abaixo do que tínhamos visto ultimamente, e o Benfica saiu prejudicado por isso, principalmente no último passe. Nuno Gomes fez uma excelente partida, e o próprio Quim acabou por estar muito bem no pouco trabalho que teve. Defendeu, inclusivamente, um penalty… e já é o 2º nos últimos tempos, depois daquele na Vila das Aves, na temporada passada. Katsouranis será, provavelmente, o melhor elemento em campo, bem secundado por Cristián Rodríguez e, novamente e já é norma, pelo defesa/médio/avançado Léo. Bom jogo de Petit, também. O #6 parece querer, tal como Nuno Gomes, entrar em forma para o Euro 2008. Cardozo e Nélson muito aquém do esperado, principalmente o último que continua a não levantar a bola nos cruzamentos.
Assistimos a uma excelente exibição do Benfica mas que, infelizmente, não deu para ganhar. O nulo penaliza bastante a equipa encarnada, que merecia uma vitória clara. E não deu para ganhar por alguma azelhice na finalização - e isso tem sido um grande problema ao longo da época -, por uma grande exibição do guarda-redes contrário, e muito porque Lucílio Baptista deu um espectáculo à FC Porto dos '90. Na primeira parte há um penalty bem assinalado a Edcarlos – parece-me uma falta óbvia, e desnecessária, de um jogador absolutamente miserável –, e também há uma mão na bola de Nélson, que me parece igualmente faltosa à de Mangualde na jornada passada, mas que é precedida de um fora-de-jogo de Mateus. Portanto, ao não assinalar nada, são dois erros no mesmo lance, a beneficiar uma e outra equipa. Há quem diga que a mão na bola não é intencional mas, sendo coerente, o lance é igualzinho ao do Benfica 4-1 Paços.
A segunda parte deve dar para bater o recorde mundial de penaltys não assinalados em apenas 45 minutos: dois do já amarelado Mateus na mesma jogada, um sobre Petit e outro absolutamente escandaloso sobre Léo; um em que Moisés se encavalita em Rodríguez e derruba-o de forma espectacular, algo que passou incólume às câmaras da SportTV; e outro parecido com o de Nélson, já no final do jogo, numa alegada bola na mão a impedir o golo vitorioso do Benfica. Nesse lance, que é bastante duvidoso, seria, também, cartão vermelho para o jogador do Boavista. Portanto, fazendo as contas, são 4 penaltys por assinalar e duas expulsões perdoadas. Não me lembro de, nos últimos tempos, algo do género acontecer! Quanto muito lembro-me de ficarem 3 penaltys por assinalar, num célebre Penafiel 1-0 Benfica arbitrado por Pedro Proença, no último título encarnado. Assim, é inédito! A expulsão directa de Rissut é mais que óbvia, numa entrada que dá para partir a perna de Rui Costa. Quanto aos fora-de-jogo parece-me que houve um bom trabalho dos auxiliares. O árbitro de Setúbal teve, ainda, muitos pequenos erros ao longo do jogo, para um lado e para outro, nomeadamente ao ser complacente com algumas entradas duras de parte a parte. Faltaram bastantes amarelos neste jogo.
NDR: Aí está o primeiro bis de Simão Sabrosa com a camisola do Atlético, num peculiar 6-3. E vão 7 golos na Liga Espanhola, para já o 3º melhor marcador do clube em 2007/08. Excelente!
Ficha do Jogo:
25ª Jornada da Liga BWin
Estádio do Bessa, no Porto
Árbitro: Lucílio Baptista (AF Setúbal)
BOAVISTA FC: Peter Jehle; Rissutt, Moisés, Marcelão e Angulo; Fleurival (Gilberto, 74 m), Diakitê e Jorge Ribeiro; Laionel (Fary, 69 m), Mateus e Zé Kalanga (Hussein, ao int.);
SL BENFICA: Quim; Nélson, Katsouranis, Edcarlos e Léo; Petit; Maxi Pereira (Di María, 60 m), Rui Costa e Cristián Rodríguez; Nuno Gomes (Mantorras, 77 m) e Óscar Cardozo;
Disciplina: Amarelos a Edcarlos (23 m), Katsouranis (26 m), Mateus (38 m), Zé Kalanga (40 m), Maxi Pereira (58 m), Angulo (80 m), Petit (86 m) e Gilberto (90+3 m). Vermelho directo a Rissut (79 m).
#Fotos: Reuters
#adicionado a Crónicas 07/08
#publicado em simultâneo com o Encarnados