terça-feira, dezembro 27, 2005

Melhores de 2005

Guarda-redes: Moretto
Com apenas 4 golos sofridos em 13 jornadas, são demasiados minutos sem sofrer golos. Ajuda muito ter uma equipa super defensiva, mas quem viu o Setúbal – Benfica sabe que não se deve só ao factor “camião” à frente da baliza. Faz defesas do outro mundo! (está a ser negociado para o FCP).

Lateral - direito: Nelson
O jovem Luso-cabo verdiano foi uma contratação de ultima hora do Sport Lisboa e Benfica, após o caso “Miguel”, mas revelou-se um jogador fundamental. Já fez assistências suficientes para deixar na penunbra muitos alas ou mesmo Nºs 10. Nos últimos jogos foi adaptado a Ala-direito, algo que não resulta. Como Lateral, suberbo ofensivamente mas terá que trabalhar bastante o aspecto defensivo.

Central: Luisão e Anderson
Para quem veio do Brasil este ano, Anderson superou todas as expectativas. Muito forte no jogo aerio, terá que trabalhar os cortes pelo chão. Lembro-me que sentiu muitas dificuldades com Diego Forlan no El Madrigal. Quanto ao Luisão, pouco há a dizer. Está cada vez melhor, um gigante pelo ar e pelo chão, um gladiador das áreas de rigor e determinante no Benfica Campeão.

Lateral-esquerdo: Jorge Luiz
Rapidíssimo, alto e com bom toque de bola, o Lateral do Braga é sem duvida o melhor de 2005.

Médio-defensivo: Petit
Raça, esforço, inesgotável, viril, soberbo, prestável…poderíamos estar aqui a adjectivar sobre o enorme Petit.

Ala-direito: Figo
Depois de uma traumática saída o Real Madrid, ingressou noutro gigante do futebol mundial, o Inter de Milão. Com o profissionalismo que lhe é reconhecido, rapidamente ganhou o seu lugar no colosso italiano. Já marcou por 3 vezes, uma delas na Champions League, mas o que realmente o torna excepcional é que dá muitos golos a marcar. Um exemplo, 3 assistências frente ao Modena (creio eu). Continua um relógio e deixou saudades na capital espanhola.

Ala-esquerdo: Quaresma
A cada jogo que passa é melhor. Assinou os golos mais bonitos deste último ano e certamente será uma grande estrela, já o é! Fico pasmado como o “ciganito” ainda não deu o salto para a selecção principal e se não for ao Alemanha 2006, Scolari não se terá só que preocupar com as bocas dos portistas, pois aqui o RED também se juntará ao coro de contestação.

Médio-ofensivo: Lucho
Eu sei que não é a função dele, seria mais um médio-de-transição, mas que cada vez que ele chega à cabeça de área é letal. Um luxo cada vez mais cobiçado e sem duvida que esta será a única época no nosso campeonato. Ele é bom demais para ficar em Portugal (graças a deus....hehehehe).

Avançado: Nuno Gomes
Desde o seu regresso, esta foi a 1ª temporada em que fez pré-época. Tem sido um jogador quente e qualquer teoria do tipo “só funciona com um grandalhão” ou “ele é bom é como falso atacante” caíram por terra. A verdade é que ele é bom quando bem preparado e quando lhe chegam meios-golos e o resto é treta. 12 golos em 16 jogos, fantástico!

Treinador: Koeman
Ainda muito jovem, consegue tirar o mesmo rendimento que Trapattoni, mas com um jogo atraente. Começou mal e de ideias irreais mas soube dar a mão à palmatória. Neste momento joga por vezes com essas ideias “irreais” e ninguém nota. Fez a equipa de trás para a frente e manteve-se em todas as frentes das competições. Por vezes inventa, OK, mas muitas resulta!

Jogador-revelação: João Moutinho
O Sporting é um poço de jovens talentos. Este não engana. É mais um grande pulmão, cheio de raça e vontade de jogar/fazer jogar, que com o Paulo Bento aos comandos terá certamente muitos minutos de jogo para poder crescer. Só espero que não seja vendido antes do tempo por três berlindes e um abafador. Aguardo mais grandes jogadas do Moutinho.

Equipa: Sport Lisboa e Benfica
Campeões nacionais, finalistas vencidos da taça de Portugal, vencedores da Supertaça em 2004/05 e com um bom rendimento no arranque da época 05/06 mantendo-se em todas as provas (3º no campeonato nacional, taça de Portugal e passagem aos oitavos de Champions), é a equipa 2005 sem duvida alguma.

Melhores de 2004