domingo, outubro 01, 2006

Crónica 5ª Jornada - "Saiu a fava" a um Aves muito "tenrinho"!


Nota prévia e muito importante: a simpática equipa do Desportivo das Aves é uma das mais sérias candidatas à descida de Divisão, tem gigantescas fragilidades a nível técnico-táctico e possui pouquíssima experiência de I Liga.
Talvez por isso, penso que foi o adversário ideal para o Benfica defrontar, neste péssimo arranque da temporada. A exigência competitiva do confronto é muito reduzida e há uma óbvia possibilidade de melhoramento dos conhecidos automatismos que têm escasseado.
E reforçar a confiança também é importante!

O Benfica entrou bem na partida, controlando o jogo e criando muito perigo. Não foi uma surpresa quando o marcador foi inaugurado, pelo irrequieto Paulo Jorge. Pelo que tem feito no clube, o ex-Boavista já merecia esta estreia a marcar, em jogos oficiais!
Quim, que tão elogiado tem sido, num remate fácil “borrou completamente a pintura” e deu um enorme “perú”… como nunca tinha feito na sua carreira de profissional – pelo menos desde que está no Benfica! O empate, para além de injusto, intranquilizou bastante a equipa que até ao intervalo não mais se encontrou.

A entrada de Rui Costa ao intervalo terá sido o ponto fulcral da vitória porque, com o Maestro, a “música” é outra. A excelente exibição do 2º tempo foi coroada com 3 golos – 2 deles magníficos –, confirmando a esmagadora superioridade individual e colectiva do Benfica. Simão Sabrosa, com um tento marcado e uma assistência primorosa – criador, ainda, da jogada do 1º golo – é o homem do jogo, mostrando um pouco daquilo que vale. Karagounis, Ricardo Rocha, Luisão e Nélson também brilharam.


Hoje “dou a mão à palmatória” e reconheço as boas opções tomadas por Fernando Santos. Apesar de não retirar nada do que disse em crónicas anteriores – nem rectifico a minha opinião sobre o actual treinador do Benfica e sobre a opção que a Direcção deve tomar – há que reconhecer mérito táctico na armação da equipa e nas alterações efectuadas no decurso do jogo... especialmente na arrojada opção ofensiva resultante da entrada de Rui Costa.
Mas não esquecer o que escrevi na introdução desta crónica e relembrar que “uma andorinha não faz a Primavera”. Hoje o Nandinho está de parabéns – assim como toda a equipa – mas não se deve “embandeirar em arco”!

Uma nota também para o indivíduo de nome Paulo Pereira que parece que tenta ser árbitro de futebol. O amarelo idiota a Rui Costa contrasta com a cegueira à agressão de Anilton a Simão – com a chuteira no peito do capitão. A anulação do golo a Miccoli, tão magnifico quanto limpinho, é um atentado ao futebol.
Muitos erros nesta partida, pede-se mais competência dentro de campo ou, se calhar,… mais incompetência!

O Campeonato vai sofrer uma paragem de duas semanas para confrontos da Selecção Nacional, pelo que – apesar das muitas ausências do plantel, devido a essa mesma Jornada Internacional – o tempo deve ser aproveitado para reforçar o espírito de grupo e a consistência da equipa.
A ida a Leiria será um teste decisivo para este Benfica, falhando será o adeus ao Campeonato! A “batata” ainda está muito “quente” e Fernando Santos não dá confiança nenhuma… a ninguém!


NDR: Apesar da presença frequente do Joaquim (ir)Rita, o Futebol na SportTV é outra coisa, muito distante do resto. Alguém que nos livre da catástrofe que é a presença da TVI no Futebol Nacional. Digam não à TVI, se querem que alguma coisa melhore nas transmissões televisivas da Liga BWin!

Esta semana não há crónica completa, a falta de tempo limita-me bastante e por isso fiz este “amiré” um pouco mais longo do que o costume. Na próxima jornada pretendo dar continuidade ao trabalho que venho a desenvolver no blog, os leitores assíduos que aguardem desenvolvimentos!

Deixo o video do Xander, sempre de grande qualidade.


Ficha de jogo:

5ª Jornada da Liga BWin

Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: Paulo Pereira (Viana do Castelo)

SL BENFICA: Quim; Nélson, Luisão, Ricardo Rocha e Miguelito; Katsouranis (Rui Costa, 45 m); Paulo Jorge, Karagounis e Simão Sabrosa (Nuno Assis 74 m); Nuno Gomes e Fabrizio Miccoli (Kikin Fonseca, 83 m).

DESPORTIVO AVES: Rui Faria; Sérgio Carvalho, Sérgio Nunes, William e Anilton Junior; Vítor Manuel (Mércio, 70 m); Xano, Filipe Anunciação, Nené e Hernâni (Jocivalter, 78 m); Dill (Freddy, 53 m).

Disciplina: Amarelos a William (63 m), Mércio (81 m) e Rui Costa (89 m).

Golos: 1-0, Paulo Jorge (19 m); 1-1, Filipe Anunciação (27 m); 2-1, Nuno Gomes (50 m); 3-1, Simão (64 m de g.p.); 4-1, Karagounis (90 m).

#Foto: AFP-Getty Images

#adicionado a
Crónicas 06/07

#publicado em simultâneo com o
Encarnados