domingo, outubro 22, 2006

Crónica 7ª Jornada - Xistra, és um Ladrão!


Podia começar esta curta crónica com comentários à “criminosa” arbitragem de Carlos Xistra, ou até com o comportamento técnico-táctico de Fernando Santos no banco do Benfica… mas não o faço!
Começo, sim, por evidenciar e exaltar a 3ª vitória consecutiva na Liga por números expressivos e todos sabemos que, mesmo tendo sido a pior exibição desses 3 resultados, é sempre importante vencer nas vésperas de um confronto que já pode decidir alguma coisa quanto à conquista do título.
É verdade que a competição ainda tem muitas jornadas, mas uma vitória sobre o rival directo, na sua própria casa, pode significar – não mantendo alguns disparates do Nandinho, claro – um importante boost de confiança! Veremos o que vai acontecer, na próxima jornada há dois grandes jogos que me dizem muito: o clássico no Dragão e o derby da Região Centro!

No que diz respeito ao jogo, é caso para dizer: “porra para o losango!” Com “falinhas mansas” o tal 4-4-2 losango que ninguém quer – excepto o Nandinho, claro – é a táctica usada em 2 jogos consecutivos e que, continua à vista de todos, não funciona para aquilo que se pretende no Benfica.
Sem qualquer tipo de arrogância ou sobranceria, penso que todos nós já concluímos, e não é de agora, que Petit não funciona como único homem mais recuado e que Simão não é o jogador genial a que nos habituou – apesar da boa exibição – jogando como #10. E para mim futebol sem extremos não é Futebol, mas parece que só com uma humilhação gigantesca – 3-0 em Glasgow não chega – se mete na cabeça que a equipa deve jogar de acordo com os jogadores que há no plantel!
Este losango ridículo vai acabar por nos custar a época e só por isto dever-se-ia pedir a cabeça do treinador. Admito que só quando o Benfica jogar assim estarei totalmente satisfeito!

Estou, ainda, para perceber porque Fernando Santos só fez 2 alterações no decorrer da partida e porque voltou a não colocar em campo Kikin Fonseca, contra o… Estrela, com todo o respeito! Confesso que fiquei algo estupefacto quando li que o Karyaka tinha voltado a jogar e ainda mais estupefacto fiquei quando soube que tinha sido o autor do 3º golo. O seu reaparecimento poderá ser extremamente positivo para a equipa, folgo em saber que continua a trabalhar com motivação!
Evidenciar ainda a excelente forma de um fabuloso jogador de nome Fabrizio Miccoli, mais um golo e um grande jogo do capitão Simão, que continua a subir de rendimento, e ainda dar nota das excelentes performances dos laterais Nélson e Léo!


Se bem se lembram, no Campeonato anterior, depois do "Controlo Remoto" na Luz, que colocava o Benfica a apenas 5 pontos do líder, apareceram duas arbitragens inqualificáveis que tentaram afastar o Benfica do título a todo o custo: a célebre de Paulo Costa na Amadora, onde o Benfica conseguiu vencer de forma miraculosa; e a outra no empate na Luz, contra a Naval da autoria de… Carlos Xistra!

O “Xistradas” começou cedo a “encomenda” ao disparatar amarelos por tudo o que mexia, para assim tornar um jogo correcto numa possível “batalha campal” de expulsões, com os benefícios a serem para aqueles que todos nós sabemos quem são!
Assim de repente, o balanço são 15 amarelos e 3 vermelhos, um penalty indiscutível sobre Miccoli que não foi assinalado, novo golo anulado… desta vez a Nuno Gomes, e a tal escandalosa expulsão do italiano.
Não vi ali nenhuma agressão de Fabrizio, nem nada merecedor de 2º amarelo, apenas a tentativa de se soltar de um marcação faltosa recorrente. Já para não falar no ridículo 1º amarelo em mais um lance errado de fora-de-jogo. Fabrizio Miccoli falha o Dragão… coincidências? Cambada de bandidos! Sempre a mesma situação, já há muito exposta por alguns e ridicularizada por muitos: jogadores do adversário do FC Porto são expulsos antes de um confronto directo. Desta vez foi, mesmo, com toda a gente a ver e em plena Luz!

Também não me esqueço de Sérgio Lacroix, o fiscal de linha parceiro de “Xistradas”! É o tal fiscal que teve uma actuação ridícula em Setúbal na época passada, onde anulou um golo limpinho a Miccoli. Voltou a fazer das suas e a dar um espectáculo de “bandeira” com vários foras-de-jogo inexistentes!
Ainda há dúvidas sobre como estas coisas acontecem?


Notas muito negativas, também, para a fraca afluência de público, que até se compreende – péssimas condições climatéricas, fraco adversário e desencanto com este Benfica 2006/07 – e para um lamentável comportamento individual de certos espectadores. Estas atitudes devem deixar os seus autores a reflectir seriamente no seu benfiquismo. É verdade que o Benfica deve ter a Luz sempre a abarrotar mas se vão à "Catedral" para insultar o treinador e assobiar a equipa mas vale não meterem lá os pés.

Não quero deixar passar outra coisa. Há pelo menos 3 clássicos recentes – não tenho a certeza se são consecutivos – que o Ricardo Quaresma agride um jogador do Sporting sem ver, sequer, um cartão amarelo! Engraçado também que não haja nenhum sportinguista a revoltar-se contra isto.
Alguém que encontre, num qualquer jogo do Benfica, uma agressão a um colega de profissão do “bandido”, “sarrafeiro” e “caceteiro” Petit, por favor!
Só conta quando são do Benfica? Só há revolta, teorias de “colinho”, etc… quando as camisolas são vermelhas? A presença ao lado de Soares Franco, na bancada VIP, de uma certa pessoa poderá lançar algumas respostas. Tenham vergonha!
O que se fez e disse de João Pereira – e ainda hoje se fala nisto e enxovalha o jogador –, que teatralizou uma agressão real de Hugo Viana, num lance onde o árbitro até tem razão…

A minha opinião – e posso garantir que não é a única – pode ser algo polémica, e muitos de certeza que não concordam, mas se fosse eu a mandar no Benfica, a equipa não se apresentaria em campo na próxima jornada, sob forma de protesto contra os 25 anos desta corrupção que actua de forma impune no Futebol Português.
Uma medida que, de certeza, teria um gigantesco impacto na Imprensa – até Internacional – e que talvez fizesse com que os corruptos fossem, de uma vez por todas, julgados e enjaulados!


NDR: Como muitos de vós já sabem, não tive um fim-de-semana particularmente feliz, pelo que o passei quase todo numa cama de hospital. Quero agradecer à malta que deixou mensagens de apoio e, também, dizer que já estou praticamente recuperado da tal intoxicação alimentar.
É uma cena muito “lixada”, não aconselho a ninguém!

Como é óbvio esta crónica não poderá ser tão incisiva como as demais porque não vi a grande maioria do jogo… e já há muitos anos que não perdia um jogo do Benfica! Os imprevistos são mesmo assim!
Finalizo o post com mais um excelente vídeo do Xander que serve de resumo ao jogo.



Ficha de Jogo:

7ª Jornada da Liga BWin

Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco)

SL BENFICA – Quim; Nélson, Ricardo Rocha, Luisão e Léo; Petit, Katsouranis (Karyaka, 69 m), Simão e Nuno Assis (Beto, 88 m); Fabrizio Miccoli e Nuno Gomes.

ESTRELA AMADORA – Paulo Lopes; Tony, José Fonte, Amoreirinha e Edú Silva (Rui Duarte, 63 m); Marco Paulo, Jordão, Pedro Simões e Jaime (Rui Borges, 46 m); Dário (Tiago Gomes, 60 m) e Jones.

Disciplina: Amarelo a Pedro Simões (11 m e 53 m), Marco Paulo (31 m), Simão (35 m), Edú Silva (37 m), Luisão (42 m), Nuno Assis (48 m), Miccoli (68 m e 82 m), Fonte (77 m), Rui Duarte (82 m e 87 m), Karyaka (83 m), Jordão (85 m) e Beto (92 m). Vermelho por acumulação de amarelos a Pedro Simões (53 m), Miccoli (82 m) e Rui Duarte (87 m).

Golos: 0-1, Dário (14 m); 1-1, Miccoli (32 m); 2-1, Simão (55 m de g.p.); 3-1, Karyaka (90 m).


#Foto: SerBenfiquista

#adicionado a Crónicas 06/07

#publicado em simultâneo com o Encarnados